Eles conseguiram de novo. Parece que não importa o que se faça, os hackers sempre encontram uma maneira de contornar qualquer impedimento que um fabricante crie em seu software ou hardware. E com o hypado iPhone 4 não poderia ser diferente.

Na noite passada um hacker do iPhone Dev Team que responde pelo codinome Planetbeing conseguiu enfim desbloquear um iPhone 4 americano para ser usado em qualquer operadora.

Há que se diferenciar o desbloqueio do jailbreak. O primeiro permite que você uso o iPhone que você comprou na operadora que bem entender. O segundo te dá acesso virtualmente irrestrito ao sistema operacional e lhe permite executar o software que bem entender no aparelho que comprou.

O que o Planetbeing fez foi o desbloqueio do iPhone 4. Aparentemente ele foi o primeiro a fazer isso. Bom, ao menos ele é o primeiro a desbloquear o iPhone 4 e prometer seguir em frente com o trabalho para oferecer uma ferramenta que permita a todos desbloquearem seu iPhone 4 — ao contrário de GeoHot, que resolveu pendurar as chuteiras.

iPhone 4 americano desbloqueado.

Residente do Canadá, primeiro ele postou uma foto de um iPhone 4 dito americano com o nome da operadora Bell no canto superior esquerdo, ao invés de AT&T. Muita gente argumentou que poderia ser o iPhone poderia estar em roaming pela Bell, e Planetbeing, na sequência, postou mais dois vídeos mostrando o iPhone 4 usando o serviço de outra operadora canadense, a Rogers. Nos vídeos o hacker chega a mostrar o SIM card da operadora canadense sendo retirado e recolocado no aparelho.

É claro que mesmo o vídeo não é prova conclusiva, o próprio hacker comenta isso — existem países europeus onde o iPhone 4 já é vendido desbloqueado. Ainda assim, o iPhone Dev Team tem realizado um trabalho sério na área, e não vejo porque um de seus membros iria tentar falsificar um desbloqueio se realmente eles não estivessem fazendo progresso no assunto.

Para completar, PlanetBeing diz que o desbloqueio atual ainda é péssimo, “leva cinco minutos para executar completamente e definitivamente não está ainda pronto para ser liberado para o público”. Outro membro da equipe, conhecido como MuscleNerd, está trabalhando  no desbloqueio por outro caminho. Quando os dois tiverem concluído e refinado seus trabalhos, o melhor método será liberado para o público.

(Vídeo no YouTube)

(Vídeo no YouTube)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados