Asus desiste de atualizar Zenfone 4 para Android 9 Pie

Asus Zenfone 4 recebeu versão beta do Android 9 Pie, assim como os celulares Zenfone 4 Max, 4 Max Pro, 4 Selfie e Max Plus (M1)

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Asus Zenfone 4

A Asus cancelou a atualização do Zenfone 4 para o Android 9 Pie: ela diz que vai mantê-lo no Oreo “para preservar o desempenho e a estabilidade do sistema”. O celular recebeu uma versão beta do Pie, assim como o Zenfone 4 Max, Zenfone 4 Max Pro, Zenfone 4 Selfie e Zenfone Max Plus (M1); em todos esses aparelhos, a fabricante oferece uma forma de voltar ao Oreo.

“Para preservar o desempenho e a estabilidade do sistema do Zenfone 4 (ZE554KL), a Asus não tem planos de atualizar para o Android 9 (Pie), mas continuará dando suporte ao Android Oreo”, explica a empresa em seu fórum oficial.

“A versão beta do Android 9 (Pie) Beta não terá suporte nem atualizações de rotina”, avisa a Asus. “Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado e agradecemos sua compreensão.”

Se você quiser desinstalar o Android Pie beta do seu Zenfone 4, a Asus oferece uma ferramenta de downgrade para o Oreoas instruções estão neste link (em inglês). É necessário ter um cartão microSD para fazer a instalação; todos os dados serão apagados do aparelho.

A ferramenta funciona também para o Zenfone 4 Max, Zenfone 4 Max Pro, Zenfone 4 Selfie e Zenfone Max (M1). Eles receberam o Android Pie em versão beta e não devem ser atualizados para uma versão final, permanecendo no Oreo.

Asus deixará Zenfone 4 com Android Pie em beta

Se você quiser, pode instalar a versão beta do Android Pie nestes dispositivos, porém eles não receberão correções de bugs nem patches de segurança da Asus:

Os links acima permitem baixar o firmware de cada aparelho com Android Pie; o número de versão começa com “WW-16”. Coloque o arquivo na pasta raiz do seu celular, reinicie, toque na notificação “Arquivo de atualização do sistema detectado” e siga as instruções.

Asus Zenfone 4

Asus atualizou Zenfone 5 para Android 9 Pie

É uma pena que a geração do Zenfone 4 fique sem uma versão estável do Android Pie. Vale lembrar, no entanto, que a Asus atualizou estes celulares:

Esses links permitem baixar o firmware mais recente do Android 9 Pie. Você também pode seguir o caminho Configurações > Sistema > Atualizações do sistema no seu smartphone.

A Asus recrutou usuários para testarem o beta do Android 10 no Zenfone 6. Enquanto isso, o Zenfone 5Z já tem um beta público do Android 10 com ZenUI 6.

Com informações: Asus, Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados