Como funcionam as Rotinas da Alexa?

Rotinas permitem que uma série de ações sejam executadas a partir de um só comando; veja como funciona

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
Amazon Echo Dot
Amazon Echo Dot

Além das Skills, que expandem as funcionalidades da Alexa, outro recurso da assistente virtual são as Rotinas. Com elas, é possível configurar uma série de ações para serem executadas a partir de um único comando personalizado pelo usuário. Veja como funcionam as Rotinas da Alexa.

Como funcionam as Rotinas da Alexa

As Rotinas são ações em cascata: uma execução seguida da outra. Elas são acionadas quando o usuário executar um comando específico na assistente ou quando uma ação configurada for realizada.

Por exemplo: “Alexa, bom dia” pode ser apenas uma conversação com a assistente ou pode se tornar um comando para execução de uma Rotina, que fará com que a Alexa te informe sobre o clima, leia as notícias do dia e ligue alguns dispositivos conectados, se você configurar para isso.

Há também o caso de a Rotina ser executada depois de uma ação específica: ao desligar um alarme; ou em uma determinada hora do dia, como te avisar diariamente sobre um remédio; ou até mesmo quando um dispositivo inteligente for acionado, por exemplo, ao entrar em casa a partir de uma fechadura digital.

Infelizmente, ainda não há integração com as Skills, apenas algumas ações pré-definidas pela Amazon. Porém, boa parte dessas funções disponíveis já podem ser úteis para muitas pessoas.

Como configurar uma Rotina da Alexa

As Rotinas são configuradas pelo aplicativo da Alexa, para Android e iOS (iPhone/iPad).

  1. Abra o aplicativo da Alexa;
  2. Toque nas três linhas, no canto superior esquerdo;
  3. Toque em Rotinas;acessar rotinas alexa
  4. Toque no símbolo “+” para adicionar uma Rotina.

A partir daí começa a configuração dos comandos e suas respectivas ações. Para fins práticos, o tutorial abaixo será criado para que, ao dizer “Alexa, bom dia”, a assistente informe sobre o tempo, principais notícias e comece a executar uma playlist.

  1. Toque em “Quando isto acontecer”, selecione “voz” e depois insira a frase “bom dia”;
  2. Toque em “Adicionar ação”;
  3. Selecione “Clima” e toque em “Avançar”;
  4. Toque novamente em “Adicionar ação”;
  5. Selecione “Notícias” e toque em “Avançar”;
  6. Adicione uma ação de música;
  7. Escreva o nome de uma playlist ou artista;
  8. Selecione o provedor (Amazon Music, Spotify, Apple Music ou Deezer);
  9. Ajuste o timer para a música parar, se quiser e toque em “Avançar”;
  10. Selecione o dispositivo para reproduzir a ação;
  11. Toque em Salvar.

Há uma infinidade de combinações disponíveis para criar com as Rotinas. Algumas delas exigem equipamentos extras como tomadas ou lâmpadas conectadas, mas a maioria dos recursos estão disponíveis no dispositivo Echo.

Se for o caso de ter mais de um dispositivo Echo espalhado pela casa, as Rotinas podem ser solicitadas e executadas por aparelhos diferentes, sem necessariamente ser reproduzido naquele Echo com o qual o usuário falou.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Amazon Alexa na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados