Netflix revela como contabiliza audiência de filmes e séries

Para decidir o futuro de um filme ou uma série, a Netflix separa os espectadores em três categorias

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Netflix Originals / Unsplash

A Netflix costuma divulgar dados de audiência quando atinge marcas expressivas, como o que aconteceu com o filme Mistério no Mediterrâneo, estrelado por Adam Sandler e Jennifer Aniston, e com a terceira temporada de Stranger Things. A empresa, porém, decidiu revelar como contabiliza sua audiência.

A explicação foi feita em uma carta enviada ao Parlamento britânico, que analisa o impacto de serviços sob demanda na TV pública. Segundo a Netflix, os espectadores de suas produções são classificados em três grupos: iniciantes (starters), finalizadores (completers) e observadores (watchers).

Os iniciantes são os usuários que assistem a até dois minutos de um filme ou um episódio de série. Os finalizadores, por sua vez, são os que assistem a, no mínimo, 90% de um filme ou um episódio. Já os observadores são os que assistem pelo menos 70% do conteúdo.

Na carta, a empresa diz acreditar que as métricas de iniciantes e finalizadores fornecem aos diretores e produtores de filmes e séries “uma compreensão mais ampla de como os usuários se envolvem com seu título do início ao fim”.

Os números enviados pela Netflix a seus parceiros incluem a audiência de uma produção nos primeiros 7 e 28 dias na plataforma. A partir deles e de outros relatórios, a companhia decide se uma produção deve ser cancelada ou não.

“Queremos ajudar os criadores a entender como seus títulos originais se comportam assim que são lançados”, afirmou a Netflix. “Para esse fim, recentemente começamos a compartilhar métricas de maneira mais consistente com diretores e produtores do Reino Unido sobre seus programas e filmes individuais”.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados