Início » Celular » Samsung lança o processador Exynos 990 para smartphones topo de linha

Samsung lança o processador Exynos 990 para smartphones topo de linha

Ele é o mais poderoso processador da Samsung sem 5G integrado

André Fogaça Por

A Samsung anunciou hoje (24) o lançamento de seu mais poderoso processador que não vem com um modem 5G integrado, o Exynos 990. Ele é fabricado com litografia de 7 nanômetros, promete ser 20% mais poderoso e econômico do que o Exynos 980 e certamente estará dentro dos Galaxy S11 do ano que vem.

Exynos 990

Ele é um processador de oito núcleos, sendo dois Cortex-A76 de alto desempenho, quatro Cortex-A55 que consomem menos energia e devem ficar ativados praticamente na maior parte do tempo, além de outros dois núcleos que podem ser customizados para cada dispositivo. Tudo isso trabalha com uma GPU Mali-G77 e é capaz de suportar telas de até 120 Hz, além de reconhecer até seis sensores em um só dispositivo e que podem gerar imagens de até 108 megapixels - a Samsung já tem um sensor com tudo isso de resolução.

Além disso, o Exynos 990 utiliza novos chips para trabalhar a inteligência artificial e a captura de imagens. Estes dois podem realizar mais de 10 trilhões de operações por segundo. A ideia é de diminuir ainda mais a dependência de conexão com a internet para algumas tarefas do cotidiano.

A ausência de conectividade 5G pode ser resolvida com outro lançamento do dia, que é o modem 5G Exynos 5123. Ele poderá trabalhar com redes abaixo de 6 GHz, além das que utilizam o padrão de ondas milimétricas. Em testes internos a fabricante conseguiu velocidades de 5,1 Gbps no sub-6 GHz e 7,35 GHz nas ondas milimétricas.

A produção em massa está prometida para o final deste ano, em tempo para o lançamento de fevereiro que sempre acontece com a linha Galaxy S.

Com informações: Samsung.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jean Franz

Vou dar a mesma dica que eu dei pro Gabriel: baixa o Opera, que vem com adblock nativo no navegador, além de VPN

Jean Franz

Muda pro Opera, que tem adblock nativo

Danilio Costa Silva

A grande maioria dos usuários não vão para custom. Quem compra um S10 daqui 2 anos vai comprar o S12 e revender o antigo. Sempre falam de custom ROMs, mas nunca vi dados do numero de usuários, certamente é baixo, já que a maioria das pessoas é leiga.

Mateus B. Cassiano

Um dia o suporte e as atualizações de firmware oficiais acabam, nesse momento normalmente se migra pra custom ROMs, que sempre são bugadas ou simplesmente não existem para modelos com SoCs Exynos, Mediatek, etc...

Cameron Poe

eu tento não usar, mas o cel já tem a barra de navegação, fora os popups gigantescos... quebra demais a usabilidade (fora essas propagandas do taboola com scroll 'infinito'

Cameron Poe

gcam

Gustavo Calanzani

Esse André não confere os textos que escreve? Todo texto dele tem algum erro. Dessa vez ele menciona um processador de 8 núcleos mas cita 10.

Guaip

Eu uso bloqueador para navegar no geral, mas em sites mais conhecidos e que visito com frequência, eu desativo para ajudar a manter o site. Era o caso desse, mas eu também não perdoo quando as propagandas são irritantes ou abusivas. Aí não teve jeito, TB teve que ter propagandas bloqueadas de novo.

Gabriel

Mais compatibilidade com o que exatamente? Custom ROMs? Quem compra um topo de linha da Samsung não vai querer abrir mão dos recursos da One UI e das funções que dependem do Knox, como o gerenciador de senhas Samsung Pass e o Samsung Pay.

S Y N T H W A V E + L O V E R

Não é esse aí que a Samsung desova no Brasil? 😂😂😂

Prefiro SD pra mais compatibilidade.

Kaleb

Dica: Bloqueador de anúncios. Não! Não precisa me agradecer depois kkk

Gabriel
Meu deus do céu, que propaganda infernal essa do Hyundai HB20! Nunca vi outra propaganda que fizesse meu navegador travar como essa faz.
Gabriel

Meu deus do céu, que propaganda infernal essa do Hyundai HB20! Nunca vi outra propaganda que fizesse meu navegador travar como essa faz.