Moto G8 Play e G8 Plus: uma olhada de perto

Motorola Moto G8 Play tem câmera tripla e processador da MediaTek; G8 Plus ficou mais bonito e poderoso

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 mês
Motorola Moto G8 Play e G8 Plus - Hands-on

No mesmo ano de lançamento do Moto G7, a Motorola decidiu renovar sua linha de celulares mais vendida no mundo. O Moto G8 Play é o novo intermediário básico da empresa e ganhou as mudanças mais generosas em relação à geração passada, incluindo uma câmera tripla, enquanto o Moto G8 Plus ficou mais poderoso e adotou o novo design da marca, sem o tradicional calombo “minion” na traseira.

Hands-on do Moto G8 Play e Moto G8 Plus em vídeo

Moto G8 Play

Talvez a mudança mais drástica tenha sido no modelo de entrada da linha Moto G. O Moto G7 Play era um smartphone básico, com tela compacta para os padrões atuais (de 5,7 polegadas), uma câmera única na traseira e bateria padrão de 3.000 mAh. No Moto G8 Play, estamos falando de um celular com 6,2 polegadas, câmera tripla e bateria de 4.000 mAh, o que deve dar uma autonomia extra em relação à geração anterior.

Motorola Moto G8 Play e G8 Plus - Hands-on

O Moto G8 Play tem uma câmera principal de 13 megapixels, um sensor de profundidade para o efeito de desfoque de fundo em retratos e uma lente ultrawide com campo de visão de 117 graus, suficiente para enquadrar até quatro vezes mais cena. Ele também roda a versão mais esperta do aplicativo de câmera da Motorola, que reconhece cenas e melhora as fotos.

Motorola Moto G8 Play e G8 Plus - Hands-on

A Motorola decidiu adotar um processador octa-core Helio P70. Existe um preconceito contra a MediaTek entre o público nerd bitolado, mas a Motorola garante que o chip não é um problema — a promessa é que o aparelho oferece 30% mais desempenho que o Moto G7 Play com Snapdragon 632. Mas a combinação de memória se manteve: são 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, com possibilidade de expansão.

Motorola Moto G8 Play e G8 Plus - Hands-on

A tela de 6,2 polegadas tem resolução HD+ e um notch em formato de gota para abrigar a câmera de 8 megapixels para selfies. As bordas não são as mais compactas do mundo, mas o entalhe ficou bem menor e a Motorola não estampa mais sua marca na frente do aparelho. A entrada para fone de ouvido continua presente, assim como o leitor de impressões digitais centralizado na traseira.

Moto G8 Plus

Já o Moto G8 Plus é uma renovação merecida para um dos muitos intermediários premium da Motorola. Ele também adotou o novo design da marca e, nas câmeras, é uma mistura entre o Motorola One Vision e Motorola One Action, com um sensor principal de 48 megapixels que pode tirar fotos à noite e uma câmera de ação que filma em ultrawide ao segurar o aparelho na posição vertical.

Motorola Moto G8 Play e G8 Plus - Hands-on

Aqui, os números já são maiores: ele é equipado com Snapdragon 665, um upgrade interessante em relação ao Snapdragon 636 do Moto G7 Plus; além dos mesmos 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. A bateria também subiu de 3.000 para 4.000 mAh, mas em compensação o carregador é o velho TurboPower de 15 watts (na geração passada, a Motorola incluía um adaptador de 27 watts).

A tela cresceu para 6,3 polegadas, mas continua com um painel IPS LCD de resolução Full HD+ (2280×1080 pixels). Existe um notch mais discreto na parte superior que abriga uma câmera de 25 megapixels — a mesma do One Vision, que mostrou ter boa definição nas selfies, mas com o ponto negativo de não filmar em 4K, algo que o Moto G7 Plus já fazia.

Motorola Moto G8 Play e G8 Plus - Hands-on

O foco do Moto G8 Plus está nas câmeras. O sensor principal de 48 megapixels traz o modo Night Vision, que melhora a exposição em fotos noturnas, assim como o One Vision. E a câmera de ação do One Action também estreou aqui: você pode filmar na horizontal com campo de visão amplo enquanto segura o aparelho na vertical. O único detalhe negativo é que você não pode ativar a câmera ultrawide no modo de fotografia.

Motorola Moto G8 Play e G8 Plus - Hands-on

Na traseira, o Moto G8 Plus tem leitor de impressões digitais e muitos buracos — parece até que ele tem quatro câmeras traseiras, mas na verdade existe um sensor principal, um sensor de profundidade, uma câmera de ação e um foco a laser. Outra adição em relação ao Moto G8 Play é que o modelo mais caro conta com alto-falante estéreo e tecnologia Dolby para emitir um som mais nítido.

O que vocês querem saber?

Motorola Moto G8 Play e G8 Plus - Hands-on

Já estamos com o Moto G8 Play e o Moto G8 Plus para review. A análise completa sai nas próximas semanas. O que vocês querem saber sobre eles?

Receba mais sobre Moto G7 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados