O que é pop-up?

Pop-up é um termo usado tanto para os menus de contexto, quanto para aquelas irritantes (e perigosas) janelas de anúncios

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é pop-up? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O que é pop-up? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Falar sobre pop-up causa repulsa em muita gente até hoje devido ao abuso de sites com as janelas que abriam sozinhas e podiam até infectar computadores. Atualmente, anúncios do tipo quase sumiram da rede, mas janelas que “saltam” na tela podem ser usadas de mais de uma forma. Se quer saber mais sobre isso, continue aqui comigo.

O termo pop-up faz alusão a algo que “salta” na tela, sendo empregado em duas soluções diferentes em TI. A primeira, que todo mundo usa até hoje, é a dos menus pop-up. A segunda (e incrivelmente irritante) é a dos anúncios pop-up, que por muito tempo foram uma verdadeira praga. 

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um:

Menu pop-up

Um menu pop-up (ou menu de contexto) é um tipo de menu que surge na tela, saltando acima da área de trabalho, janelas do computador ou de apps de celulares. Em geral, ele aparece quando clicamos com o botão direito do mouse do PC — seja em uma janela, uma imagem ou link — ou quando tocamos e seguramos o dedo em um link no celular.

Esse tipo de pop-up pode ser usado para exibir opções no lugar do menu suspenso (drop-down menu). O macOS, por exemplo, usa o pop-up.

Captura de tela do MacOS com menu pop-up
É possível encontrar menus pop-ups no macOS. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A função desse recurso é fornecer opções de contexto quando acionado. Por exemplo: oferecer comandos para salvar ou editar uma foto, permitir mudar o papel de parede da área de trabalho, exibir comandos de ajuste de uma janela ou mais opções de configuração.

Anúncio pop-up

O anúncio pop-up é um resquício da Internet 1.0: são aquelas janelas irritantes que saltam na tela do computador ou celular, sempre que você visita um site. Em geral, essas janelas traziam anúncios, pedidos de cliques ou mesmo notificações do site, que irritam o usuário e podem até causar danos.

São exibidos como pequenas janelas ou abas, abertas sem que o usuário as tenha solicitado. Muitas vezes, sites abriam vários pop-ups e atrapalhavam a navegação. Cliques acidentais nelas (com o usuário tentando acessar o site que está visitando) levavam muitas vezes à instalação de malwares.

Anúncios pop-up. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Anúncios pop-up. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Esse tipo de janela foi praticamente banido da internet no Ocidente (muito por causa do Google), mas, na China, ainda é muito usado em sites locais e, como sempre, continuam sendo irritantes e perigosas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre pop-up na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados