Início » Aplicativos e Software » Google ensina a evitar problemas no Android com o fim do horário de verão

Google ensina a evitar problemas no Android com o fim do horário de verão

Alguns celulares Android tentarão adiantar o relógio em uma hora neste domingo (20) ou no dia 3 de novembro; saiba como evitar

Felipe Ventura Por

O horário de verão não será aplicado em 2019 no Brasil; no entanto, é possível que seu celular Android não saiba disso e tente adiantar o relógio em uma hora neste domingo (20) ou no dia 3 de novembro. Para evitar imprevistos, o Google sugere que você defina a hora manualmente.

Moto G7

Em seu blog oficial, o Google explica que o Android pode ativar automaticamente o horário de verão graças ao IANA Time Zone Database, banco de dados que traz o fuso de diversas localidades. No entanto, cabe às fabricantes mantê-lo atualizado em seus dispositivos, e elas nem sempre fazem isso.

Aí temos um possível problema: até 2017, o Brasil adotava o horário de verão no terceiro domingo de outubro. Por isso, alguns celulares vão adiantar o relógio em uma hora no próximo dia 20.

Em 2018, a regra foi modificada: a mudança de horário começou somente no primeiro domingo de novembro, para não interferir nas eleições e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Com isso, certos aparelhos podem adiantar o relógio em uma hora no dia 3 de novembro.

Como desligar horário de verão no relógio do Android

Vários dispositivos Android usam a hora e a data fornecidas pela operadora móvel, mas até elas podem acabar errando, como ocorreu com a TIM no ano passado. Assim, para evitar problemas, o Google recomenda ajustar isso manualmente.

É assim:

  • vá em Configurações > Sistema > Data e hora (ou apenas Configurações > Data e hora em algumas versões do Android);
  • desative a opção Data e hora automáticas e Fuso horário automático;
  • acerte a data e a hora de acordo com o site timeanddate.com;
  • selecione o fuso horário de acordo com seu local.

Em 2019, o horário de verão não será aplicado. A decisão foi anunciada em abril pelo presidente Jair Bolsonaro, após uma análise realizada pelo Ministério de Minas e Energia.

De acordo com Bolsonaro, estudos técnicos apontam poucos benefícios em adiantar o relógio em uma hora, "por conta de fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança de hábitos da população". O governo ainda não decidiu se manterá a regra em 2020.

Data e hora no Android

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Evelyn Torre
Eu desativei ontem depois de passar algum tempo perdida com as idas e voltas do ho
Pelo que tinha lido, isso foi aprovado mas nao sei quando vao imlementar nem se cada um vai fazer por conta propria..
Theo Queiroz
Bem, na Europa não acabou não. Moro em Portugal e aqui continua firme e forte.
Fernando Angelieri
Mais impressionante é a Google ter sentado sobre o problema desde Abril, sem aplicar um patch de correção.
Fernando Angelieri
O sistema operacional (Android) é de responsabilidade do fabricante (Google). Dento dele que informa quando e quais horários sofrerão modificações. No caso o Google teve a informação em Abril e até o momento não fez nada a respeito.
Fernando Angelieri
Uma forma melhor de contornar este problema é escolher um fornecedor que respeite seu cliente. A alteração sobre o horário de verão aconteceu em Abril e a Google simplesmente não deu a mínima sobre o assunto, que tem total responsabilidade sobre os milhares de problemas que estão causando neste exato momento.
John Smith
Com certeza, extinguir o horário de verão garante toda a ordem e progresso que nosso país necessita, justificando uma reeleição.Ta sertin
André Dias
Pra quem pega no batente logo cedo e uma merda esse horário, muito cansativo.
Renato SDS
Outra forma de contornar o problema é escolher um fuso que seja +3:00 e pronto.
Renato SDS
Outra forma de contornar o problema é escolher um fuso que seja +3:00 e pronto.
小岩井
Configurações de Data e hora automáticas e Fuso horário automático não são configurações de Horário de VerãoIsso é uma configuração de Horário de Verão: https://uploads.disquscdn.c...
Fábio
O meu também adiantou. Pra consertar basta desativar o fuso automático. Data e hora pode manter no automático.
Aluisio Rabelo
Claro... .apos ajustei a data....e a hora continuou a mesma ( a certa ) .
Aluisio Rabelo
O meu adiantou agorinha qdo deu 0 horas . Nos ajustes convencionais nao consegui. A forma que usei foi alterar a data ...como se ainda fosse sabado e ajustei a hora certa... Deu certo! Kkkk
Emmanuel Carvalho
https://tecnoblog.net/wp-co...
Fábio
Horário de Verão até faz algum sentido na Europa, pois ajuda a aproveitar melhor as horas de sol do verão após um longo, gelado e sombrio inverno.Já aqui nos trópicos, a única justificativa era economia de energia elétrica, porém isso caiu por terra com a mudança de hábitos e evolução da tecnologia.
Fábio
O fim do Horário de Verão, na minha opinião, vale uma reeleição.Eu ficava uma semana abatido com esse horário opressor, que só presta pra quem não trabalha, acorda tarde e passa o dia na praia.
Marcos Silveira
Uma coisinha tão pequena e depende das fabricantes??
Corvo
Também gosto, desde criança que tinha que acordar às 6h pra ir pra escola já preferia, hoje acordo às 6h30 mas nada que 2 dias meu organismo não se acostume.Sempre tive a sensação que no horário de verão o dia fica muito mais produtivo e o tempo passa muito mais rápido, além de poder aproveitar ainda o fim da tarde vendo o pôr do sol depois do trabalho ou curtir um happy hour.
Haggis
Eu gosto do horário de verão. Mas eu sou do interior paulista, um velho caipira que gosta de acordar cedo, com o dia ainda escuro e ver o sol nascer, o galo cantar... Bem, acho que isso também não conta.Essa criançada de hoje!
Felipe Insfran
sdds horário de verão
Cléber
"...para não interferir nas eleições e no Enem" #CaneladaO correto é para apenas "para não interferir nas eleições", já que o Enem 2018 foi aplicado nos dias 04 e 11 de novembro, ou seja, no dia em que começou o horário de verão.O MEC chegou a pedir a União que o horário de verão fosse adiado para o dia 18 de novembro, justamente para evitar transtornos aos participantes do Enem, mas o pedido foi negado, entretanto, o pedido do TSE para alteração do início do horário de verão para dia 04 foi aceito.
小岩井
Acho impressionante como até hoje no Android não tem uma opção específica pra ativar e desativar horário de verão
Mateus B. Cassiano
Não precisa desativar a "Data e hora automáticas", somente o "Fuso horário automático" já resolve...
Andre Kittler
Horário de verão é uma idiotice, OK, não tem como discordar.Odeio ser a pessoa que aponta essas coisas mas... na Europa nada mudou ainda, pois, e juro que é real... "é irrealístico mudar assim de forma arbitraria em menos de 1 ano de aviso pois sistemas informatizados podem gerar problemas" (sim!!!).Mas tá, vamos ignorar a logica e essa tal de informatica. Ninguém, gosta mesmo.Vamos ao meu problema, que é o principal no meu ver: parou horário de verão. Paramos no inverno por que?? Porque um cara prefere assim?Outra situação que a Europa está decidindo é em que horário parar, com muitos países preferindo para no verão (eu preferiria tb, não sei o que a sociedade prefere mas, brasil, quem define não é a sociedade)Ou seja: legal. Fizemos algo decente.De uma forma apressada e desnecessária, e certamente é a preferida por muitos, nunca saberemos se pela maioria.Quase fizemos certo. Chegamos mais perto que o de costume até hein!Parabéns a todos envolvidos.PS: fazer reunião internacional te coloca em 1% da população, isso realmente não importa nessa mudança. Centenas de acidentes e mortes que ocorrem todos os anos devido a essa mudança arbitrária, estatisticamente comprovados, são mais relevantes....
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Alguns Androids não atualizaram o timezone de Brasília para remover o horário de verão, estes ainda farão a mudança de timezone automaticamente, ou pelo menos mostram no Google Agenda os compromissos na hora errada no período de horário de verão.Num Moto Z2 tive que mudar o timezone pra Bahia, pra acabar com o problema
Tenho a mesma opinião. Era um saco me ajustar à mudança por conta das reuniões que tenho com países europeus. Todo horário tinha que ser alterado. Alias a Europa também acabou com essa baboseira. Alem de ter que acostumar o corpo e tal. Gostei que tiraram essa porra.
samirfor
ntp.br
betacaroteno
Houve uma atualização recente do recurso q comanda a alteração para o horário de verão.
Edcarlos Santana
Não sou nem um pouco favorável ao atual governo, mas concordo com essa extinção, ainda mais levando em consideração que cada estado adotava de forma individual. Acredito que fica melhor o sistema bancário, grade televisiva etc.