Início » Internet » Elon Musk publica tweet usando internet via satélite da Starlink

Elon Musk publica tweet usando internet via satélite da Starlink

Sistema deve estar disponível comercialmente já no ano que vem

André Fogaça Por
22/10/2019 às 19h56

Na manhã de hoje (22) Elon Musk publicou um tweet utilizando seu próprio sistema de satélites Starlink, que foram lançados para o espaço no primeiro semestre deste ano. Eles fazem parte de uma constelação de dezenas de pequenos satélites que são da empresa SpaceX e que proverão internet em basicamente qualquer lugar do planeta.

Satélite Starlink, da SpaceX

O Starlink é um sistema de pequenos satélites que cobrirão o planeta Terra, entregando internet de alta velocidade até mesmo em áreas rurais, com 1 Gb/s de conexão. Elon Musk, CEO de empresas como a SpaceX que levou estes satélites para longe do chão, e da Tesla, publicou em seu perfil do Twitter uma mensagem que diz ter utilizado o Starlink como provedora de internet.

Ele comenta que o serviço funcionou perfeitamente e este pode ser um dos primeiros usos reais da rede.

Por enquanto o número de satélites Starlink em órbita não chega em 100 e todos chegaram por lá de carona com o foguete Falcon 9, da SpaceX. Até 2024 serão 12 mil unidades que se comunicarão para levar a internet ao usuário - com mais 30 mil já em planejamento.

Todos estão em órbita e em uma distância de 440 quilômetros da superfície, perto da altitude de órbita da Estação Espacial Internacional que fica em mais ou menos 400 quilômetros acima do nível do mar. A previsão para que o sistema esteja disponível para uso comercial está para algum momento do ano que vem.

Com informações: Mashable e TechCrunch.

Mais sobre: ,