Início » Aplicativos e Software » WhatsApp para Android libera bloqueio por impressão digital a todos os usuários

WhatsApp para Android libera bloqueio por impressão digital a todos os usuários

WhatsApp para Android pode exigir que acesso ao app seja desbloqueado com impressão digital; recurso já existe no iPhone

Felipe Ventura Por

O WhatsApp para Android está liberando para todos os usuários um recurso que promete mais segurança e privacidade: você pode exigir que o acesso ao aplicativo seja desbloqueado com a impressão digital, protegendo mensagens e conversas. Essa funcionalidade chegou à versão beta em agosto, e estava disponível para iPhones desde o início do ano.

WhatsApp para Android

Para ativar isso, abra o WhatsApp em seu dispositivo Android e faça o seguinte:

  • toque para abrir o menu;
  • siga o caminho Configurações > Conta > Privacidade;
  • role a lista até o fim e toque em Bloqueio por impressão digital;
  • ative a opção Desbloquear com impressão digital;
  • confirme sua impressão digital.

É possível escolher se o WhatsApp será bloqueado imediatamente, em 1 minuto ou em 30 minutos. Por padrão, ele não exige autenticação para atender chamadas VoIP nem para visualizar e responder mensagens nas notificações.

Se você quiser, pode desativar a opção “Mostrar conteúdo nas notificações”. Desta forma, os alertas do Android não mostrarão o remetente nem o texto das mensagens: você só verá um aviso do tipo “x novas mensagens”.

WhatsApp para Android

WhatsApp para Android não tem desbloqueio por código

O WhatsApp, assim como qualquer outro aplicativo no Android, não pode acessar os dados da sua impressão digital: o processo de autenticação é feito através de APIs. Ou seja, ele pergunta ao sistema se a digital é válida, o sistema verifica e responde “sim” ou “não”.

Mas há um problema nessa implementação do WhatsApp: você é obrigado a usar a impressão digital, e não há uma alternativa para desbloquear o aplicativo — através de um código, por exemplo.

Ou seja, caso seu leitor de digitais pare de funcionar, o WhatsApp não poderá ser desbloqueado. O app sugere que você desligue o sensor nos ajustes do Android: “se o sensor de impressão digital não estiver funcionando, desative-o nas configurações do seu celular”. Eu fiz isso em um Moto Z, mas não deu certo — o aplicativo continuou pedindo minha digital.

WhatsApp para Android

WhatsApp tem bloqueio por Face ID ou Touch ID no iPhone

No iPhone, é diferente: se acontecer alguma falha no Touch ID ou Face ID, o WhatsApp oferece a opção “Digitar código” para realizar o desbloqueio.

Para ativar esse recurso no iPhone, faça o seguinte:

  • dentro do WhatsApp, siga o caminho Ajustes > Conta > Privacidade;
  • no final da lista, toque em Bloqueio de tela;
  • ative a opção Solicitar o Touch ID/Face ID.

O WhatsApp para iOS pode exigir a biometria imediatamente, após 1 minuto, após 15 minutos ou após 1 hora.

WhatsApp para iPhone

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gaius Baltar

Ninguém fora do mundo geek (ou do mundo da justiça brasileira) liga pro Telegram.

Gaius Baltar

No iOS mostra o conteúdo das notificações quando você desbloqueia o celular. Essas atualizações no Android parecem feitas a toque de caixa e apenas pra cumprir tabela.

Gaius Baltar

Monopólio é quando só uma empresa ou entidade pode atuar em um mercado. O WhatsApp não tem monopólio de nada, apenas é o serviço mais usado.

Rod

Poucos países? Tirando EUA (Facebook messenger), China (we chat), Coreia do Sul (kakao talk), Japão (line), Whatsapp domina o resto do mundo.

Rod

Já acho que proteção dos apps devia ser padrão do sistema.

Rod

Maioria deve nem saber da existência desse recurso

R0gério

Quando eu li mais sobre essa atualização, pensei a mesma coisa. Implementação porca. Passo.

Keaton

Agora o facebook também vai ter acesso à tua impressão digital. hahaha

Keaton
Agora o facebook também vai ter acesso à tua impressão digital. hahaha
Douglas B

Se você elimina o clubinho iMessage dos usuários iPhone, WhatsApp e Facebook Messenger dominam o mundo. WeChat é só na China mesmo, mas no resto... posição muito confortável pro Facebook, melhorar o aplicativo pra que?
Na verdade, acredito que um dos principais motivos do WhatsApp ser tão basicão é que na Índia e outros vizinhos os dumbphones com 2G/3G ainda são maioria...

nice guy

Tá funcionando no Beta

RODRIGO

Mas, o IOS tem desbloqueio por código e por reconhecimento facial!! Não entendo a tara das empresas de TI e apps dar maior preferência ao IOS a Android, sendo que o primeiro mencionado o índice de usuários é bem menor se comparado ao sistema do Google!!

RODRIGO

Modo Matrioska!!

Lobo Solitário

Monopólio onde, cara-palida? Aqui no Huezil e mais alguns poucos países.

Ásia por exemplo, o que domina é Line ou Kik. Telegram domina em mais alguns países europeus e leste europeu. Whats é só mais por aqui mesmo e acho que até tem um número considerável nos eua mas não a ponto de monopolizar igual aqui no Huezil.

Ian Santos

Eu nunca entendi por que o pessoal que compartilha o celular não cria uma conta nova ou de convidado, é um recurso tão bom e simples mas tão pouco utilizado, eu acho uma atrocidade ter que ter uma opção de bloqueio individual em cada aplicativo, é como colocar um cofre dentro de um cofre.

Exibir mais comentários