Início » Gadgets » Posso molhar ou nadar com o Apple Watch? [resistência à água]

Posso molhar ou nadar com o Apple Watch? [resistência à água]

Apple Watch tem resistência à água, mas não é à prova d'água; confira os modelos que permitem nadar ou mergulhar

Lucas Lima Por
30/10/2019 às 15h13

A maioria dos relógios tradicionais já vêm com aquela impressão "water resistant" na traseira, indicando a resistência à água para mergulhos. Desde que a Apple entrou no ramo desses acessórios, nada mais esperado que eles tivessem a mesma resistência ao elemento. Veja qual a classificação de resistência à água do Apple Watch e quais podem mergulhar ou nadar.

apple watch

De quanto é essa resistência à água do Apple Watch?

1ª Geração Series 1 Series 2 Series 3 Series 4 Series 5
IPX7 para 1 metro por até 30 minutos IPX7 para 1 metro por até 30 minutos Resistência a até 50 metros Resistência a até 50 metros Resistência a até 50 metros Resistência a até 50 metros

Essas características significam que, no Apple Watch (1ª Geração) e no Series 1, é possível que caiam respingos no aparelho sem que ele seja prejudicado, como chuva por exemplo, no entanto, não é recomendado mergulhá-los em atividades esportivas.

A partir do Series 2 há a resistência de até 50 metros de profundidade, ou seja, é possível nadar, mergulhar ou mesmo tomar banho com o relógio. Ainda assim, é diferente de ser à prova d'água.

Indicativo de resistência à água do Apple Watch Series 3

Indicativo de resistência à água do Apple Watch Series 3 (WR-50M)

Para eles, não é recomendado praticar mergulho, esqui aquático ou atividades que envolvam grandes profundidades e água com muita pressão. Isso pode reduzir a resistência à água e até danificar o aparelho.

De acordo com a Apple, a resistência à água tende a tornar-se menos eficiente com o tempo, assim como em smartphones. Expor o relógio a produtos de limpeza, de higiene pessoal e a impactos pode reduzir mais rapidamente a resistência do Apple Watch.

O que fazer para nadar e mergulhar com o Apple Watch?

No Apple Watch Series 2 e posteriores, a partir do momento que você inicia um exercício de "Nado ao Ar Livre" ou "Nado em Piscina" o relógio já entende que será submerso e bloqueia a tela para evitar toques acidentais por conta da água.

Quando o Apple Watch está bloqueado para atividades aquáticas, o ícone de gota é exibida no topo da tela. Para desbloquear, basta girar a coroa digital. Sons serão emitidos para expelir a água do microfone e do auto-falante.

desbloquear por bloqueio de água

Esse bloqueio da tela também pode ser feito manualmente arrastando de baixo para cima na tela do mostrador e tocando no ícone da gota d'água.

bloquear para atividades aquáticas

O que fazer após molhar o Apple Watch?

A Apple não recomenda que o usuário use calor, spray ou ar comprimido para retirar a água do relógio, nem mesmo o agite para tentar remover a água do microfone e alto-falante.

Ao invés disso, para Apple Watch de primeira geração e o Series 1 é necessário deixá-los com as saídas voltadas para baixo, sobre um pano para absorver a água. Deixá-los carregando durante a noite também ajudará o processo de evaporação da água, já que os carregadores são por indução.

No Series 2 e posteriores, após nadar, é recomendado lavar o relógio com água morna da torneira por entre 10 e 15 segundos.

Com informações: Apple.