Início » Aplicativos e Software » Como ativar o modo noturno no Google Chrome [Android, iOS, Windows, Mac]

Como ativar o modo noturno no Google Chrome [Android, iOS, Windows, Mac]

Versão 78 do navegador traz recurso oculto nas flags; veja como ativar o modo noturno no Google Chrome, no iOS, Android ou PC

Lucas Lima Por
24/10/2019 às 13h26

O modo noturno já não é novidade, mas custou para que as empresas adotassem o recurso em seus aplicativos e sistemas operacionais. No Google Chrome, o modo noturno chegou com a versão 78 do navegador, tanto para iOS, Android, Windows, macOS e Linux, mas ainda é necessário ativar pelas "flags".

Foto por Deepanker Verma/Pixabay

Modo noturno do Google Chrome no Android e iOS

As plataformas móveis são a exceção ao recurso das "flags", permitindo que o modo noturno seja ativado nas configurações do aplicativo.

Para usuários do Android:

  1. Toque nas três bolinhas, no canto superior direito;
  2. Selecione "Configurações";
  3. Toque em "Temas";
  4. Escolha entre a opção de claro ou escuro.

modo noturno do chrome no android

Usuários do iOS só podem usar o modo noturno no iPhone caso tenham instalado o iOS 13, que traz o Modo Escuro para todo o sistema. Com a versão do sistema operacional e do Chrome atualizados, a mudança é automática.

Modo noturno do Chrome no Windows, macOS e Linux

Nos navegadores tradicionais do desktop, o recurso ainda está em fase experimental, ocultos das configurações tradicionais do Chrome. Portanto, encontra-se nas flags.

Saiba mais sobre o recurso de flags do Google Chrome:

Como ativar o modo noturno no Chrome:

  1. No navegador, digite "chrome://flags" na barra de endereços;
  2. Encontre o item Force "Dark Mode for Web Contents";
  3. Mude a opção para "Enabled" (o mais recomendado é usar a opção "Enabled with selective inversion of non-images elements").

Outra opção é digitar diretamente "chrome://flags/#enable-force-dark" na barra de endereços para chegar até a opção sem ter que encontrá-la na lista. Ativando o recurso, o modo noturno será forçado mesmo em sites que não contam com a opção, por exemplo o Tecnoblog.

Modo noturno do Google Chrome 78 no Windows

Como ainda é um modo experimental, forçar o conteúdo de sites a funcionar com o modo noturno do Google Chrome pode prejudicar alguns recursos por não se adequarem devidamente, ao menos nessa primeira versão.