Início » Gadgets » Apple planeja lançar Mac com processador ARM e óculos AR em 2020

Apple planeja lançar Mac com processador ARM e óculos AR em 2020

Apple pode lançar óculos de realidade aumentada em 2020, semelhante ao Google Glass, que poderia exibir notificações do iPhone

Felipe Ventura Por

O ano de 2020 parece ser crucial para a Apple: a empresa estaria planejando lançar uma série de novos produtos, incluindo um par de óculos de realidade aumentada que poderia exibir notificações do iPhone, se aproximando do Google Glass. Além disso, teríamos um Mac que usa processador ARM em vez de Intel.

Apple e realidade aumentada

Mark Gurman, da Bloomberg, adianta alguns detalhes sobre os óculos de realidade aumentada da Apple. Eles devem ter displays holográficos nas lentes, sincronizando com o iPhone para exibir mensagens, e-mails, mapas e jogos no campo de visão do usuário. O dispositivo pode inclusive vir com uma App Store própria.

Os rumores sobre os óculos AR da Apple ganharam fôlego este ano. O MacRumors obteve acesso a compilações internas do iOS 13 e descobriu referências a uma interface "StarBoard" para aplicativos compatíveis com o modo estéreo de realidade aumentada (exibido em duas lentes). Há também menção a um dispositivo AR de codinome "Garta".

Como notou o brasileiro Guilherme Rambo, do 9to5Mac, as referências ao StarBoard continuam presentes na versão final do iOS 13 distribuída aos usuários. E segundo o desenvolvedor Steve Troughton-Smith, há até um arquivo leia-me para funcionários rodarem apps em realidade aumentada no iPhone sem precisarem do headset.

O analista Ming-Chi Kuo acredita que o headset de realidade aumentada da Apple será lançado no segundo trimestre de 2020. No entanto, Mark Gurman avisa que "o produto pode ser adiado se os executivos decidirem que ele precisa de mais tempo no laboratório".

Apple pode lançar Mac sem processador Intel

Ele também lembra que, no ano que vem, a Apple deve anunciar Macs que "podem rodar processadores personalizados, o que provavelmente traria maior eficiência e menor consumo de bateria". Kuo afirma algo semelhante, dizendo que o lançamento deve ocorrer em 2020 ou 2021.

Isso faz parte do projeto Kalamata, revelado por Gurman em 2018, para o macOS rodar em processadores ARM feitos pela Apple. Não é algo difícil de imaginar: o Apple A13, presente na linha iPhone 11, chega perto ou ultrapassa o Intel Core 9900K Skylake e AMD Ryzen 3900X Zen2 em testes do AnandTech.

Para 2020, Gurman também espera por iPhones com suporte a redes 5G e uma câmera 3D na traseira para mapear o ambiente, algo que pode ser útil em realidade aumentada. Teríamos também um Apple Watch com recursos de rastreamento do sono; vimos um sinal disso no watchOS 6.

Com informações: Bloomberg.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kazz
Imagino o impacto dessa mudança de arquitetura em todos os apps x86 atuais. Teria uma forma de "emular" a arquitetura x86 dentro do ARM? É juridicamente aceitável? E a performance? Será que a Apple irá simplesmente ignorar esse problema e pedir que todos os devs atualizem seus apps? 2020 será um ano interessante para os entusiastas de tecnologia.