Início » Negócios » Sony PlayStation 4 ultrapassa PS1 e Nintendo Wii em vendas

Sony PlayStation 4 ultrapassa PS1 e Nintendo Wii em vendas

O PlayStation 4 se tornou o segundo console mais vendido da história, ficando atrás apenas do PS2

Victor Hugo Silva Por

A Sony apresentou nesta quarta-feira (30) seu balanço para o terceiro trimestre de 2019, que aponta a venda de 2,8 milhões de unidades do PlayStation 4. Com o resultado, o console chegou a 102,8 milhões de unidades vendidas e superou o PlayStation 1 e o Nintendo Wii.

Sony PlayStation 4 (Foto por InspiredImages/Pixabay)

Os números registrados entre julho e setembro fizeram o PlayStation 4 se tornar o segundo console mais vendido de todos os tempos. O PlayStation 1, que ocupava esta posição, vendeu 102,5 milhões de unidades. O Nintendo Wii, por sua vez, vendeu 101,6 milhões.

A lista de consoles mais vendidos ainda é liderada pelo PlayStation 2, com 155 milhões de unidades. Em final de ciclo, o PS4 dificilmente irá superá-lo. A Sony, inclusive, reduziu a projeção de vendas para o ano fiscal, que se encerra em abril de 2020.

A fabricante acreditava em julho que venderia 15 milhões de unidades do PlayStation 4 entre maio de 2019 e abril de 2020. O console já chegou a 6 milhões de unidades, mas a nova meta para o período é de 13,5 milhões de unidades.

Em relação ao terceiro trimestre de 2018, a divisão de games da Sony registrou uma queda de 17% na receita e de 28% no lucro. Os números não devem ser tão empolgantes até o lançamento do PlayStation 5, previsto para o final de 2020.

O balanço indica que, apesar da queda na divisão de games, a Sony teve um lucro recorde de 279 bilhões de ienes (cerca de R$ 10 bilhões) no terceiro trimestre. A Sony Music cresceu 7,5% em relação ao mesmo período de 2018.

A Sony Pictures cresceu 8,5% e a divisão de sensores de câmera teve alta de 22%. A divisão da Sony para eletrônicos, que inclui smartphones, câmeras e TVs, caiu 11,2%. O celulares puxaram esse resultado para baixo. No terceiro trimestre de 2018, a Sony havia vendido 1,6 milhões de smartphones. Agora, a empresa vendeu apenas 600 mil unidades.

Com informações: Sony, The Verge, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Diego

Realmente, eu lembro dos tempos em que o Dólar ficou abaixo do Real. Essa era de fato a melhor época para se comprar itens fora do país (fora o fato de que o brasileiro, geralmente, não ganhava muito bem). Nessa época eu consegui comprar uma tv de 34' da Sony em plena Copa do Mundo! No entanto, Aparelho de DVDs, apesar de já terem reduzido o preço em meados de 2000, ainda era um item relativamente caro, e muitas vezes, ainda mais caro que o próprio PS2! Muita gente comprou o PS2 na época com o intuito de "matar dois coelhos numa só cajadada", não podemos negar que o DVD foi um ponto fundamental para o sucesso de vendas do videogame da Sony.

Diego

Na verdade, o PS2 era um dos DVD players mais baratos, e ainda de quebra era um console de nova geração. Isso realmente foi crucial para catapultar as vendas do console, a Nintendo até correu atrás lançando com a Panasonic um GameCube capaz de ler mídias em DVD, mas foi um fiasco, tanto pelo preço, quanto pela base já instalada de PS2.

Zanac_Compile

Eu me lembro muito bem, na época, eu já tinha uma renda melhor, comprei uma TV Philips daquelas com PIP (Trendxyz), um Receiver da Philips e logo depois tão sonhado DVD.

Se o anos não são exatamente estes, então é um ou dois a mais pra cima, no máximo 1999. Tenho certeza disso pois em 1999 o dólar encostou em 1,00 real e eu comprei o DVD com o dólar na faixa de 0,80 reais. Foi em 1998 provavelmente......

Como consegui tão barato ? Comprei sem nota fiscal, direto do Paraguai, sem imposto, com a cotação do dólar a 0,80. Foi um KIT MULTIMIDA para o PC, um DVD da Creative Labs com saída SVÍDEO. Se dúvida foi 90 e poucos reais, nem chegou a 100,00.

Eu tinha uma TV Philips de 29p, com cabo SVIDEO ligado no PC no Kit Multimidia DVD da Creative Labs. A saída de som, via SOUNDBLASTER ia para o Receiber Philips que tinha 3600w PMPO. Era um espetáculo.... bom tempos..... muitos DVDs comprados na DVD WORLD.

R0gério

Concordo. Alguns modelos de tv continuam Sony continuam bons, mas caros. Esperei meses pra comprar a minha em uma promoção.

Tales

Vc pagou 100 reais em um DVD Player em 1997? É MUITO impossível ter sido esse valor. Mas vamos supor que seja. O salário mínimo em 1997 era de 120 reais. Vc pagou quase 1 'fucking' salário mínimo. Vc acha mesmo que ter um Player era "comum" nessa época?
OBS: isso pq peguei um dado seu, que está obviamente incorreto. Um DVD Player em 1997 custava mais de TRÊS salários.

Tales

O que o Andre Kittler escreveu nesses comentários é uma cópia carbono de como funcionava o mundo em 2000-2001. É ESTARRECEDOR ver a quantidade de downvote que ele recebeu. Vcs viveram a época? Se não viveram, vcs pelo menos pesquisaram sobre o assunto? Não é possível. Eu estou impressionado. Quando o PS2 foi lançado (seja nos EUA, seja no Japão), o preço dele era POUQUÍSSIMA coisa mais cara que o preço de um DVD Player. Um DVD Player nessa época NÃO ERA algo descartável como é hoje. Muito pelo contrário. Era objeto de desejo. Inclusive nos países de primeiro mundo. O "fator DVD Player" foi o fator PRINCIPAL do sucesso do PS2 em seus primeiros anos. Seja no primeiro mundo, seja no terceiro.
Tudo isso tá bem documentado. Basta darem uma rápida pesquisada em preços de equipamentos da época, além da história do PS2.

Zanac_Compile

Koreia e China passaram na frente né. No século passado era a referência de tecnologia.

zoiuduu .

será que teve filha que pediu xbox one,,, e a mãe deu um xbox ?

TVs ainda são boas, mas caras. de resto concordo com vc.
Sony é uma qualquer hj em dia. Antes era uma companhia admiravel, de inovação, robustez e diferenciais, agora qualquer chinesa faz igual ou melhor.

Andre Kittler

Não falei que não é, e como Nintendista de coração eu até fico triste com ela na verdade. Apenas friamente acredito ser.
Mas parece que machiquei algumas pessoas por isso.

Sony did something quite intelligent with the PS2, and put in what was essentially a “free” DVD drive. The PS2 launched at $299, a price generally accepted for new consoles. Considering this price was around what people usually paid for a new console, the DVD player looked like an added bonus. Consumers had the choice to either pay a similar price for a standalone DVD player, or purchase a DVD player that also played video games. Easy choice. Unfortunately, this tactic didn’t quite work out for the PS3 and its built-in Blu-ray player, a

jacob

Rapaz, com 12 milhões de cópias vendidas só do GTA: San Andreas para PS2, essa tua afirmação é bem ousada, hein.

Zanac_Compile

PS2 chegou no mercado em 2000 por aí. Tu deve estar falando de um tempo mais a frente ainda....

Putz. Os DVDs já eram comum em 1997, comprei meu aparelho por essa época, o dólar era menos de 1 real. Lembro dele ter saído uns 100 reais. Nessa parte final dos anos 90 eu lembro de comprar muitos filmes em DVD pela DVDWORLD.COM, que bela época!!!

Qdo chegou o PS2 o DVD já estava mais que consolidado. Nem estou entrando no teu mérito dos videogames. Só estou contribuindo com a história dos DVDs.

Zanac_Compile

Tenho uma cx som da Sony e perde de relho das JBL, TVs da Sony são fraquíssimas, celulares então nem se fala, horríveis. Aparelhos de som já foram referência, hoje são meia boca....

E um dia ela já foi uma empresa inovadora criadora do WALKMAN.

Realmente VG e filmes de Hollywood seguram a Sony.

Zanac_Compile

Impressionante como essa intrusa no mundo dos videogames foi tão longe e empresas como SEGA com toda história e tradição conseguem abandonar os consoles.

Parabéns para a Sony, mas pra mim videogame ainda é NINTENDO na veia e um belo PC GAMER pro resto, pra mim substitui esse Play com tudo.

M3M

Para mim a conta é bem simples: PS1, 2 e 4 não tiveram concorrentes à altura.

O único que teve real concorrência foi o PS3 com o Xbox 360.

Parece que o Ps5 vai ter um real concorrente, vamos ver.

Exibir mais comentários