Início » Aplicativos e Software » O que é ABNT?

O que é ABNT?

Descubra o que é ABNT e aprenda que as normas estabelecidas pelo órgão vão além de apenas trabalhos acadêmicos

Ronaldo Gogoni Por
01/11/2019 às 11h57

Muitos pensam que ABNT é um conjunto de regras para trabalhos acadêmicos, mas isso só diz respeito a um setor regulado pelo órgão. A instituição, filiada à ISO, estabelece normas técnicas, que incluem regras, medidas e procedimentos observados por diversos setores do comércio, indústria e prestação de serviços do Brasil. Saiba mais sobre o que é ABNT a seguir.

Dell Inspiron e normas ABNT / o que é ABNT

O que é ABNT?

ABNT é a sigla da Associação Brasileira de Normas Técnicas, um órgão fundado em 1940 cuja função é administrar a normalização técnica no Brasil, em diversos setores. A entidade é membro fundadora da Organização Internacional de Normalização (ISO), entidade que agrega todos os órgãos de normas técnicas do mundo.

Uma norma técnica é um documento publicado por um órgão credenciado e reconhecido pela ISO (no caso do Brasil, a ABNT) que determina regras, padrões, medidas, diretrizes ou procedimentos para um produto, serviço, documento ou material. No Brasil, a obediência a uma norma técnica é opcional (em alguns países é obrigatória), mas o não cumprimento implica em dificuldades de implementação de um serviço, ou a recusa de um documento oficial por parte do destinatário, que não é obrigado a recebê-lo fora dos padrões técnicos.

ABNT não é só para trabalhos acadêmicos

Muita gente só ouve falar da ABNT quando precisa escrever um trabalho na faculdade, um artigo científico ou preparar o TCC, mas a verdade é que o órgão rege normas técnicas de diversos outros setores.

Por exemplo, o grupo de normas ABNT NBR ISO 9000 determina regras para a gestão da qualidade em diversos setores, do industrial ao alimentício. Um produto ou serviço que tenha essa certificação passou por diversos testes, tendo sua eficácia e qualidade comprovados por ISO e ABNT.

Sede ABNT / o que é ABNT

As normas técnicas da ABNT garantem a padronização de peças, o cumprimento de procedimentos em serviços e até mesmo as relações comerciais e diplomáticas entre países. E você pensando que ela só servia para definir margem...

Lembrando, as normas técnicas não são obrigatórias no Brasil, mas facilitam e muito a padronização e aumentam a qualidade de produtos e serviços. Por outro lado, é essencial observá-las se o prestador de serviços atende clientes em outros países regidos também pela ISO e órgãos locais, em que tais normas podem ser obrigatórias.

Mais sobre: