Início » Internet » Este site brasileiro reúne dados abertos de todo o mundo

Este site brasileiro reúne dados abertos de todo o mundo

A Base dos Dados reúne conjuntos de informações de temas como economia, educação e saúde de todo o mundo

Victor Hugo Silva Por

A internet permite acessar dados abertos sobre diversos assuntos, mas eles nem sempre são facilmente encontrados. Em geral, eles estão espalhados e exigem conhecimento prévio para serem utilizados. É neste contexto que surge a Base dos Dados, um site que cataloga conjuntos de informações públicas elaborados por organizações de todo o mundo.

Base dos Dados

A Base dos Dados reúne, por exemplo, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e do Banco Mundial. Eles são úteis para acadêmicos, jornalistas e a sociedade civil, em geral.

Com cárater colaborativo, o site permite que qualquer pessoa se cadastre e insira as bases de dados que conhece. O objetivo é criar uma referência na busca por bases temáticas, segundo o mestre em economia pela PUC-Rio e aluno de PhD na Northwestern University, Ricardo Dahis.

Ao Tecnoblog, Dahis explicou que teve a ideia de criar a Base dos Dados ao notar que as informações disponíveis na internet estavam muito espalhadas. Ele viu, então, a necessidade de criar uma fonte centralizada que organize as bases existentes.

“Muitas pessoas têm ideias de pesquisa, de reportagens, de aplicativos, mas não sabem por onde começar a busca por dados”, afirma. “O site entra exatamente aí, para informar o que existe, onde baixar, e dar informações gerais sobre a base de dados”.

Base dos Dados

Dahis espera que a plataforma, ainda em versão beta, ajude pesquisadores, estudantes, desenvolvedores, funcionários públicos e outras pessoas interessadas em transparência e dados abertos. “Todos ganham se houver um aumento da qualidade e quantidade de pesquisa acadêmica, de matérias jornalísticas informadas por dados, de aplicativos usando dados públicos”.

O catálogo da Base dos Dados já conta com conjuntos como o Atlas da Notícia, que oferece informações sobre veículos de comunicação no Brasil, e o Social Connectedness Index, que aproveita as amizades do Facebook para determinar a relação entre diferentes regiões dos Estados Unidos.

O site também reúne dados disponibilizados pelo governo brasileiro, desde o Censo de 1872 até a Avaliação Nacional da Alfabetização. Há, ainda, outras dezenas de bases de dados sobre educação, saúde, cultura, economia, ciência e tecnologia, política e outros.

“Não basta informação existir e estar pública na internet; é preciso um bom mecanismo de busca”, resume Dahis. Segundo ele, a Base dos Dados não mantém cópias dos conjuntos de informações públicas, e sim links que direcionem os usuários para a fonte.

O economista explica que, no momento, o plano é expandir o site com bases verificadas para aumentar a reputação da plataforma. A próxima etapa é buscar financiamento para o projeto, preferencialmente por instituições que contribuam com projetos ligadas a transparência.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thanara Corrêa
Pra dar uma brincada de projetos de BI é interessante :) Vou dar uma olhada
Thanara Corrêa

Pra dar uma brincada de projetos de BI é interessante :)
Vou dar uma olhada

Elerson Carvalho

Muito boa a ideia, espero que ganhe visibilidade e tenha sucesso.

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Excelente iniciativa, muitas vezes falta de padronização, organização e centralização dos dados. Isso sempre me incomodou bastante assim espero que o projeto aumente e tenha cada vez mais usuários e colaboradores.

Paçaro

Fiz pra te agradar

Adrian Dérick

Projeto muito bom, espero que atenda suas expectativas e que também reduzam as fake news.

Firmino Gomes

gostei do nick.

Lucas Carvalho

As máquinas NÃO precisarão desta base pra elaborar seu plano de domínio global

Paçaro
O início da Enciclopédia Galáctica.
Paçaro

O início da Enciclopédia Galáctica.

Zé Colmedia
As máquinas precisarão desta base pra elaborar seu plano de domínio global. Tô fora.
Zé Colmedia

As máquinas precisarão desta base pra elaborar seu plano de domínio global. Tô fora.