Windows 10 tem tela azul e problemas no menu Iniciar após atualização

Atualização obrigatória da Microsoft para Windows 10 causa erro crítico no menu Iniciar e tela azul da morte (BSOD) em PCs

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos
Foto por comedynose/Flickr

A Microsoft liberou uma atualização obrigatória para o Windows 10 que está causando dores de cabeça para diversos usuários: ela provoca um erro crítico no menu Iniciar, impede que o navegador Edge seja aberto, e faz aparecer a tela azul da morte (BSOD) em alguns PCs. A empresa diz que esses problemas devem ser resolvidos por um update no final de outubro.

As falhas estão relacionadas à atualização KB4517389, disponibilizada em 8 de outubro. Após instalá-la, alguns PCs exibem um aviso de erro crítico imediatamente após clicar no botão Iniciar: “seu menu Iniciar não está funcionando; vamos tentar corrigi-lo na próxima vez que você fizer login”.

Sobre o bug no menu Iniciar, um funcionário da Microsoft diz no fórum oficial: “estamos cientes desse problema e estimamos que uma solução será lançada no final de outubro”.

Isso pode estar relacionado às correções de segurança no Windows Shell presentes nesta atualização. Desde o May 2019 Update, o menu Iniciar roda em um processo próprio (Start Menu Experience Host), separado do restante da interface (Shell Experience Host). A ideia era evitar engasgos e fazê-lo abrir mais rápido.

Your Start Menu isn't working. We'll try to fix it the next time you sign in

E, como nota o Bleeping Computer, alguns usuários não conseguem mais abrir o Microsoft Edge clicando no ícone: o navegador só abre quando você clica em um link, se ele estiver definido como padrão. Isso também será resolvido no final de outubro, diz a Microsoft.

Windows 10 tem problema de tela azul após atualização

Há outro problema mais grave: o PC pode exibir a tela azul da morte (BSOD) após instalar a atualização obrigatória. “Meu laptop estava funcionando bem até instalar as duas últimas atualizações, agora ele não quer fazer boot e, quando inicia, roda muito devagar”, explica um usuário no fórum Microsoft Answers. A falha foi resolvida após desinstalar o KB4517389.

Outros dois relatos no fórum da Microsoft também mencionam o BSOD após instalar essa atualização. Em ambos os casos, um consultor técnico descobriu que se tratava de uma falha no driver da Intel para o Wi-Fi.

Mesmo após remover o driver da Intel e instalar a versão mais recente oferecida pela fabricante (não pelo Windows), o problema persistiu — desta vez por causa de um driver da Nvidia. A recomendação também foi desinstalar a atualização problemática.

Como desinstalar a atualização KB4517389 do Windows 10

Não é recomendável desinstalar a atualização KB4517389, mas se essa for a única escolha, faça o seguinte:

  • siga o caminho Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Exibir histórico de atualização;
  • clique em Desinstalar atualizações;
  • na janela que aparece, selecione o item Atualizar para Microsoft Windows (KB4517389) e clique em Desinstalar na parte superior.

Windows 10

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados