Itaú libera app de pagamentos Iti para todos no Android e iPhone

Itaú Iti permite pagar via QR Code em lojas físicas e transferir dinheiro para contatos; app concorre com Mercado Pago

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Itaú Iti e maquininha da Rede

O Itaú Unibanco lançou o aplicativo Iti para todos os usuários do Android e iPhone: com ele, é possível realizar pagamentos através de QR Code em lojas físicas, além de transferir dinheiro para seus contatos, mesmo se você não tiver conta bancária; não é necessário ser cliente do Itaú para usá-lo. Trata-se de uma proposta semelhante a outros apps como Mercado Pago, PagBank (do PagSeguro) e PicPay.

É possível criar uma conta grátis no Iti preenchendo alguns dados básicos; não precisa comprovar renda nem endereço. Feito isso, você pode cadastrar um cartão de crédito ou depositar dinheiro através de pagamento via boleto. Então, será possível usar o aplicativo para realizar pagamentos e transferências.

O pagamento em lojas físicas é feito através de QR Code. Você escaneia o código fornecido pelo lojista ou trabalhador autônomo, confirma o valor, e o dinheiro será transferido imediatamente. O empreendedor paga uma taxa de 1%.

Itaú Iti

O QR Code pode ser impresso no ponto de venda, ou gerado na tela de maquininhas sem fio da Rede; há mais de 400 mil terminais habilitados no Brasil, em mais de 4 mil cidades.

Itaú Iti tem transferência sem taxa para qualquer banco

Também é possível fazer transferências para contatos que também usem o Iti: você escaneia o QR code no celular do seu amigo ou usa a lista de contatos para encontrá-lo. Você pode inclusive mandar dinheiro para qualquer banco — não só do Itaú — digitando os dados de agência e conta, sem pagar qualquer taxa.

Itaú Iti

O Iti estava em testes desde julho; desde então, mais de 100 mil pessoas se cadastraram no aplicativo. A ideia é resolver problemas “como a insegurança em andar com dinheiro, dificuldades com troco e até o custo da circulação de papel moeda no Brasil”, diz a diretora Livia Chanes em comunicado.

Este é apenas o começo: o Itaú afirma que o Iti contará em breve com um cartão de crédito, empréstimos, investimentos, seguros, entre outros.

O novo serviço entra na guerra dos QR Codes que estão surgindo em cada vez mais lojas. Você pode usar o celular para pagar com iFood, Mercado Pago e PagBank, por exemplo; o PicPay consegue até ler códigos gerados por maquinhas da Cielo.

Itaú Iti

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados