Início » Aplicativos e Software » Itaú libera app de pagamentos Iti para todos no Android e iPhone

Itaú libera app de pagamentos Iti para todos no Android e iPhone

Itaú Iti permite pagar via QR Code em lojas físicas e transferir dinheiro para contatos; app concorre com Mercado Pago

Felipe Ventura Por

O Itaú Unibanco lançou o aplicativo Iti para todos os usuários do Android e iPhone: com ele, é possível realizar pagamentos através de QR Code em lojas físicas, além de transferir dinheiro para seus contatos, mesmo se você não tiver conta bancária; não é necessário ser cliente do Itaú para usá-lo. Trata-se de uma proposta semelhante a outros apps como Mercado Pago, PagBank (do PagSeguro) e PicPay.

Itaú Iti e maquininha da Rede

É possível criar uma conta grátis no Iti preenchendo alguns dados básicos; não precisa comprovar renda nem endereço. Feito isso, você pode cadastrar um cartão de crédito ou depositar dinheiro através de pagamento via boleto. Então, será possível usar o aplicativo para realizar pagamentos e transferências.

O pagamento em lojas físicas é feito através de QR Code. Você escaneia o código fornecido pelo lojista ou trabalhador autônomo, confirma o valor, e o dinheiro será transferido imediatamente. O empreendedor paga uma taxa de 1%.

Itaú Iti

O QR Code pode ser impresso no ponto de venda, ou gerado na tela de maquininhas sem fio da Rede; há mais de 400 mil terminais habilitados no Brasil, em mais de 4 mil cidades.

Itaú Iti tem transferência sem taxa para qualquer banco

Também é possível fazer transferências para contatos que também usem o Iti: você escaneia o QR code no celular do seu amigo ou usa a lista de contatos para encontrá-lo. Você pode inclusive mandar dinheiro para qualquer banco — não só do Itaú — digitando os dados de agência e conta, sem pagar qualquer taxa.

Itaú Iti

O Iti estava em testes desde julho; desde então, mais de 100 mil pessoas se cadastraram no aplicativo. A ideia é resolver problemas “como a insegurança em andar com dinheiro, dificuldades com troco e até o custo da circulação de papel moeda no Brasil”, diz a diretora Livia Chanes em comunicado.

Este é apenas o começo: o Itaú afirma que o Iti contará em breve com um cartão de crédito, empréstimos, investimentos, seguros, entre outros.

O novo serviço entra na guerra dos QR Codes que estão surgindo em cada vez mais lojas. Você pode usar o celular para pagar com iFood, Mercado Pago e PagBank, por exemplo; o PicPay consegue até ler códigos gerados por maquinhas da Cielo.

Itaú Iti

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Capa Careca

Sobre a quantidade de serviços disponíveis, acredito que poucos vão prevalecer. Provavelmente duas ou três empresas vão dominar o mercado.

Capa Careca

Uso um Xiaomi que não tem esta tecnologia, então sou suspeito para falar. Mas acredito que maioria dos celulares vendidos no Brasil também não possuem NFC. Fiz uma busca aleatória e encontrei Samsung Galaxy M20 de R$ 798, 99, caro, e não tem NFC. Dificilmente um aparelho de R$ 300,00 ou menos vai ter tal tecnologia.

Alessandro C. da Silva

Bom saber... valeu.

Alessandro C. da Silva

Então, depois que eu baixei o app que vi nas configurações, ele tipo que abre uma conta... mas beleza, valeu a explicação.

Alessandro C. da Silva

Dayman, sei que da pra ter contas em varios bancos, eu tenho no Itau, tenho a nuConta do nuBank pois sou cliente deles desde que lançaram o cartao, tenho na Caixa Economica e no C6 Bank.

Quando falei em "Jogar fora o Histórico" eu falei simplesmente na troca de um por outro, ou seja, eu não iria (em principio) cancelar minha conta no Itau pra abrir num banco digital e "trocar" um por outro... porem vontade nao falta pois as tarifas do Itau são bem salgadas, assim como a mensalidade kkkkkkk

abs.

Lucas Pinheiro

Pra esse Iti emplacar, falta incluir algum padrão de cashback ou retorno ao usuário, igual o PicPay, RecargaPay e alguns outros!

Mateus B. Cassiano

O NFC hoje já está presente em grande parte dos smartphones nacionais de entrada e intermediários e em todos os topo de linha (ênfase no "nacionais", maioria dos modelos chineses que o povo gosta de importar não tem porque lá ninguém usa NFC, aí assumem erroneamente que é porque a tecnologia é cara).

Além disso, é uma solução padronizada e universal. A maquininha tendo NFC você pode realizar o pagamento sem se preocupar se está utilizando Google Pay, Apple Pay, Samsung Pay, cartão contactless, pulseira ou app específico do seu banco, simplesmente funciona, não só aqui como em qualquer país.

Vai pagar por QR Code? Vai ter que torcer pro estabelecimento estar cadastrado no mesmo serviço que você está utilizando, senão nada feito. Pagamento por QR Code ainda tá engatinhando no Brasil e já temos 98546547 serviços diferentes, o que só agrava essa situação...

andrezosa

Sim mas nao é qualquer celular que tem NFC, já camera que lê QR code qualquer um tem...

ochateador

O banco Central já está desenvolvendo uma idéia nos mesmos moldes. Deve ser implantada até 2021.
O itaú está lançando a própria idéia como forma de "forçar a adoção do padrão dele" ou influenciar as idéias do BC.

Mateus B. Cassiano

NFC é tecnologia cara? A maioria esmagadora das maquininhas de cartão em circulação já contam com o recurso, até mesmo modelos sem aluguel, o problema é o proprietário da máquina não saber utilizar ou como já presenciei em alguns casos, ter intencionalmente pedido para desabilitar a função...

Mr. Poopybutthole

Sem segredo transferência para mesma instituição bancária. Mesmo CPF. De Itaú para iti é tef.

Dayman Novaes

Com certeza, sobre não encerrar a conta num banco tradicional você está completamente certo.

Mas caso você não saiba, já é possível que a mesma pessoa tenha contas bancárias em dois bancos diferentes :)

Então não sei de onde você tirou que abrir conta num banco digital significa JOGAR FORA DÉCADAS DE HISTÓRICO BANCÁRIO.

Espero ter ajudado.

Mickão

Eu tenho paciência e tento explicar porque estou aproximando meu celular da máquina pra fazer um pagamento. Depois que o operador de caixa vê funcionando pela primeira vez, além de achar muito bacana, já cria consciência pra quando surgir outro cliente utilizando a mesma tecnologia. Infelizmente nós, os usuários, precisamos fazer nossa parte pra estimular o uso e compensar um pouco essa ausência da publicidade voltada às tecnologias de pagamento.

Drax

Boa hahahaha

Alessandro C. da Silva

Vou começar a pensar com carinho nessa estratégia tambem... Como vc faz pra mandar do Itau pro Iti ??

Exibir mais comentários