O que é CVV do cartão de crédito?

Entenda o que é o CVV, os três (ou quatro) números que ficam atrás (ou na frente) do cartão de crédito, exigidos em compras online

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Cartão de crédito

O CVV do cartão de crédito é um código que substitui a senha, que é solicitado em sites para autenticar compras online. Ele é um código relativamente seguro, que exige o número do CPF para autorizar qualquer operação financeira na internet. Saiba o que é o CVV e como encontrá-lo no seu cartão.

O que é o CVV do cartão de crédito?

CVV é uma sigla em inglês que significa Card Verification Value, ou Valor Verificador de Cartão em português. Ele é um código de segurança presente em todos os cartões de crédito, que deve ser obrigatoriamente fornecido em qualquer tipo de operação financeira pela internet.

O nome pode variar conforme a operadora. Por exemplo, a MasterCard o chama de CVC (Card Verification Code, ou Código Verificador de Cartão). Já a American Express usa o termo CID (de Card ID, Identificador de Cartão) e ele é o mais diferente, mas explicaremos isso a seguir. Para manter as coisas simples, usaremos o termo CVV neste texto por ser o mais conhecido.

A função do CVV é agir como um código de autenticação de uma compra online no lugar da senha, já que esta só pode ser usada quando o usuário passa o cartão na máquina de cobrança. O uso do CVV garante que o comprador está com o cartão em mãos e evita fraudes.

Onde o código fica no cartão?

A posição do CVV é mais ou menos padronizada, com exceção dos cartões da American Express. Nos que usam as bandeiras da Visa ou da MasterCard, o número pode ser localizado na parte de trás, na forma de um código de 3 dígitos. Normalmente, ele fica logo abaixo ou ao lado da tarja magnética. A maioria dos cartões segue esse design.

CVV/ CID em cartões / o que é cvv do cartão

Nos cartões da American Express, o CID fica na frente, acima e à direita do número do cartão. Como se não bastasse, o código é composto de 4 dígitos, ao invés de 3.

O CVV é um código de autenticação relativamente seguro, pois ele só vem impresso no cartão e não é mencionado em nenhum outro lugar. É impresso sem alto ou baixo relevo, o que impede a cópia do dígito por decalque, como as antigas máquinas carbonadas.

Por fim, em caso de roubo ou perda do cartão, outro não poderá usá-lo para realizar compras online, pois o CPF do dono é exigido nos sites como forma de autenticar a compra, junto ao emissor do cartão. Sem isso, nada feito.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Card Verification Value (CVV) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados