Início » Internet » Google muda algoritmo para entender contexto em buscas

Google muda algoritmo para entender contexto em buscas

O Google definiu o uso de nova técnica de rede neural como um dos maiores saltos da história de seu buscador

Victor Hugo Silva Por
25/10/2019 às 12h47

O Google anunciou nesta sexta-feira (25) uma mudança no algoritmo de seu buscador. A partir de agora, ele passará a entender melhor o contexto dos termos inseridos nas pesquisas para apresentar resultados mais relevantes.

Google muda algoritmo de busca

Para isso, o Google adotou o BERT (Representações de Codificador Bidirecional para Transformadores, em tradução livre), uma técnica de rede neural que analisa o que vem antes e depois de palavras-chave e busca entender melhor o objetivo da pesquisa.

Ela deverá ser útil em pesquisas com muitas palavras e que se aproximam de perguntas. O Google afirma que as buscas poderão contar com uma linguagem mais natural, pois o algoritmo será capaz de entender o contexto das palavras.

Em sua demonstração, a empresa usou como exemplo uma busca que pergunta se brasileiros precisam de visto ao viajar para os Estados Unidos. Até então, o algoritmo daria pouca importância à preposição "para" e indicaria resultados sobre viagens dos EUA ao Brasil.

Outro exemplo indica uma pesquisa de quem tem dúvidas sobre a possibilidade de retirar medicamentos vendidos sob prescrição médica para alguém. Sem o BERT, o algoritmo não se concentraria no "alguém" e mostraria resultados gerais sobre receitas médicas.

Ao anunciar a novidade, o Google a considerou "o maior salto nos últimos cinco anos" e um dos maiores saltos na história do buscador. A empresa afirmou que a mudança na forma de interpretar as pesquisas representará um avanço para as bilhões de buscas feitas diariamente.

O BERT começou a ser usado para buscas em inglês, mas será levado para outros idiomas no futuro. De acordo com o Google, nas buscas em português, ele já está sendo usado para melhorar os snippets, os quadros com informações relevantes que aparecem em algumas pesquisas.

Google muda algoritmo de busca

Com informações: Google, Engadget.

Mais sobre: ,