Início » Negócios » Netflix revela como contabiliza audiência de filmes e séries

Netflix revela como contabiliza audiência de filmes e séries

Para decidir o futuro de um filme ou uma série, a Netflix separa os espectadores em três categorias

Victor Hugo Silva Por

A Netflix costuma divulgar dados de audiência quando atinge marcas expressivas, como o que aconteceu com o filme Mistério no Mediterrâneo, estrelado por Adam Sandler e Jennifer Aniston, e com a terceira temporada de Stranger Things. A empresa, porém, decidiu revelar como contabiliza sua audiência.

Netflix Originals / Unsplash

A explicação foi feita em uma carta enviada ao Parlamento britânico, que analisa o impacto de serviços sob demanda na TV pública. Segundo a Netflix, os espectadores de suas produções são classificados em três grupos: iniciantes (starters), finalizadores (completers) e observadores (watchers).

Os iniciantes são os usuários que assistem a até dois minutos de um filme ou um episódio de série. Os finalizadores, por sua vez, são os que assistem a, no mínimo, 90% de um filme ou um episódio. Já os observadores são os que assistem pelo menos 70% do conteúdo.

Na carta, a empresa diz acreditar que as métricas de iniciantes e finalizadores fornecem aos diretores e produtores de filmes e séries “uma compreensão mais ampla de como os usuários se envolvem com seu título do início ao fim”.

Os números enviados pela Netflix a seus parceiros incluem a audiência de uma produção nos primeiros 7 e 28 dias na plataforma. A partir deles e de outros relatórios, a companhia decide se uma produção deve ser cancelada ou não.

“Queremos ajudar os criadores a entender como seus títulos originais se comportam assim que são lançados”, afirmou a Netflix. “Para esse fim, recentemente começamos a compartilhar métricas de maneira mais consistente com diretores e produtores do Reino Unido sobre seus programas e filmes individuais”.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rod

Nenhum. Me submeto aos seus gostos.

Jefferson Rodrigues

Meço, sim!! Algum problema?

Rod

Jeff falou, tá falado.

Rod

Então você mede o mundo pela sua régua?

Luca

Nem eu me referi a isso. Falei de escrever textão, fazer review, comentar no site.

Luca

Lembro e não entendi em quê isso muda algo em relação às produções deles serem boas ou não. Antes as pessoas podiam escrever, agora elas não podem mais. Quando elas podiam escrever, as produções eram melhores?

Jefferson Rodrigues

É verdade! Porém a forma de avaliação mudou. Antes, era possível comentar sobre o que achou do conteúdo e também podia avaliar dando até 5 estrelas. A Netflix mudou essa maneira porque as pessoas reclamavam mais do que elogiavam. Então, ela decidiu remover isso e colocar só o like e dislike. Não se lembra dessa época?

Jefferson Rodrigues

Não me refiro ao Joãozinho que faz um vídeo pra dar opinião sobre o que ele achou. Me refiro aos trailer que a própria netflix disponibiliza, no YouTube. Vai lá agora e veja quantos comentários negativos tem. Também é existem sites que fazem resenha sobre filmes.

Luca

Você é novo na internet, né? :P

Majoritariamente as pessoas só param pra escrever reviews quando querem reclamar. É o incômodo que faz com que elas abram o site e escrevam um textão. Quando elas gostam de algo, na maioria das vezes, elas não expressam isso publicamente. Pra expressarem, tem que ser algo que realmente as impactou profundamente.

Luca

Like e dislike não é pra medir se o filme é bom, é pra a Netflix saber quais filmes recomendar pra você, baseado no que você achou daquele.

Jefferson Rodrigues

Eu sei disso. Basta ver, em comentários na Internet, as pessoas falando mal das produções da netflix. Veja também que a própria empresa mudou a forma que os clientes avaliam os filmes e séries. Ela removeu as estrelas e os comentários. Deixando só o like e o dislike, que não mostram nada se o filme é bom ou não, na visão dos assinantes. Por que ela fez isso? Porque ela mesma sabe que o catálogo dela é ruim. Vai ver os comentários, nos trailer dos filmes originais, é sempre comentário ruim sobre a qualidade.

Lucas

@disqus_KUkXAPwLVo:disqus As métricas funcionam justamente por elas não se basearem exclusivamente na sua opinião, entende? Você não gostou, mas outras pessoas gostaram, e o que importa é a avaliação geral.

Thiago Thame

Ri muito, aqui, dessa conversa. Agora a gente já sabe como medir se um filme é ruim: é só ver o que o Jefferson achou.

leoleonardo85

Respira, volta na matéria e leia novamente.

Jefferson Rodrigues

Pq eu assisti. Campo do Medo eu parei de assistir faltando 30 minutos pra ele acabar.

Exibir mais comentários