Início » Aplicativos e Software » Windows 10X para notebooks terá novo menu Iniciar e login mais rápido

Windows 10X para notebooks terá novo menu Iniciar e login mais rápido

Windows 10X tem interface diferente para menu Iniciar e barra de tarefas e Windows Explorer; sistema roda programas Win32

Felipe Ventura Por

A Microsoft confirmou a existência do Windows 10X quando anunciou o Surface Neo com duas telas: o sistema operacional tem uma interface diferente para o menu Iniciar e a barra de tarefas, e é capaz de rodar programas clássicos Win32. Um documento interno da empresa revela mais detalhes: ele também estará presente em notebooks e tablets, terá uma experiência mais rápida de login, e virá com um Windows Explorer renovado.

Windows 10X

O documento da Microsoft foi encontrado pela conta WalkingCat do Twitter e ficou online por algum tempo até ser retirada do ar. Ele menciona que o Windows 10X não rodará apenas em dispositivos de tela dupla: o sistema estará em tablets, com botões centralizados na barra de tarefas; e em laptops, com esses botões alinhados à esquerda (assim como no Windows 10 tradicional).

O menu Iniciar agora se chama “Launcher”: ele traz uma barra de busca na parte superior, e uma grade com aplicativos, sites e recomendações. Será possível arrastar e soltar os ícones para reorganizá-los e criar pastas; ou selecionar a opção “Mostrar tudo” para expandir a grade e ver tudo o que está instalado.

Por padrão, o Launcher mostrará programas instalados recentemente; apps, arquivos e sites usados com frequência; e “até 10 recomendações de alta confiança”. A busca será integrada com a web e com os arquivos do usuário.

Windows 10X

Windows 10X terá novo explorador de arquivos

A Microsoft também menciona um “Explorador de Arquivos moderno”, mas não há imagens dele. O Windows Explorer passou por algumas mudanças visuais ao longo dos anos, mas nunca adotou por completo o design Metro do Windows 8, nem o Fluent Design do Windows 10 — parece que esse momento enfim está chegando.

A experiência de login promete ser mais rápida: “quando a tela é ligada, você é levado imediatamente para um estado de autenticação; ao contrário do Windows 10, onde você primeiro precisa deslizar a tela de bloqueio antes de autenticar”, explica a Microsoft.

Windows 10X

O Windows 10X será capaz de rodar programas Win32 tradicionais; a Microsoft provavelmente reparou com o Windows RT e Windows 10 S que esse é um recurso essencial. Inclusive, ela está priorizando as versões Win32 e web da suíte Office; os aplicativos universais (UWP) tiveram seu desenvolvimento suspenso em 2018.

Outras fabricantes estão preparando dispositivos com Windows 10X, além da própria Microsoft. O sistema deve ser lançado junto ao Surface Neo, que está previsto para o final de 2020.

Windows 10X

Com informações: Liliputing, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JK

Melhoraram bastante, o KDE tem uma incoerência de tamanho de fontes e ícones nessa barra deles que entristece... Tentei manipular essas aberrações visuais e dá um trabalhinho chato, windows 10 com todas suas falhas e ícones inconsistentes ainda é visualmente mais agradável.

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

O curioso é que tal afirmação também pode ser feita sobre o Android que a Microsoft está desenvolvendo para o Surface Duo.

Felipe Liʍa

Poderia fazer um trocadilho com o Deep tb

Felipe Liʍa

Basicamente e bem parecido com a Launcher da própria MS pro Android

Lucas Pinheiro

O Windows tá fragmentando tanto que daqui a pouco vai parecer o WP (com smarts no 7, 8, 8.1 e 10)

Felipe Fernandes
Até o final de 2020 tem tempo pra Microsoft desistir de muita coisa ainda.
Felipe Fernandes

Até o final de 2020 tem tempo pra Microsoft desistir de muita coisa ainda.

Cristiano Hahn

ter ideias semelhantes sempre? todas as vezes? desculpa amigo, mas deixei de acreditar em coincidências a bastante tempo, na verdade, por um lado eu acho muito legal, só mostra como o ambiente é promissor, porém não é uns responsáveis, é toda uma comunidade, quem usa Linux a muitos e muitos anos e inclusive já contribuiu com a comunidade, sabe que o que falo aqui é um fato, não sou anti-microsoft, longe disso, mas também não um sou tapado em não perceber esse ctrl + c, ctrl +v, e assim, não é que tira tudo do KDE, senão tirava também a estabilidade e segurança rsrsrsrs, Linux também já copiou muita coisa do windows, mac, mas ao menos não tem vergonha de assumir isso!

Renato Assis / @Renssis

Sim claro todo mundo sabe que a Xerox esta em todo lugar.. isso é um fato.. mais não é pq vc teve uma ideia que eu não possa te pensado em algo semelhante. Se a Microsoft tira tudo da KDE como vc mesmo fala.. era mais facil eles contratar os responsável de suas ideias não é mesmo?

Miguel Martins

a Microsoft deveria era focar em levar essas novidades pra todas as versões e unificar de vez o Windows. essa era a proposta, mas tô vendo é mais fragmentação.

DIVULGA FUNK ZONA SUL

Oie, faz um vídeo de um notebook da Multilaser que ta custando bem barato, segundo o anúncio ele 32+32gb de sd será que compensa? Vê se vale a pena e pra quê pode ser indicado e o o que pode fazer de upgrade.. blz meu local

zoiuduu .

windows "ten times"

The ßaluart

Visto que o windowsfhone foi uma baita dor de cabeça para o usuários depois de um certo tempo de uso, vou pensar 3 vezes antes de adquirir um dispositivo com w 10x.

Marmota Marota

"recomendações de alta confiança" é o novo eufemismo pra propaganda?
Vão parar de usar “experiência do usuário“?

Lucas Oliveira

Pois não use, oras...

Exibir mais comentários