Windows 10X para notebooks terá novo menu Iniciar e login mais rápido

Windows 10X tem interface diferente para menu Iniciar e barra de tarefas e Windows Explorer; sistema roda programas Win32

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10X

A Microsoft confirmou a existência do Windows 10X quando anunciou o Surface Neo com duas telas: o sistema operacional tem uma interface diferente para o menu Iniciar e a barra de tarefas, e é capaz de rodar programas clássicos Win32. Um documento interno da empresa revela mais detalhes: ele também estará presente em notebooks e tablets, terá uma experiência mais rápida de login, e virá com um Windows Explorer renovado.

O documento da Microsoft foi encontrado pela conta WalkingCat do Twitter e ficou online por algum tempo até ser retirada do ar. Ele menciona que o Windows 10X não rodará apenas em dispositivos de tela dupla: o sistema estará em tablets, com botões centralizados na barra de tarefas; e em laptops, com esses botões alinhados à esquerda (assim como no Windows 10 tradicional).

O menu Iniciar agora se chama “Launcher”: ele traz uma barra de busca na parte superior, e uma grade com aplicativos, sites e recomendações. Será possível arrastar e soltar os ícones para reorganizá-los e criar pastas; ou selecionar a opção “Mostrar tudo” para expandir a grade e ver tudo o que está instalado.

Por padrão, o Launcher mostrará programas instalados recentemente; apps, arquivos e sites usados com frequência; e “até 10 recomendações de alta confiança”. A busca será integrada com a web e com os arquivos do usuário.

Windows 10X

Windows 10X terá novo explorador de arquivos

A Microsoft também menciona um “Explorador de Arquivos moderno”, mas não há imagens dele. O Windows Explorer passou por algumas mudanças visuais ao longo dos anos, mas nunca adotou por completo o design Metro do Windows 8, nem o Fluent Design do Windows 10 — parece que esse momento enfim está chegando.

A experiência de login promete ser mais rápida: “quando a tela é ligada, você é levado imediatamente para um estado de autenticação; ao contrário do Windows 10, onde você primeiro precisa deslizar a tela de bloqueio antes de autenticar”, explica a Microsoft.

Windows 10X

O Windows 10X será capaz de rodar programas Win32 tradicionais; a Microsoft provavelmente reparou com o Windows RT e Windows 10 S que esse é um recurso essencial. Inclusive, ela está priorizando as versões Win32 e web da suíte Office; os aplicativos universais (UWP) tiveram seu desenvolvimento suspenso em 2018.

Outras fabricantes estão preparando dispositivos com Windows 10X, além da própria Microsoft. O sistema deve ser lançado junto ao Surface Neo, que está previsto para o final de 2020.

Windows 10X

Com informações: Liliputing, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados