O WhatsApp para Android está liberando para todos os usuários um recurso que promete mais segurança e privacidade: você pode exigir que o acesso ao aplicativo seja desbloqueado com a impressão digital, protegendo mensagens e conversas. Essa funcionalidade chegou à versão beta em agosto, e estava disponível para iPhones desde o início do ano.
- WhatsApp permite bloquear contatos de adicionarem você a grupos
- Como o sensor de impressão digital para bloqueio de tela funciona?
Para ativar isso, abra o WhatsApp em seu dispositivo Android e faça o seguinte:
- toque para abrir o menu;
- siga o caminho Configurações > Conta > Privacidade;
- role a lista até o fim e toque em Bloqueio por impressão digital;
- ative a opção Desbloquear com impressão digital;
- confirme sua impressão digital.
É possível escolher se o WhatsApp será bloqueado imediatamente, em 1 minuto ou em 30 minutos. Por padrão, ele não exige autenticação para atender chamadas VoIP nem para visualizar e responder mensagens nas notificações.
Se você quiser, pode desativar a opção “Mostrar conteúdo nas notificações”. Desta forma, os alertas do Android não mostrarão o remetente nem o texto das mensagens: você só verá um aviso do tipo “x novas mensagens”.
WhatsApp para Android não tem desbloqueio por código
O WhatsApp, assim como qualquer outro aplicativo no Android, não pode acessar os dados da sua impressão digital: o processo de autenticação é feito através de APIs. Ou seja, ele pergunta ao sistema se a digital é válida, o sistema verifica e responde “sim” ou “não”.
Mas há um problema nessa implementação do WhatsApp: você é obrigado a usar a impressão digital, e não há uma alternativa para desbloquear o aplicativo — através de um código, por exemplo.
Ou seja, caso seu leitor de digitais pare de funcionar, o WhatsApp não poderá ser desbloqueado. O app sugere que você desligue o sensor nos ajustes do Android: “se o sensor de impressão digital não estiver funcionando, desative-o nas configurações do seu celular”. Eu fiz isso em um Moto Z, mas não deu certo — o aplicativo continuou pedindo minha digital.
WhatsApp tem bloqueio por Face ID ou Touch ID no iPhone
No iPhone, é diferente: se acontecer alguma falha no Touch ID ou Face ID, o WhatsApp oferece a opção “Digitar código” para realizar o desbloqueio.
Para ativar esse recurso no iPhone, faça o seguinte:
- dentro do WhatsApp, siga o caminho Ajustes > Conta > Privacidade;
- no final da lista, toque em Bloqueio de tela;
- ative a opção Solicitar o Touch ID/Face ID.
O WhatsApp para iOS pode exigir a biometria imediatamente, após 1 minuto, após 15 minutos ou após 1 hora.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Ninguém fora do mundo geek (ou do mundo da justiça brasileira) liga pro Telegram.
No iOS mostra o conteúdo das notificações quando você desbloqueia o celular. Essas atualizações no Android parecem feitas a toque de caixa e apenas pra cumprir tabela.
Monopólio é quando só uma empresa ou entidade pode atuar em um mercado. O WhatsApp não tem monopólio de nada, apenas é o serviço mais usado.
Poucos países? Tirando EUA (Facebook messenger), China (we chat), Coreia do Sul (kakao talk), Japão (line), Whatsapp domina o resto do mundo.
Já acho que proteção dos apps devia ser padrão do sistema.
Maioria deve nem saber da existência desse recurso
Quando eu li mais sobre essa atualização, pensei a mesma coisa. Implementação porca. Passo.
Se você elimina o clubinho iMessage dos usuários iPhone, WhatsApp e Facebook Messenger dominam o mundo. WeChat é só na China mesmo, mas no resto... posição muito confortável pro Facebook, melhorar o aplicativo pra que?
Na verdade, acredito que um dos principais motivos do WhatsApp ser tão basicão é que na Índia e outros vizinhos os dumbphones com 2G/3G ainda são maioria...
Tá funcionando no Beta
Mas, o IOS tem desbloqueio por código e por reconhecimento facial!! Não entendo a tara das empresas de TI e apps dar maior preferência ao IOS a Android, sendo que o primeiro mencionado o índice de usuários é bem menor se comparado ao sistema do Google!!
Modo Matrioska!!
Monopólio onde, cara-palida? Aqui no Huezil e mais alguns poucos países.
Ásia por exemplo, o que domina é Line ou Kik. Telegram domina em mais alguns países europeus e leste europeu. Whats é só mais por aqui mesmo e acho que até tem um número considerável nos eua mas não a ponto de monopolizar igual aqui no Huezil.
Eu nunca entendi por que o pessoal que compartilha o celular não cria uma conta nova ou de convidado, é um recurso tão bom e simples mas tão pouco utilizado, eu acho uma atrocidade ter que ter uma opção de bloqueio individual em cada aplicativo, é como colocar um cofre dentro de um cofre.
Mais uma função lançada pelas coxas. Ele bloqueia totalmente as pessoas de te adicionarem em grupos, mas não é bem assim que a gente queria. Devia ter a opção de aceitar ou não, a pessoa te adiciona e vc aceita ou recusa. Bloquear totalmente é ruim pq as vezes é um grupo importante até e vc poderia sim querer participar. Incrível esse time do WhatsApp, acho que um estagiário faz melhor.
O WhatsApp é o melhor exemplo de que monopólio não presta. Dezenas de recursos que todo mundo pede há anos e eles não estão nem aí, pouca coisa mudou em quase 10 anos.
2 anos prometendo um MODO ESCURO e até hoje nada. Até o YouTube já tem modo escuro e nada do WhatsApp. Proteção por senha era algo que devia existir desde o início do desenvolvimento do app.
nud.e.s safe
Além de demorar, toda vez que esse app implementa uma opção nova, ela vem incompleta. Incrível essa equipe de engenheiros...
[edit
pro beta já está disponível, já consegui me livrar de um grupo aqui
Queria saber da lenda urbana que circula a meses sobre a confirmação de grupos:
WhatsApp enfim libera recurso para você aceitar ou recusar convites de grupos: https://tecnoblog.net/28457...
A equipe de desenvolvimento do zip zap acaba de chegar no ano de 2015!!!
O telegram não tem essa paradinha???