Motorola APX Next é um walkie-talkie com cara de smartphone

O gadget vem até mesmo com assistente controlado por comandos de voz

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
apx next

A Motorola lançou um walkie-talkie que quer abrir espaço no mercado de smartphones ao oferecer tela de toque, colorida e que tem o nome de APX Next. O dispositivo continua utilizando as mesmas ondas de rádio de sempre para este tipo de aparelho, mas também permite que a conversa aconteça via 4G.

Você deve ter se perguntando alguma coisa sobre o uso de um walkie-talkie com cara séria, que não é de brinquedo – eu tive alguns quando criança. Neste modelo da Motorola (que foi quem criou o primeiro, chamado de SCR-300 em 1940 e era para a Segunda Guerra Mundial) inseriu uma tela sensível ao toque, mas que pode ser utilizada debaixo de chuva e até mesmo com luvas grossas.

Além disso, o APX Next trabalha com 4G (LTE) e também com as ondas de rádio utilizadas neste tipo de gadget, que são chamadas de LMR e que funcionam em praticamente qualquer situação – ideal para locais onde o sinal de celular está ocupado ou inoperante, como em um desastre.

apx next frente

Outra novidade para um walkie-talkie é que este lançamento utiliza um assistente por comandos por voz, que precisa de um botão físico para funcionar e o pressionar de um botão para ouvir a resposta. Nele o usuário, geralmente um policial ou bombeiro, poderá solicitar dados sobre um veículo ao falar o número da placa, informações sobre uma pessoa e, mais para frente, traduzir idiomas e chamar reforços.

Tudo isso com um sistema de cancelamento de ruído que, segundo a própria Motorola, é capaz de funcionar mesmo em ambientes muito barulhentos; seja para o comando de voz ou para a conversa entre os dois lados.

apx next chuva

O Motorola APX Next já está disponível para venda, mas a Motorola não diz o preço. O objetivo, como já deve estar claro, não é o usuário final e o valor depende de quantos serão comprados. Ah, claro, a Motorola aqui é a Motorola Solutions, que não é a mesma Motorola Mobility que foi comprada pelo Google e agora é da chinesa Lenovo.

Com informações: Motorola.

Receba mais sobre Motorola na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados