Início » Brasil » WhatsApp é processado por bloquear contas de 500 farmácias no Brasil

WhatsApp é processado por bloquear contas de 500 farmácias no Brasil

As farmácias violaram termos de uso do WhatsApp Business, mas querem mais detalhes sobre a decisão

Victor Hugo Silva Por

O WhatsApp virou alvo de uma ação na Justiça após bloquear contas de 500 farmácias de manipulação. O processo foi aberto pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), que representa os estabelecimentos, e é direcionado contra o Facebook, dono do aplicativo de mensagens.

WhatsApp (imagem: Pixabay)

A associação afirmou à Folha de S.Paulo que as farmácias utilizavam o WhatsApp Business para enviar orçamentos a clientes com base em prescrições médicas. O diretor-executivo da Anfarmag, Marco Fiaschetti, afirmou ao jornal que os bloqueios se tornaram mais comuns nos últimos dias.

A decisão, que teria afetado farmácias pequenas e grandes, não foi acompanhada de uma justificativa do WhatsApp. Segundo Fiaschetti, o aplicativo informou que as contas violaram seus termos de uso, mas não detalhou qual regra teria sido descumprida.

As farmácias afirmam ter entrado em contato com o suporte do aplicativo, mas dizem não ter obtido nenhuma resposta. Elas acreditam que o bloqueio aconteceu por conta da venda de remédios, algo proibido pelo app.

“Não utilize o WhatsApp para enviar ou solicitar informações de saúde se as leis aplicáveis limitarem a distribuição de tais informações a sistemas que não cumprem os requisitos necessários para processar essas informações de saúde”, indicam os termos de uso do WhatsApp Business.

A Anfarmag, no entanto, argumenta que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite o atendimento e a venda remota de medicamentos. O processo judicial pede o desbloqueio das contas e destaca que a medida prejudica os consumidores.

O aplicativo possui uma série de motivos para remover uma conta. Um deles prevê a punição se um número “receber feedbacks negativos em excesso, se causar danos ao WhatsApp ou a nossos usuários, ou se violar ou incentivar outros a violarem nossos termos e políticas”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jadson Barbosa

Alguém teria o número deste processo?

Jadson Barbosa
Alguém teria o número deste processo?
Lairton Gomes

O que mais tem é farmácia vendendo medicamentos de controle especial (entorpecentes, alucinógenos, antibióticos, etc.) sem receita. Já ouvi falar que uma farmacêutica responsável foi presa por tráfico de drogas porque na farmácia que ela trabalhava faziam isso

Lucas Carvalho

eu sei que eles não sabem, não estava perguntando, mas somente destacando a pergunta que fizeram antes. Valeu.

Dayman Novaes

Correto. Esse é provavelmente o argumento usado pela Anfarmag na ação judicial, o qual eu concordo, o bloqueio não pode ser feito apenas baseado na atividade da empresa.

Lucas Carvalho

pois é, mas a pergunta do professor DingleDong foi exatamente essa.
Supondo que o whatsapp cancelou essas contas apenas baseado na atividade da empressa, digo que:
Mesmo que o Whatsapp saiba a atividade da empresa (no caso, farmácias) e que no país é proibido "enviar ou solicitar informações de saúde", a empresa não necessariamente vai usar o whatsapp pra infringir essa lei, isso é até um pré-julgamento f*da por parte do Whatsapp. É como se fosse proibido vender remédio por telefone e, por isso, as operadoras cancelassem as linhas das farmácias.

Dayman Novaes

Não respondi diretamente porque a resposta pra essa pergunta é óbvia: eles não sabem.

Arthur Soares

Beleza, boa sorte fazendo seu próprio so e os respectivos aplicativos. Acredite no seu potencial, você consegue.

@Sckillfer

Isso que dá entregar todo o poder de comunicação a uma só empresa... Tu não gosta do serviço da Claro muda pra Tim e continua podendo se comunicar com quem ainda é da Claro, WhatsApp tu muda pro Telegram e... Volta pro WhatsApp porque não existe interoperabilidade.

Espero que a Google pare de engatinhar com o RCS e melhore logo.

elliot filho de alder 🎃

abra sua propria empresa!

Gabriel

Nesse caso, a empresa está certa de usar o que a grande maioria das pessoas usa, é uma questão de lógica. Como já disseram aqui abaixo (ou acima), se o Telegram tivesse mais usuários ele seria mais relevante e as empresas também o usariam como meio de comunicação com o cliente. Mas a realidade não é essa.

Arthur Soares

Ah tá... O Google é uma empresa privada. Se ele bloquear o acesso ao seu celular Android vc vai achar super normal. Cada uma.

Jonas S. Marques

Se alguém usasse o Telegram eles teriam utilizado.

Tonhonho

Teria como dar um CTRL C + CTRL V de onde está escrito isso?
Onde esta escrito no termo de uso do app que é proibido?

Eduardo Braga

Eles não sabem.

Exibir mais comentários