Início » Telecomunicações » Taxa em ligações via WhatsApp é cancelada no Líbano em meio a protestos

Taxa em ligações via WhatsApp é cancelada no Líbano em meio a protestos

Medida proposta pelo governo do Líbano previa imposto de 20 centavos por dia de uso de serviços VoIP como WhatsApp e Skype

Lucas Braga Por

Para aumentar a arrecadação, o governo do Líbano propôs uma medida que taxava a utilização de serviços com tecnologia VoIP, como as chamadas do WhatsApp, Skype ou FaceTime. No entanto, a população se revoltou, fez um grande protesto e o país desistiu da cobrança no mesmo dia do anúncio.

Foto: Al Jazeera

A medida proposta pelo ministro libanês das Telecomunicações cobraria um imposto no valor de 20 centavos de libra libanesa – cerca de R$ 0,83 – por dia de uso de serviço VoIP.

Libaneses se reuniram na sede do governo em Beirute e bloquearam estradas com barricadas de pneus queimados. Como aponta a Reuters, o protesto lembra bastante as manifestações de 2013 em São Paulo contra o aumento de R$ 0,20 na passagem de ônibus.

A polícia disparou bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes. As escolas foram fechadas por ordem do governo, e mesmo após o cancelamento da cobrança, o clima ainda é tenso no Líbano, onde a população está descontente com a política e a crise econômica.

Em alguns países, serviços de VoIP são proibidos por lei. É o caso do Catar, Emirados Árabes Unidos, Líbia e outros países do Oriente Médio.

Com informações: Folha, Al Jazeera.

Tecnocast 127 – Leis estúpidas na tecnologia

Estamos vendo uma série de projetos de lei relacionados à tecnologia em tramitação no Congresso. Se aprovadas, as novas regras poderiam afetar as plataformas de streaming, os serviços de transporte por aplicativo e até o 5G. Comentamos a nossa visão sobre alguns dos projetos dos deputados e senadores do Brasil. Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Clelson Medeiros

Se é aqui no Brasil o povo trouxa ia aceitar de boa

johndoe1981

PSDB de direita não tem nada, é só um partido de esquerda mais brando que PT, PSOL e PC do B da vida.

Jefferson Rodrigues

Por que você acha ruim receber áudio?

brunocabral

De fato um semi-presidencialismo seria inviável por causa da síndrome de João Goulart/Erdogan, mas uma monarquia teria que ter pouquíssimo poder. MUITO pouco mesmo.

Fábio

PSDB é centro-direita (mais centro que direita, na verdade).

Alex Edelweiss

Se é centro-direita, então pode ter certeza que é esquerda. Direita que defende o liberalismo clássico é classificada agora como extrema-direita neo-liberal fascista.

biscoitao

Deveria ter lei que áudio somente em casos de emergência

biscoitao

Coloca psl aí também

biscoitao

Infelizmente o sr está certo

Fabio Santos

Depende do regime parlamentarista se deixar o congresso que já caga nos projetos que tem que ser aprovados ficarem parados na câmara ou com um tosco primeiro ministro.
Alguns me chamam de bolsonimion aqui mais sou muito mais a favor do monarquismo, até porque os jovens do Brasil foram manipulados a não entender a história de verdade como foi.

Fabio Santos

Esquerda que não é comunista se chama capitalismo Keysiano (pra disfarçar), vocês inventam nomes mais a tomada é ir caminhando para controle geral começa no fabianismo ou Keysianismo até chegar ao controle total comunismo.
Veja historicamente e com ajuda de Antônio Gramsci que faz as pessoas viverem numa bolha e acreditar que a realidade atual é bela aí caga de vez.
A famosa esquerda light

Baio-kun

Onde que assino essa petição?

Baio-kun

Acabei de acordar de um coma, me explique, desde quando ser de esquerda virou sinônimo de ser comunista?

Keaton

Espera até a turma de uma certa empresa estatal de um certo pais tupiniquim ver esse tipo de coisa

Lucas Blassioli

Certeza que esses que inventaram a taxa são do PSL, PSOL, PT e PSDB. Tudo partido de corrupto e que elege bosta em todos os poderes.

</trigger>

Exibir mais comentários