WhatsApp para iPhone terá modo escuro com opções de fundo cinza ou preto

WhatsApp para iPhone poderá interagir com modo escuro do iOS 13; app também terá dark mode no Android

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
whatsapp na tela

O WhatsApp está preparando um tema escuro para o iPhone que poderá interagir nativamente com o modo escuro do iOS 13: uma versão beta revela que será possível escolher entre diferentes versões do dark mode, com fundo preto ou cinza no aplicativo. O recurso também chegará em algum momento para o Android.

De acordo com o WABetaInfo, o modo escuro do WhatsApp para iPhone terá três configurações diferentes, das quais duas já aparecem no código de uma versão beta do aplicativo (2.19.112.1). Isso ainda não foi liberado aos usuários.

Uma dessas configurações usa a cor preta para o fundo, e cinza-escuro em áreas que contêm texto, como na barra inferior com os botões Conversas, Ligações e Ajustes. A segunda opção traz um plano de fundo cinza-escuro, e um tom ligeiramente mais claro atrás de elementos de texto.

Você pode comparar essas duas alternativas na imagem abaixo:

Modo escuro no WhatsApp para iPhone

Ambos têm o mesmo design para os balões de mensagem:

Modo escuro no WhatsApp para iPhone

A terceira configuração é desconhecida pois ainda não foi implementada. Espero que seja um fundo totalmente preto para a interface, mesmo nas áreas que contêm texto.

Modo escuro economiza bateria com fundo preto ou cinza

Existe uma pequena disputa entre os entusiastas do modo escuro: alguns preferem um fundo 100% preto, enquanto outros dizem que a cor cinza oferece melhor contraste e legibilidade. Ambas as alternativas ajudam a economizar bateria em celulares com telas OLED: neste tipo de display, os pixels não acendem (no caso da cor preta) ou emitem pouca luz e consomem menos energia (caso da cor cinza).

O XDA Developers fez o teste e descobriu que, em uma tela OLED, o fundo preto gasta quase tanta bateria quanto a cor cinza-escuro. Um OnePlus 7 Pro consumiu 600 mW ao exibir uma imagem 100% preta por cinco minutos, contra 610 mW do cinza-escuro. (Para exibir uma imagem 100% branca, foram 1.000 mW.)

Ou seja, a disputa “fundo preto x fundo cinza” é mais uma questão de preferência pessoal. Sendo assim, seria interessante que os aplicativos adotassem ambos os modos, como o WhatsApp parece estar fazendo no iPhone.

No Android, o WhatsApp também está desenvolvendo um modo escuro: ele traz um fundo cinza, seguindo as diretrizes do Google para o Material Design. Felizmente, será possível usar o dark mode no aplicativo sem ativar isso em todo o sistema.

O Telegram conta com temas noturnos desde 2017 no iOS e Android; você pode escolher entre um fundo escuro ou na cor preta.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados