Início » Aplicativos e Software » Minitunes: um player de música para Linux que vale a pena conhecer

Minitunes: um player de música para Linux que vale a pena conhecer

Por
9 anos atrás

Quando fui pesquisar sobre o Minitube para postar no TB, encontrei na página do autor um anúncio de um projeto que não tinha nem mesmo uma versão para download, mas que prometia: o Minitunes.

E eis que voltando ao site descubro que já existe uma versão do Minitunes para download, e mesmo na versão 0.1.1 ele é provavelmente um dos melhores players de música que já surgiram no Linux.

Algum problema com meu gosto musical? | Clique para ampliar

Apresentado como um player de música com a mesma simplicidade do Minitube, o Minitunes é extremamente leve e de uso simples: você define o diretório onde todas as músicas estão guardadas, e o programa vai ler e classificar todas as músicas (nessa primeira versão, senti uma certa demora na leitura do disco rígido, mas estou falando de vários GB de música).

Terminando de classificar as músicas, você verá uma tela como a acima, com todas as músicas do lado direito e a navegação do lado esquerdo, podendo filtrar por artista, álbum ou diretórios.

Legal, mas como instalo?

Em qualquer distro você pode baixar o código-fonte do programa e compilar seguindo as instruções. No Ubuntu, já existe um repositório com um pacote .deb do Minitunes. Para instalar, basta executar os comandos abaixo no Terminal para instalar:

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8 && sudo apt-get update
sudo apt-get install libqt4-network libqt4-dbus libqt4-sql-sqlite libtag1c2a phonon-backend-gstreamer gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-plugins-bad
sudo apt-get install minitunes

Lógico que você pode instalar tudo pelo Gerenciador de Pacotes, só precisando adicionar o repositório ppa:nilarimogard/webupd8 antes. Com o Minitunes instalado, ele já estará disponível no menu Multimedia. Ao abrir, a primeira tela será parecida com essa:

Minitunes | Clique para ampliar

Aí é só selecionar o diretório (pode ser até mesmo via rede ou em um HD portátil) e aguardar. Além de alguns (poucos) recursos, como criação de playlists e exibição em tela cheia, o Minitunes também se conecta ao Last.fm e baixa informações sobre a música, como capa do álbum, letra da música e foto do artista.

Clique para ampliar

O Minitunes ainda está em estágio inicial, mas vale a pena acompanhar o projeto, enviar bugs, e conversar com o autor. Do jeito que está, não demora muito e o Minitunes vira o player padrão em algumas distros.