6 novos recursos de câmera do iPhone 11 e 11 Pro

Confira os novos recursos de câmera do iPhone 11 e 11 Pro; o que muda em relação à geração passada, dos iPhone XR e XS e XS Max

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
Apple iPhone 11 Pro câmeras

Não foi só uma nova câmera que mudou no novo iPhone 11 e 11 Pro. Por dentro, a nova geração de celulares da Apple ganhou tecnologias significativas para o processamento das fotos, integradas ao novo processador A13 Bionic. Confira 6 novos recursos de câmera presente no iPhone 11 Pro.

De que câmeras estamos falando?

Antes tarde que mais tarde, a Apple adotou uma lente ultra-angular, sem abrir mão da teleobjetiva já presente nos modelos anteriores. Com isso, as especificações delas ficam assim:

LenteSensorAberturaEstabilização óptica (OIS)Distância focal
Principal (grande-angular)12 MPf/1.8Sim26 mm
Ultra-angular12 MPf/2.4Não13 mm
Teleobjetiva (só iPhone 11 Pro)12 MPf/2.0Sim52 mm
Frontal (TrueDepth)12 MPf/2.2SimNão informado

1. Ultra-angular

Eu sei que você sabe que o iPhone 11 ganhou uma nova lente, mas ainda assim, preciso falar dela. É a primeira vez que o celular da Apple adota uma ultra-angular. Ultra porque a principal passou a ser uma grande-angular.

Com essa nova lente, é possível capturar um ângulo de visão de 120 graus, algo que favorece, principalmente, paisagens. Por exemplo, veja as fotos abaixo:

campo de visão da câmera grande-angular do iphone 11
Grande-angular
campo de visão da câmera ultra-angular do iphone 11
Ultra-angular

No aplicativo da câmera do iPhone 11, a Apple também trocou as antigas bordas pretas por uma pré-visualização da ultra-angular. Assim, o usuário terá noção de que ativar o zoom out de 0,5x pode favorecer uma cena.

aplicativo câmera do iPhone 11

2. Modo Noite, finalmente

Algo que o Google Pixel sempre fez bem foi fotos noturnas. Agora, o gigante das buscas tem um concorrente: o Modo Noite presente nos iPhones 11, 11 Pro.

Esse recurso é ativado automaticamente quando o software identifica a falta de iluminação. Não há formas de ativar durante o dia, por exemplo. Quando o Modo Noite estiver em funcionamento, esse ícone aparecerá no canto superior esquerdo do app Câmera.

ícone modo noite

Então, quando o usuário pressionar o botão do obturador, notará que o iPhone levará mais tempo para capturar a foto. Basicamente, o software combina a captura de várias fotos com a estabilização óptica e depois junta todas as imagens para gerar a foto final. Com isso, tem-se resultados como este:

Modo noturno na câmera do iPhone 11

3. Deep Fusion, um Modo Noite para o dia

Outro recurso que foi liberado a partir da atualização do iOS 13.2 foi o Deep Fusion, para os iPhones 11 e 11 Pro. Essa tecnologia combina fotos para reduzir o ruído e aumentar o nível de detalhes de imagens com pouca luz, durante o dia.

Usando o Neural Engine do processador A13 Bionic, quando o usuário aperta para fazer uma foto, o iPhone captura uma longa exposição após ter feito oito fotos — quatro primárias e quatro secundárias.

Depois disso, as imagens são analisadas e combinadas para melhorar o alcance dinâmico, ruído e nível de detalhes. Com o Deep Fusion, o resultado são fotos desse tipo:

Detalhes de uma foto com a tecnologia Deep Fusion

Saiba mais:

4. HDR Inteligente, para cenas brilhantes

A Apple chamou de HDR Inteligente a sua nova geração do HDR (High Dynamic Range ou Grande Alcance Dinâmico), que faz uso de algoritmos e inteligência artificial para melhorar a iluminação e cores das fotos, deixando-as mais próximas do que o olho humano vê, no primeiro e segundo plano.

Foto com iPhone 11
Foto do nosso editor @Barbaaa

5. QuickTake, para filmar rapidamente

Sabe quando você segura o botão do obturador nos Stories do Instagram e ele começa a filmar? É a mesma coisa nos novos iPhones. Ao segurar o botão de capturar, ao invés de ativar o Burst Mode, para tirar várias fotos em sequência, o celular iniciará uma gravação.

quicktake iphone 11

Mas e o Burst Mode? Agora será preciso segurar e arrastar para a esquerda, ao invés de apenas segurar no botão. Arrastar para a direita mantém o celular gravando sem ter que segurar o dedo.

6. Slofie: slow motion na selfie

A câmara frontal do iPhone 11, chamada pela Apple de Câmera TrueDepth, teve um upgrade significativo: além de saltar de 7 MP para 12 MP, o novo sensor também permite gravar vídeos em 4K a 60 fps (quadros por segundo) ou em Full-HD a 120 fps, o chamado “Slofie” (modo de câmera lenta).

https://www.instagram.com/p/B3GfWG9hmre/?utm_source=ig_web_copy_link
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados