Início » Gadgets » Apple planeja lançar Mac com processador ARM e óculos AR em 2020

Apple planeja lançar Mac com processador ARM e óculos AR em 2020

Apple pode lançar óculos de realidade aumentada em 2020, semelhante ao Google Glass, que poderia exibir notificações do iPhone

Felipe Ventura Por

O ano de 2020 parece ser crucial para a Apple: a empresa estaria planejando lançar uma série de novos produtos, incluindo um par de óculos de realidade aumentada que poderia exibir notificações do iPhone, se aproximando do Google Glass. Além disso, teríamos um Mac que usa processador ARM em vez de Intel.

Apple e realidade aumentada

Mark Gurman, da Bloomberg, adianta alguns detalhes sobre os óculos de realidade aumentada da Apple. Eles devem ter displays holográficos nas lentes, sincronizando com o iPhone para exibir mensagens, e-mails, mapas e jogos no campo de visão do usuário. O dispositivo pode inclusive vir com uma App Store própria.

Os rumores sobre os óculos AR da Apple ganharam fôlego este ano. O MacRumors obteve acesso a compilações internas do iOS 13 e descobriu referências a uma interface “StarBoard” para aplicativos compatíveis com o modo estéreo de realidade aumentada (exibido em duas lentes). Há também menção a um dispositivo AR de codinome “Garta”.

Como notou o brasileiro Guilherme Rambo, do 9to5Mac, as referências ao StarBoard continuam presentes na versão final do iOS 13 distribuída aos usuários. E segundo o desenvolvedor Steve Troughton-Smith, há até um arquivo leia-me para funcionários rodarem apps em realidade aumentada no iPhone sem precisarem do headset.

O analista Ming-Chi Kuo acredita que o headset de realidade aumentada da Apple será lançado no segundo trimestre de 2020. No entanto, Mark Gurman avisa que “o produto pode ser adiado se os executivos decidirem que ele precisa de mais tempo no laboratório”.

Apple pode lançar Mac sem processador Intel

Ele também lembra que, no ano que vem, a Apple deve anunciar Macs que “podem rodar processadores personalizados, o que provavelmente traria maior eficiência e menor consumo de bateria”. Kuo afirma algo semelhante, dizendo que o lançamento deve ocorrer em 2020 ou 2021.

Isso faz parte do projeto Kalamata, revelado por Gurman em 2018, para o macOS rodar em processadores ARM feitos pela Apple. Não é algo difícil de imaginar: o Apple A13, presente na linha iPhone 11, chega perto ou ultrapassa o Intel Core 9900K Skylake e AMD Ryzen 3900X Zen2 em testes do AnandTech.

Para 2020, Gurman também espera por iPhones com suporte a redes 5G e uma câmera 3D na traseira para mapear o ambiente, algo que pode ser útil em realidade aumentada. Teríamos também um Apple Watch com recursos de rastreamento do sono; vimos um sinal disso no watchOS 6.

Com informações: Bloomberg.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Liʍa

exatamente, vc criticou o companheiro pq ele ser "escravo" mas agiu com um "escravo" da sua marca!

Zanac_Compile

Pq? Só por resolver elogiar a marca? As outras pode, só essa marca que é feio elogiar, vira escravo? :D

Zanac_Compile

Meu ponto de vista foi de conjunto da obra do que entrega e não de salto tecnológico. É confuso, talvez, mas igualo ele ao 4S e 7P, os que mais valiam a compra.

Sobre essa câmera, o modo escuro e o deep true , eu nunca tinha visto em um telefone, da mesma forma que a câmera do 7P. Nesse aspecto sim é um salto de tecnologia.

eoqlulcapa

em relação ao ponto da bateria até concordo porém no da câmera é meio complicado visto que a Google já conseguia fazer isso a nível software e a Apple precisou mudar a nível hardware pra alcançar a mesma coisa, e no geral a qualidade da câmera não é tão consideravelmente melhor q a do XS pelo menos na minha opinião.
Em relação ao processador tbm não vi salto considerável de desempenho do XS pro 11, claro, algumas melhores no single core e no multi core porém o a12 ainda permanece supremo abaixo do a13, sem falar q o a11 do iPhone X foi uma verdadeira vergonha visto o throtling fundido q ele dava quando estressado chegando deixar a o brilho da tela no mínimo pra não superaquecer, fato q foi consertado no a12.
Ainda acredito q o salto da próxima geração vai ser mais considerável q foi do XS pro 11, ainda mais em relação à possibilidade da tela em 90hz q me agrada muito.

Felipe Liʍa

basicamente vc agiu como um "escravo" na resposta! :/

Zanac_Compile

Esse é o ponto, a câmera tem uma diferença monstruosa, a duração da bateria e o desempenho do processador são bem maiores.

O xs não tem essa câmera que finalmente faz uma foto descente do céu a noite, o Deep true.... enfim, quem tem o XS realmente é cedo pra trocar.

eoqlulcapa

eu trocaria o iphone 11 PRO pelo XS, de resto ficaria igual, não vejo tanta diferença considerável do XS pro 11, o X apesar da mudança radical da aparência por fora, por dentro era meio meh

Trovalds

Hater da Apple sofre da síndrome do pombo enxadrista. Nem adianta tentar ter um debate com essa turma. A última vez que eu ousei tentar tive que bloquear 2 "pombos".

Zanac_Compile

Tá certo, tranquilo ! :D Me mordi pela parte do escravo kkkk

zephyr1an

foi só uma brincadeira :)
a Apple vende produto, mas cobra (caro) por sua marca, isto é fato
o mais importante no meu comentário é o fato da Apple conseguir impor tendências e criar mercados...se ela realmente entrar no mercado de RA, provavelmente vai vender bastante, e abrir o mercado para outras empresas

Zanac_Compile

Discordo completamente. Se a Apple fosse tão ruim, essa “lavagem cerebral” que cria escravos não se sustentaria por mais de 40 anos desde do Apple II. Se o produto é bom as pessoas seguem usando a marca. Qualidade é a explicação.

Só o logotipo da maça e o alto custo, por mais que tenha uma áurea sobre a marca, não se sustenta frente a concorrência de qualidade que existe. Esse papinho de escravo é coisa de Google com Android, esta diariamente aqui explicito nos comentários.

Keaton
Não é algo difícil de imaginar: o Apple A13, presente na linha iPhone 11, chega perto ou ultrapassa o Intel Core 9900K Skylake e AMD Ryzen 3900X Zen2 em testes do AnandTech.

https://i.imgur.com/YxhCJAR...

Zanac_Compile

Sempre preferi arquiteturas fechadas, desde o Commodore Amiga, o desempenho e integração trazem um benefício muito grande.

A Apple chegar ao processador proprietário no computador é o ápice disso tudo.

Daí da gosto discutir sobre marca, ressuscita Apple X Spectrum x MSX x CoCo x C64 e etc..... A briga não é só OSX x Windows x Linux, vai para o hardware também.... que beleza....

zephyr1an

sobre óculos de RA:

o diferencial é que a Apple é trend-setting, para o bem ou para o mal...quando ela lança uma tecnologia ela viabiliza essa tecnologia, porque ela tem um mercado cativo de escravos que compra tudo que ela lança

Kazz
Imagino o impacto dessa mudança de arquitetura em todos os apps x86 atuais. Teria uma forma de "emular" a arquitetura x86 dentro do ARM? É juridicamente aceitável? E a performance? Será que a Apple irá simplesmente ignorar esse problema e pedir que todos os devs atualizem seus apps? 2020 será um ano interessante para os entusiastas de tecnologia.
Exibir mais comentários