Google ensina a evitar problemas no Android com o fim do horário de verão

Alguns celulares Android tentarão adiantar o relógio em uma hora neste domingo (20) ou no dia 3 de novembro; saiba como evitar

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Moto G7

O horário de verão não será aplicado em 2019 no Brasil; no entanto, é possível que seu celular Android não saiba disso e tente adiantar o relógio em uma hora neste domingo (20) ou no dia 3 de novembro. Para evitar imprevistos, o Google sugere que você defina a hora manualmente.

Em seu blog oficial, o Google explica que o Android pode ativar automaticamente o horário de verão graças ao IANA Time Zone Database, banco de dados que traz o fuso de diversas localidades. No entanto, cabe às fabricantes mantê-lo atualizado em seus dispositivos, e elas nem sempre fazem isso.

Aí temos um possível problema: até 2017, o Brasil adotava o horário de verão no terceiro domingo de outubro. Por isso, alguns celulares vão adiantar o relógio em uma hora no próximo dia 20.

Em 2018, a regra foi modificada: a mudança de horário começou somente no primeiro domingo de novembro, para não interferir nas eleições e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Com isso, certos aparelhos podem adiantar o relógio em uma hora no dia 3 de novembro.

Como desligar horário de verão no relógio do Android

Vários dispositivos Android usam a hora e a data fornecidas pela operadora móvel, mas até elas podem acabar errando, como ocorreu com a TIM no ano passado. Assim, para evitar problemas, o Google recomenda ajustar isso manualmente.

É assim:

  • vá em Configurações > Sistema > Data e hora (ou apenas Configurações > Data e hora em algumas versões do Android);
  • desative a opção Data e hora automáticas e Fuso horário automático;
  • acerte a data e a hora de acordo com o site timeanddate.com;
  • selecione o fuso horário de acordo com seu local.

Em 2019, o horário de verão não será aplicado. A decisão foi anunciada em abril pelo presidente Jair Bolsonaro, após uma análise realizada pelo Ministério de Minas e Energia.

De acordo com Bolsonaro, estudos técnicos apontam poucos benefícios em adiantar o relógio em uma hora, “por conta de fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança de hábitos da população”. O governo ainda não decidiu se manterá a regra em 2020.

Data e hora no Android

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados