Início » Telecomunicações » Oi pretende usar 5G para banda larga fixa

Oi pretende usar 5G para banda larga fixa

5G pode complementar rede de fibra óptica da Oi nos serviços de banda larga

Lucas Braga Por

Durante a feira de telecomunicações Futurecom, a Oi anunciou que planeja utilizar a tecnologia 5G para fornecer banda larga fixa. O acesso fixo por redes 5G teria velocidades altas e poderia complementar a cobertura de fibra óptica da empresa.

rock-in-rio-oi-fibra

Como a tecnologia 5G promete velocidades na casa de gigabits por segundo e baixa latência, a operadora pretende adotar o modelo de acesso FWA (acesso fixo via wireless) como modelo de oferta temporária até a chegada da fibra óptica de fato. O modelo pode ser usado para analisar a demanda de banda larga antes de lançar um plano otimizado específico para cada região.

No longo prazo, a operadora considera o 5G como alternativa para cobertura em zonas rurais e de baixa densidade populacional, onde o acesso à internet é feito predominantemente via redes móveis. Nos mercados com alta densidade populacional, alto nível de acessibilidade, demanda por velocidades altas e potencial para o segmento corporativo, a fibra continuaria sendo a principal tecnologia de acesso.

Para que tudo isso funcione, a Oi almeja uma faixa de pelo menos 100 MHz de espectro para ter um desempenho semelhante ao da fibra. A operadora não descarta o reuso de frequências já adquiridas, mas só possui capacidade entre 80 MHz e 95 MHz nas frequências de 1,8 GHz, 2,1 GHz e 2,6 GHz, utilizadas com tecnologia 2G, 3G e 4G.

Como comentamos no Tecnocast sobre 5G, o acesso FWA também pode ser importante nas cidades: existem diversos prédios e residências onde a tubulação existente está obstruída ou até mesmo inexistente, o que atrapalha a chegada de fibra óptica. Caso o 5G como banda larga fixa realmente entregue bons resultados, o custo de instalação diminui consideravelmente, uma vez que o próprio usuário conseguiria comprar o modem e ativá-lo sem a necessidade de um técnico.

Upgrade na rede de fibra óptica

A Oi também deve lançar no primeiro semestre de 2020 a rede FTTH com XGS-PON. A tecnologia suporta velocidades quatro vezes maiores que o então utilizado GPON, chegando a 10 gigabits por segundo de banda simétrica. A operadora não falou, no entanto, se os planos residenciais terão melhoria na velocidade de envio: atualmente, o plano de 200 Mb/s entrega apenas 15 Mb/s de upload.

A operadora segue com plano estratégico que prevê expansão da banda larga fixa por fibra óptica para 16 milhões de residências até 2021.

Com informações: Teletime, Telesíntese

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Everton Camargo

Serviço da Oi é tão ruim que bloquearam meu celular por falta de pagamento, 3 DIAS ANTES DO VENCIMENTO.

Everton Camargo

Kkkkk

johndoe1981

Aqui em Fortaleza a Oi fibra tá de boas pra mim e pra outros clientes pra quem perguntei antes de assinar o serviço. Minha única queixa é o upload baixo, não é o fim do mundo, mas atrapalha bastante ao subir torrent e fazer backup em nuvem.

O modem que deixaram é o Nokia, até agora sem reclamações, funciona suave e não bloquearam funções básicas, ao menos as que eu fucei até agora. No geral, estou bastante satisfeito com a conexão, espero que a Oi mantenha a qualidade do serviço com a expansão da oferta de fibra.

https://uploads.disquscdn.c...

Bráulio Pinto de Carvalho

Oi Fibra é igual caviar, nunca vi, nem comi, eu só ouço falar...

Thanara Corrêa

É que trabalho lá, AGORA, só existe a 200, que nem o moço de baixo falou, a ideia é sempre disponibilizar a maior velocidade possível, (explicaram que na verdade a fibra deles consegue suprir até 500mb, só que estão deixando banda reservada pra clientes que assinam TV, que é IPTV agora, dai por ser transmissão usando a banda e consumir muitos dados, preferem não fazer o mesmo erro da Velox de ofertar algo que possa ter instabilidade pra quem tem TV, e ficar no que realmente chega com a TV ou não no pacote)

Mas quem assinou nos primórdios a uns 3 anos atrás nos projetos iniciais da fibra no Rio de Janeiro basicamente pode até ter adquirido o plano de 50 ou 100mb (valor inferior) e instável, porque era fase de testes ainda, inclusive com a pior marca de modem (esquenta e da reboot sozinho).

Ou seja tem gente insatisfeita com a fibra sim, mas a maioria está bem feliz :D

Já tem em TODAS as capitais viabilidade, não bairros, mas pelo menos em algum bairro em alguma capital. As que estão mais avançadas é o Rio, Minas e Salvador

Raphael Machado

As ações hj a 1 real. Eu não dou dois anos que vai se torna 3 reais... Ou até mais..... Tanto barulho para uma empresa ruim? Falida? Será?... Tudo isso para ela ser vendida... É a maior operadora em termos de linhas para Internet fixa.... Se der dinheiro pra investir ela vai longee

Raphael Machado

Vcs querem upload alto pra piratear filme. Ou pq tem um pagina na Internet onde faz upload de vídeos e animes

S3ng1R

Tô achando que isso pode viabilizar a imposicao de franquia de dados na net fixa.

Porto Velho

Basicamente a Oi só tem um plano, independentemente da tecnologia, e sempre disponibiliza a maior velocidade possível.

Everton Camargo

Exatamente assim.

Fabio Santos

Enquanto a OI com ideias as concorrentes querendo comprar a mesma no mesmo evento kkk.

johndoe1981

😢

johndoe1981

Esse lance da tubulação obstruída quase me impediu de instalar Oi fibra aqui no meu prédio, pois ele é muito antigo, da década de 80, e os conduítes internos e externos estavam muito obstruídos. Os técnicos levaram das 8h da manhã às 3h da tarde pra passar a fibra, boa parte do tempo foi gasta só desobstruindo a tubulação.

Demorou tanto que tive que oferecer almoço aos instaladores, porque não foi brincadeira o serviço, basicamente passaram a fibra do zero do poste até o meu apartamento. Depois entendi porque nenhuma outra operadora oferecia fibra no meu endereço, a Oi tá realmente precisando de cliente.

Basicamente só eu vou poder usar fibra aqui no meu condomínio até que façam uma adequação externa, e como são apenas 9 apartamentos, nem instalaram o CDOI na caixa de distribuição.

johndoe1981

200/15 Mbps, acho que só tem esse plano na Oi fibra.

Everton Camargo

Fui cliente da Oi por 14 anos. 14 anos sofrendo com serviço ruim e defendendo ela. Claro, quero que ela se recupere, mas não pode negar o péssimo serviço que presta. Prova disto é que perdeu muitos clientes para os pequenos provedores e agora corre atrás do prejuízo. Essa dela querer inovar com 5G em banda larga fixa sem nem ter feito o dever de casa e mais marketing do que uma ação concreta. E propaganda a Oi é excelente.

Exibir mais comentários