O Samsung Galaxy Fold e o Huawei Mate X são os principais celulares dobráveis à venda no momento, mas as demais fabricantes também preparam seus próprios modelos. É o caso da TCL, que demonstrou ao CNET um protótipo com tela duplamente dobrável.
- Huawei Mate X 5G será lançado por US$ 2.400; Mate Xs chegará em 2020
- Motorola Razr dobrável deve ser lançado em novembro
Foto: CNET
Ele conta com tela de 10 polegadas e utiliza um formato de zigue-zague, ou seja, uma tela dobra para dentro e outra, para fora. Isso é possível por conta de duas tecnologias de tela desenvolvidas pela TCL: DragonHinge e ButterflyHinge.
A DragonHinge dobra para dentro, assim como o Galaxy Fold, e a ButterflyHinge, dobra para fora, como o Huawei Mate X. E, apesar de ser bem diferente do que já foi apresentado, o modelo da TCL está longe de ser funcional.
Segundo o CNET, a tela ainda não funciona e há uma série de dúvidas sobre o desgaste do aparelho. Ele exibe vincos na tela após algumas dobras e não conta com a proteção de um vidro dobrável, como o que está sendo desenvolvido pela Corning.
A TCL não revelou o nome do celular, nem previsões sobre preço e data de lançamento. O aparelho terá câmera traseira quádrupla, câmera frontal e porta USB-C, mas não contará com entrada de 3,5 mm para fone de ouvido.
Vale lembrar que a fabricante já havia apresentado um protótipo de celular com dobra simples durante a MWC 2019. O modelo da ocasião tinha tela AMOLED de 7,2 polegadas com resolução de 2.048 x 1.536 pixels (2K), mas ainda não podia ser tocado.
A próxima empresa a lançar um smartphone dobrável deverá ser a Lenovo, com a reedição do Motorola Razr. O modelo, que lembra o antigo celular flip, poderá ser apresentado em 13 de novembro. Em 2020, a Samsung poderá revelar um novo celular dobrável, assim como Microsoft e Xiaomi.
Foto: CNET
Foto: CNET
Foto: CNET
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
...a mesma coisa. Esse já tava pronto. ; )
Sanfone?
Um belo tablet, um ridículo celular.
eu achei lindo, mas eu so to esperando pra ver se sai celular que dobra igual papiro
seria um celulare normal que fica pequeno entao ne?
Puxa o fole, sanfoneiro!!!
kkkkkkkkkkkkk
por isso achei interessante o approach da MS
com um celular que se torna pc, olha, sei não, acho que dá jogo, mas teria que ser menos da metade da espessura desse para ser viável
Essas nem precisava ter saído da sala de reunião... aparelho horroroso
Todos os celulares são dobráveis.
A maioria uma vez só
Eu acharia prático para guardar em uma realidade onde posso usar mochila. Quando trabalhava no escritório e também em loja de móveis e ia na casa/ap/trabalho dos clientes era obrigatório mochila pq tinha que levar o notebook. Imagina isso dobradinho, aí você quer ver ou mostrar algo e só desdobra, é prático demais. Tipo de coisa que me brilha os olhos.
Parabéns, ficou horrível
Por mais legal que seja, e tenha algumas aplicações interessantes pra esse modelo, o conceito mais interessante que eu achei foi o dos rumores do Razr dobrável.
Pra agora eu acho (ênfase no acho) que seria muito mais legal fazer um aparelho com tela única de até 6", dobrável pra dentro, tipo um flip phone mesmo. Ficaria com quase metade do tamanho dobrado, seria pequeno e a parte de fora pode ser personalizada, ou seja, dá pra trazer a época dos aparelhos com design diferente. Um jeito legal de fazer as fabricantes se diferenciarem das outras.
O que eu vejo de negativo nesse conceito é que hoje as pessoas usam o celular pra quase tudo. Um aparelho desse tipo teria que ter uma dobradiça excelente, com trava, pra poder usar um flip pra jogar ou streaming.
Pra trabalho, concordo totalmente. Supondo um cenário onde a criminalidade seja baixíssima:
Imagina você receber um chamado urgente (e-mail, trello, slack, não sei) e estar num ambiente mais público, pode deixar o aparelho dobrado e responder diretamente. Se estiver em uma cafeteria com Wi-Fi, pode desdobrar o aparelho e usar no "modo tablet" para ler notícias, pdfs ou documentos do trabalho.
Ou o que eu achei mais legal: supondo que você está mostrando um portfólio para um cliente, dá pra usar um pedaço da tela dobrável como teclado + touchpad, outro como um monitor para você, e o terceiro pedaço fica voltado para o cliente. Ou então para mostrar um jogo, assistir Netflix, não sei, dá pra fazer muita coisa.
Não é prático pra guardar, mas se pensar bem, tem algumas aplicações legais pra esse tipo de coisa.
concordo com vc! els querem inovar em uma coisa que não faz sentido, pra que vc vai precisar de um celular que dobra 2 ou 3 ou 10x! Lembro da epoca que isso aqui era mato a nossos cels so serviam pra fazer ligação e pasmem eles dobravam! kkkk
Vim do futuro p/ dizer: nenhum desses aparelhos dobráveis vai pegar. Vai acabar iguais as TV 3Ds...
Até agora, a Microsoft foi a unica que fez algo 'dobravel' que preste.
Muita coragem da TCL, quero ver o Jerry Rig Everything pegar para testar. rsrs
Sim, todos os dobráveis são tablets que dobram, estão bullshitando o termo "smart dobrável", é tablet que dobra e não smart que dobra.
lindo quando completamente aberto
Eita porra! Quem diria em TCL
Achei bem interessante. Não sabemos o preço, mas o aparelho em si parece ok principalmente para trabalho, você tá em algum lugar e precisa ver algo mais detalhado, e pá, desdobra e tem um baita tablet.
Inclusive isso me lembra WestWorld.
Bem "compacto" -sqn
Accordionphone
Isto não é uma smartphone, é no máximo um tablet que dobra.