Asus Zenfone 5Z recebe Android 10 com ZenUI 6 em versão beta

Asus Zenfone 5Z é atualizado em beta público da ZenUI 6, que remove recursos como ZeniMoji; saiba como instalar

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Asus Zenfone 5Z

O Asus Zenfone 5Z está recebendo um beta público da ZenUI 6 com Android 10: a atualização inclui um gravador de tela nativo e um recurso para acelerar o desempenho de jogos. Há também as novidades do Google, como a navegação por gestos e as sugestões inteligentes nas notificações. No entanto, vários recursos foram removidos, como o ZeniMoji, carregamento IA de bateria e Selfie Master.

Segundo o XDA Developers, a atualização vem com o Android 10 e o patch de segurança de outubro. A Asus também recrutou usuários para o teste beta no Zenfone 6.

A ZenUI 6 no ZenFone 5Z oferece uma experiência próxima do Android 10 padrão. Você encontra aqui o modo escuro em todo o sistema e os gestos de navegação: deslize para cima se quiser ir à tela inicial, e deslize a partir das laterais para voltar. Há também sugestões de ações nas notificações: por exemplo, haverá um link para o Google Maps quando você receber um endereço via WhatsApp.

A Asus incluiu alguns recursos próprios, como um gravador de tela nativo, um modo especial para uso com uma só mão, e o Game Genie para jogos: é possível encerrar processos de segundo plano, desativar notificações temporariamente, gravar sua jogatina e fazer transmissão ao vivo para o YouTube ou Twitch.

Asus Zenfone 5Z

Por outro lado, a Asus decidiu remover uma série de recursos da ZenUI. Você terá que dizer adeus ao ZeniMoji, descrito como “uma versão bem piorada dos Animojis da Apple”. O carregamento IA, que prometia usar inteligência artificial para aumentar a vida da bateria, também foi retirado.

Além disso, as notas de lançamento mencionam a remoção do Selfie Master para embelezamento de fotos; Easy Mode, com ícones maiores para facilitar o uso; e Kids Mode, que permitia liberar apenas certos aplicativos para crianças e colocar um timer de uso.

A Asus lembra que, como esta é uma versão beta, ainda há alguns bugs para corrigir. O pagamento contactless não funciona no momento, e a velocidade de transmissão do cartão SD está lenta, por exemplo. Isso deve ser corrigido na versão final, que não deve demorar muito tempo para chegar.

Asus Zenfone 5Z

Como instalar Android 10 com ZenUI 6 no Asus Zenfone 5Z

A atualização com a ZenUI 6 está sendo distribuída over-the-air (OTA) para alguns usuários; há um programa beta do Zenfone 5Z, cujos detalhes estão no fórum da Asus.

Se você quiser testá-la agora, é possível fazer o download e instalar manualmente:

  • visite este link da Asus e baixe a atualização;
  • renomeie o arquivo para UL-Z01R-WW-100.04.44.67-user.zip;
  • transfira o arquivo para a raiz do armazenamento interno do Zenfone 5Z;
  • reinicie o aparelho, toque na notificação “Arquivo de atualização do sistema detectado” e siga as instruções.

Vale lembrar que o Zenfone 5Z fez parte do programa Android Beta do Google, e recebeu prévias do Android 10 antes de seu lançamento. No entanto, esta era a versão pura, sem a ZenUI e sem recursos adicionais da Asus.

Notas de lançamento da ZenUI 6:

Asus Zenfone 5Z

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados