Início » Telecomunicações » TIM cobre 3 mil municípios com rede NB-IoT de Internet das Coisas

TIM cobre 3 mil municípios com rede NB-IoT de Internet das Coisas

TIM cobre todas as capitais brasileiras com NB-IoT; tecnologia conecta sensores e viabiliza cidades conectadas

Lucas Braga Por
29/10/2019 às 13h22

A TIM expandiu a cobertura NB-IoT (narrowband IoT) para mais de 3 mil municípios, incluindo todas as capitais brasileiras. A tecnologia é destinada a soluções de Internet das Coisas; a operadora pretende fazer parcerias com empresas públicas e privadas para conectar cidades e agronegócio.

Foto por Maurizio Pesce/Flickr

A operadora destina uma faixa de 25 kHz para o NB-IoT; a tecnologia permite uma cobertura 40% superior em relação a uma rede móvel tradicional.

O foco não é velocidade, e sim disponibilidade para uma baixa troca de dados com dispositivos estáticos, como sensores agrícolas, medidores de energia, água, gás e esgoto. Quando é necessário ter maior mobilidade, como em rastreadores veiculares e máquinas de cartão, o ideal é utilizar LTE-M.

Até então, a cobertura em NB-IoT da TIM era restrita a algumas poucas cidades, como Santa Rita do Sapucaí (MG), numa rede implementada em parceria com a Ericsson e a Inatel.

A Vivo também atua com redes de internet das coisas: a cobertura tanto em LTE-M como NB-IoT está presente em mais de 400 municípios, incluindo seis capitais. A concorrente pretende expandir as redes IoT para todos os lugares onde já atua com 4G.

Tecnocast 009 – A internet das coisas

A internet passou pela era dos computadores e das pessoas (redes sociais, e-commerce etc.), mas agora será “utilizada” pelos objetos. Eles foram pensados para entender o nosso comportamento, se comunicar entre si através da rede e assim facilitar o nosso cotidiano.

A tecnologia já está entre nós! Dá o play e vem com a gente: