No mesmo ano de lançamento do Moto G7, a Motorola decidiu renovar sua linha de celulares mais vendida no mundo. O Moto G8 Play é o novo intermediário básico da empresa e ganhou as mudanças mais generosas em relação à geração passada, incluindo uma câmera tripla, enquanto o Moto G8 Plus ficou mais poderoso e adotou o novo design da marca, sem o tradicional calombo “minion” na traseira.
- Motorola lança Moto G8 Play e G8 Plus com câmera tripla e baterias maiores
- Motorola One Macro chega ao Brasil; Moto E6 Play é novo celular baratinho
Hands-on do Moto G8 Play e Moto G8 Plus em vídeo
Moto G8 Play
Talvez a mudança mais drástica tenha sido no modelo de entrada da linha Moto G. O Moto G7 Play era um smartphone básico, com tela compacta para os padrões atuais (de 5,7 polegadas), uma câmera única na traseira e bateria padrão de 3.000 mAh. No Moto G8 Play, estamos falando de um celular com 6,2 polegadas, câmera tripla e bateria de 4.000 mAh, o que deve dar uma autonomia extra em relação à geração anterior.
O Moto G8 Play tem uma câmera principal de 13 megapixels, um sensor de profundidade para o efeito de desfoque de fundo em retratos e uma lente ultrawide com campo de visão de 117 graus, suficiente para enquadrar até quatro vezes mais cena. Ele também roda a versão mais esperta do aplicativo de câmera da Motorola, que reconhece cenas e melhora as fotos.
A Motorola decidiu adotar um processador octa-core Helio P70. Existe um preconceito contra a MediaTek entre o público nerd bitolado, mas a Motorola garante que o chip não é um problema — a promessa é que o aparelho oferece 30% mais desempenho que o Moto G7 Play com Snapdragon 632. Mas a combinação de memória se manteve: são 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, com possibilidade de expansão.
A tela de 6,2 polegadas tem resolução HD+ e um notch em formato de gota para abrigar a câmera de 8 megapixels para selfies. As bordas não são as mais compactas do mundo, mas o entalhe ficou bem menor e a Motorola não estampa mais sua marca na frente do aparelho. A entrada para fone de ouvido continua presente, assim como o leitor de impressões digitais centralizado na traseira.
Moto G8 Plus
Já o Moto G8 Plus é uma renovação merecida para um dos muitos intermediários premium da Motorola. Ele também adotou o novo design da marca e, nas câmeras, é uma mistura entre o Motorola One Vision e Motorola One Action, com um sensor principal de 48 megapixels que pode tirar fotos à noite e uma câmera de ação que filma em ultrawide ao segurar o aparelho na posição vertical.
Aqui, os números já são maiores: ele é equipado com Snapdragon 665, um upgrade interessante em relação ao Snapdragon 636 do Moto G7 Plus; além dos mesmos 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. A bateria também subiu de 3.000 para 4.000 mAh, mas em compensação o carregador é o velho TurboPower de 15 watts (na geração passada, a Motorola incluía um adaptador de 27 watts).
A tela cresceu para 6,3 polegadas, mas continua com um painel IPS LCD de resolução Full HD+ (2280×1080 pixels). Existe um notch mais discreto na parte superior que abriga uma câmera de 25 megapixels — a mesma do One Vision, que mostrou ter boa definição nas selfies, mas com o ponto negativo de não filmar em 4K, algo que o Moto G7 Plus já fazia.
O foco do Moto G8 Plus está nas câmeras. O sensor principal de 48 megapixels traz o modo Night Vision, que melhora a exposição em fotos noturnas, assim como o One Vision. E a câmera de ação do One Action também estreou aqui: você pode filmar na horizontal com campo de visão amplo enquanto segura o aparelho na vertical. O único detalhe negativo é que você não pode ativar a câmera ultrawide no modo de fotografia.
