Tecnoblog
Início » Antivírus e Segurança » O que é login?

O que é login?

Aprenda mais sobre o que é login, como ele protege os seus dados e os de serviços e programas

O login é o método que usamos para acessar um site, um serviço, um programa e etc de forma segura, protegendo nossos dados e as plataformas em si. Existem diversos tipos de login, alguns mais e menos seguros e meios de aumentar a proteção da sua conta. Saiba mais sobre o que é login.

O que é login?

O login (de “logging in”, ou “conectar”) é um conjunto de credenciais e procedimentos usados para identificar um usuário, em um programa, site, rede social, e-mail e etc. Serve para permitir o acesso do usuário a uma plataforma, ou fornecer os meios para que o mesmo assuma o controle de uma função, tarefa ou sistema.

Hoje em dia, o método mais comum e difundido de login é o que usa um nome de usuário, endereço de e-mail, ou número de documento e uma senha, mas existem outros meios de autenticação, como o biométrico (impressões digitais, voz, reconhecimento facial, etc.).

Tipos de login

Dependendo do serviço, software ou plataforma, o método de login pode usar uma ou mais formas de autenticação do usuário. O método de verificação em duas etapas (2FA) é um dos mais seguros, principalmente para evitar o roubo de credenciais como usuário e senha. Vejamos alguns exemplos.

1. Google Login

O login da conta do Google possui um método de autenticação em duas etapas interessante, que vincula o perfil a um aparelho Android do usuário. Uma vez ativado o recurso, ao entrar com suas credenciais em um novo dispositivo o celular recebe uma notificação, que deve ser confirmada para que o acesso seja liberado. Sem o aparelho, não é possível entrar na conta.

2. Apple ID Login

O ID Apple também possui um recurso similar de autenticação em duas etapas, atrelando a liberação do login aos dispositivos da maçã. Neste caso, o iPhone, iPad ou Mac exibe uma notificação com um mapa, mostrando de onde a tentativa de acesso foi feita. Caso ele seja autêntico, o usuário deve digitar no aparelho em que está tentando logar o código de 6 dígitos exibido no outro iGadget.

3. Facebook Login

O Facebook Login, assim como os outros suporta 2FA com mais de um método de autenticação, como apps autenticadores (que fornecem tokens) ou um gerador de códigos próprio. Em outros tempos, a rede social usava o número celular dos usuários como chave principal para permitir o usuário proteger a conta com outros métodos.

Comentários da Comunidade

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação