Início » Telecomunicações » Assinantes de TV paga em SP recebem alertas sobre desastres naturais

Assinantes de TV paga em SP recebem alertas sobre desastres naturais

Clientes da Claro, NET, Vivo, Oi, Sky e Nossa TV receberão alertas de alagamento, deslizamento de terra e chuva de granizo

Lucas Braga Por

Usuários de TV por assinatura no estado de São Paulo podem receber alertas da Defesa Civil sobre desastres naturais desde segunda-feira (28): com a novidade, os espectadores serão avisados com uma mensagem pop-up caso haja alguma situação de risco. Isso está disponível para clientes da Claro (incluindo NET), Vivo, Oi, Sky e Nossa TV; trata-se de um recurso já presente em outros estados.

glenn-carstens-peters-amazon-prime-video-tv-unsplash

Os alertas são de mudanças abruptas de temperatura, alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, inundações, vendavais e chuva de granizo. Além de São Paulo, o recurso foi implantado previamente nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Não é necessário se cadastrar para os alertas: eles chegam de forma automática e se sobrepõem à programação tradicional, com tempo de exposição de 10 segundos. Também é possível fechar as mensagens para não atrapalhar a cena importante da novela.

A cobertura dos alertas será expandida: até o dia 18 de novembro, serão contempladas as regiões Centro-Oeste e Norte, enquanto a região Nordeste recebe o recurso até 16 de dezembro de 2019.

Defesa Civil envia alertas para celulares via SMS

Os avisos da Defesa Civil na TV por assinatura se complementam às notificações por SMS de desastres naturais. A Anatel informa que já foram disparadas mais de 700 milhões de mensagens para 6,7 milhões de clientes de telefonia móvel do país entre fevereiro de 2017 e agosto de 2019.

Para receber os alertas no celular, é necessário ser cliente da Claro, Vivo, TIM, Oi, Sercomtel, Algar ou Nextel e enviar uma mensagem contendo o CEP para o número 40199; é possível cadastrar vários CEPs.

Com informações: Governo de SP, Agência Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Pita

Tá çerto, parça!

Fabio Santos

Amigo duvido que a própria operadora consiga saber os gatos e na questão não é energia que falamos e sim operadora que outro dia fiquei sem sinal pro fato da caixa da rua está cheia de formiga, se nem manutenção faz imagina subir um morro controlado pelos parças da maconha e cocaína sem autorização pra contar.

João Pedro Freitas

Ah, claro, uma companhia do setor energético não tem propriedade pra fazer um levantamento. Fonte confiável mesmo é o Fábio Santos. Ah ta.

raphaela1

"Também é possível fechar as mensagens para não atrapalhar a cena importante da novela."

Prioridades né.

Daniel Pita

"levantamento da Light" que, se não me engano, é a companhia de energia elétrica que atua no RJ (não sei se em outros estados). Ou seja, o amigo aí só te informou a fonte da pesquisa, mas você preferiu continuar passando vergonha mesmo após os dois comentários.

Lembrando que em relação ao seu comentário sobre ter "um traficante na entrada que controla a entrada e saída da luz a sinal de também a cabo" (???), você tem que lembar que esses serviços é mais fácil partir de milicianos do que traficantes. Ou você nunca entrou numa quebrada, ou tá querendo aparecer mesmo.

Fabio Santos

levantamento light kkk, blz.

João Pedro Freitas

Segundo um levantamento da Light, no Rio em 2017, metade dos gatos vinham das classes A, B e C. Seu pensamento tá muito equivocado, amigão.

Fabio Santos

Me diga aonde agir com preconceito? Apenas falei se vai chegar nos gatos, que por sinal a maioria vem dos morros.
Mais de fato nos morros tem um traficante na entrada que controla a entrada e saída da luz a sinal de também a cabo.

Antony

Deixando seu preconceito de lado, vai perceber que os gatos, incluindo as android box, são muito mais comuns nas regiões onde a classe média reside.

betacaroteno
@Lucas Braga, faz algum tempo isso. Sempre aparece no pé da TV sobre chuvas fortes.
betacaroteno

@Lucas Braga, faz algum tempo isso.
Sempre aparece no pé da TV sobre chuvas fortes.

Danilo Cursino
Nossa que susto. Pelo título, dá a entender que os assinantes receberam alertas sobre desastres naturais que irão acontecer.
Danilo Cursino

Nossa que susto. Pelo título, dá a entender que os assinantes receberam alertas sobre desastres naturais que irão acontecer.

Fabio Santos
Se que os avisos chegam no Morro aonde tem os gatos.
Fabio Santos

Se que os avisos chegam no Morro aonde tem os gatos.