Na traseira, o Moto G8 Plus tem leitor de impressões digitais e muitos buracos — parece até que ele tem quatro câmeras traseiras, mas na verdade existe um sensor principal, um sensor de profundidade, uma câmera de ação e um foco a laser. Outra adição em relação ao Moto G8 Play é que o modelo mais caro conta com alto-falante estéreo e tecnologia Dolby para emitir um som mais nítido.
O que vocês querem saber?
Já estamos com o Moto G8 Play e o Moto G8 Plus para review. A análise completa sai nas próximas semanas. O que vocês querem saber sobre eles?
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Os normais também são os que mais sofrem com atualizações do Android e patches de segurança.
O Moto G4 normal morreu no Android 7.0, enquanto o Moto G4 Play chegou no Android 7.1.1, e o Moto G4 Plus chegou no Android 8.1.0.
O Moto G5 normal ficou na mesma situação do Moto G5 Plus, mas leva desvantagem em relação aos outros da edição "s".
E nota-se que o Moto G6 e o Moto G7 normais não recebem a mesma atenção quanto aos patches de segurança.
E justamente porque devem ser, na família, os que menos vendem.
O zuado que o que virou intermediário era, até a terceira geração, o modelo principal.
E o mesmo aconteceu com o Moto E6, cujo modelo intermediário ficará de fora do Brasil.
Boa escolha. Penso em passar meu G6+ pra minha mãe e comprar um ZenFone 6 pra mim, quando baixar mais o preço.
OK
https://media2.giphy.com/me...
Não entendi o drama, você expressou a sua opinião, que eu respeito, mas quando exprimi a minha, você faz um textão alegando que era eu quem não aceitava opinião contrária.
Acho que alguém não aceita que outra pessoa tenha opinião contraria.
Interessante.
Por favor, não estou aqui para discutir ou brigar.
Minha é opinião é simples e humilde. Respeito e entendo sua opinião postada aqui site.
No fim da pagina tem a aba contato, pergunte formalmente a eles.
Tire a prova, assim veremos se é só o famoso achismo da internet por parte da equipe que integra o site.
Eu não tenho vinculo com a empresa Tecnoblog.
Eu apenas tenho a minha humilde opinião.
^^
Realmente não vale a pena sair do G7+ pro G8+.
Sem mais, Meritíssimo.
Nem giroscópio!
Kkkkkk se duvidar não tem nem busola
Desempenho bruto até que são bons, mas gerenciamento de RAM e energia... Não era muito o forte da marca.
Estratégia de eliminar um intermediário pra empurrar mais o de entrada e o top nesse espaço que sobrou da linha
Talvez nem assim, o Zenfone Max Pro M1 tava menos de 600 reais pouco tempo atrás e vale muito mais a pena na minha opinião de 💩
A estratégia é: Quanto mais modelos nas gôndolas das lojas, menos espaço pras outras marcas (portanto, mais vendas) e quanto especificações pra encher folheto de ofertas, melhor o marketing
Coisa de nerd bitolado, mas duvido que a galera do Tecnoblog deixaria o aparelho pessoal de lado pra usar um Mediatek no dia-a-dia
Não ter NFC nessa faixa de preço é uma vergonha.
Concordo. É esquecido pq é capado, caro e pouco diferente das outras versões. Só a nomenclatura q fica estranha
É o conjunto todo que mata MediaTek. CPU é mais fraca, GPU Mali é mais fraca, consumo maior e pra fechar ainda não tem ROM custom porque a empresa não libera drivers para a comunidade.
"A Motorola decidiu adotar um processador octa-core Helio P70. Existe um preconceito contra a MediaTek entre o público nerd bitolado..."
Antes fosse, nem as tias que só usam WhatsApp querem mais aparelhos com chip MediaTreko e somente 2GB de RAM. E boa sorte ao tentar instalar ROM custom pra dar maior longevidade ao aparelho.
https://uploads.disquscdn.c... "Existe um preconceito contra a MediaTek entre o público nerd bitolado"
Esta colocação foi perfeita.
Aplaudo de pé.
PQP, eu achava que era zoeira sua, mas realmente o G8 Plus não tem NFC, meu Deus. No G6 Plus caparam o 4.5G, a Lenovo tem que se lascar mesmo.
O G8 Plus tem 4.5G ou resolveram economizar igual no NFC?
Não entendi a estratégia para o modelo plus,acrescentou na bateria e na tela (em tamanho), e melhorou o soc, aí vai e tira a recarga ultra-rápida e o NFC, estão querendo posicionar o G Plus onde?? Ele seria coerente se fosse uma att do G7 normal, mas em relação ao plus,realmente não entendi.
Considerando que a política da Motorola é 1 atualização de software garantida, deve morrer no Android 10 SIM.
Verdade, testei o uBlock no firefox do celular, e não dá mais pra ver os comentários. Sigo comentando pelo pc mesmo.
Ainda mais que o plus anterior tem NFC.
Não grava nem em 4K
Quando tiver por uns 600~730 reais vai valer a pena. Mais que isso não.
"A bateria também subiu de 3.000 para 4.000 mAh, mas em compensação o carregador é o velho TurboPower de 15 watts (na geração passada, a Motorola incluía um adaptador de 27 watts)."
A publicidade não vem do Disqus, provavelmente são os Taboola feeds de sempre. Infelizmente não dá mais pra não usar bloqueador de propagandas por aqui...
Se eles forem espertos nem lançam mais "normais", é o celular mais esquecivel de todas as gerações.
Play é barato, Power é bateria, Plus normalmente é som, camera e tela.... Normal não oferece nada de especial.
(sei que tem gente que gosta), mas não acho que seja lucrativo pra eles continuar lançando
Como ja dito isso não mudou ao longo dos anos, continua ruim e péssimo para custom ROMs então nem tem como salvar.
O que não presta tem que ser dito que não presta simples assim...
1099 por um merdatek? Putz, com um processador desses dar 500 conto ja é muito.
Me parece que o preconceito em relação ao MTK não é nem desempenho e sim ao suporte a rom custom.
Achei bom esse moto g8 plus
não é a toa que a Xiaomi vêm tomando o mercado da Motorôla
Continua ruim.
Também tenho o G7+, mas meu questionamento é outro... Lançar o G8+ agora e com o Android 9, significa que ele, assim como o G7, vai morrer no Android 10? Se é assim, realmente não compensa trocar de aparelho.
O meu último e atual é o G4 Plus. Nunca mais
Caraca que absurdo não vir com NFC na versão Plus.
Ué, fazer o que? A MediaTek era ruim em vários sentidos (bateria, desempenho inferior,codigo fonte,temperatura).
Essa fama não foi inventada do nada. Como ela esta agora ai já não sei dizer.
tambem nao entendi, mas deve vir sim... talvez com alguma surpresa...
Que estrategia é essa de não lançar o moto G8? Lançaram o G8Plus e deixaram o G8 normal de lado
Obrigado pela info Paulo! Minha vontade de fazer o upgrade caiu por terra.
Não tem mesmo.
"Existe um preconceito contra a MediaTek entre o público nerd bitolado..."
Será que isso foi pra galera que sempre aparece aqui nos comentários falando mal da MediaTek? rs...
Gostaria de saber se o app da câmera permite gravar em 4K a 60 FPS.
Pois entendo que não tem limitação nos sensores nem do SoC.
O site da Motorola diz que o G8 Plus não possui NFC, poderia confirmar essa informação? Obrigado!
Meu último Motorola foi um Z Play (muito bom). Pelo visto não vou nem cogitar em voltar a marca tão cedo.
Meus amigos, deem um jeito nessa publicidade do Disqus... metade da barra de rolagem é propaganda!
Tela de 6 polegadas com resolução HD e 2GB RAM num MediaTek, que BOMBA