Início » Legislação » São Paulo cobrará empresas de patinetes elétricos por uso de vias públicas

São Paulo cobrará empresas de patinetes elétricos por uso de vias públicas

As empresa deverão pagar uma taxa por corrida e outra por patinete elétrico registrado em São Paulo

Victor Hugo Silva Por

A Prefeitura de São Paulo publicou um novo decreto que regulamenta os serviços de compartilhamento de patinetes elétricos. Com o documento, o município atualiza o que havia defindo em agosto e passa a realizar uma cobrança às empresas.

Prefeitura de São Paulo tem nova regulamentação para patinetes elétricos

O valor mensal, aliás, é a principal diferença em relação ao decreto anterior. Agora, a Prefeitura cobrará das empresas R$ 0,20 por corrida e até R$ 30 mensais, dependendo da região, por cada patinete elétrico devido ao uso da infraestrutura pública.

O decreto também determina que as empresas só poderão oferecer os patinetes em estações aprovadas previamente. Os usuários poderão devolver os equipamentos nessas estações ou em um dos pontos de estacionamento permitidos.

O município autorizará estacionamentos em ruas com ciclovias ou ciclofaixas. As vias que não possuem esses espaços e que têm velocidade máxima permitida de até 40 km/h também poderão contar com os estacionamentos.

Nos dois casos, os estacionamentos serão permitidos com o cumprimento de alguns requisitos. As vias deverão ter calçadas com largura acima de 2,5 m ou espaços como praças, ilhas e canteiros centrais de modo a não interferir na circulação de passageiros.

A regulamentação proíbe o estacionamento dos patinetes em ciclovias, ciclofaixas, gramado ou jardim públicos. O texto também veda a devolução dos equipamentos em frente a faixas de pedestres ou guias rebaixadas para pessoas com mobilidade reduzida ou veículos.

Novo decreto mantém regras para patinetes

Assim como publicado em agosto, o novo texto da Prefeitura de São Paulo proíbe o uso dos patinetes em calçadas. Eles só poderão ser usados em ciclovias, ciclofaixas, vias com velocidade máxima permitida de até 40 km/h e vias de lazer do Programa Ruas Abertas.

Os equipamentos deverão ter limite de velocidade de 20 km/h. Para os usuários que estão fazendo as 10 primeiras corridas, o limite é de 15 km/h. O decreto também exige que os patinetes tenham indicador de velocidade, campainha e sinalização dianteira, traseira e lateral.

Os veículos não podem ser usados por menores de 18 anos, nem para transportar passageiros, animais e cargas com mais de 5 kg. As empresas terão 60 dias a partir desta sexta-feira (1º) para se adaptarem às novas regras e poderão ser multadas caso descumpram algum ponto após esse prazo.

Com informações: G1.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

zoiuduu .
50% do ipva dos carros emplacados na cidade vao pra prefeitura da cidade? é assim?
Guilherme Pereira
O plano é destruir ambas as megalópoles... deixá-las na penúria por décadas
Fabio Montarroios
Não nutro a menor simpatia pelas empresas de patinete, mas cobrar imposto pelo uso da via me parece ilegal. As empresas podem contestar isso facilmente. Agora essas empresas acharem q podem tudo, aí não! Pra isso já temos muitas leis para enquadrá-las e mostrar q o Brasil não é terra de ninguém (quando quer, claro).
Fabio Montarroios
Se vc prefere bacon, vc tb está preso no passado. Eu diria q vc está lado a lado na verdade com tudo aquilo q vc acusa ser do passado.
Wendel Schelhan
Po, eu sou carioca. To acostumado com as merdas que a ALERJ vota diariamente. Estou surpreso de ver a ALESP seguindo a mesma onda.
Torcicolo
ipva é do Estado, não do município. é fato gerador a propriedade, e imposto não é vinculado, portanto não precisa ir para asfalto, semáfaro, nem nada disso. o município recebe 50%, por determinação constitucional.
Torcicolo
toque de midas do Estado. Tudo que toca, fica pior. Poderia cobrar apenas sobre o faturamento, já que é prestação de serviço. mas cobrar por aluguel, certamente será repassado. O Estado sendo o pior administrador possível, não possibilitando alternativas de trasnporte e encarecendo aqueles que querem oferecer o serviço. Parabéns prefeito. Parabéns vereadores. Cidadãos, as eleições estão aí.
andrezosa
Oslo tem 600 mil pessoas numa área de 400 km2, já SP tem 12 milhões de pessoas numa área de mais de 1600 kms2. Nao dá pra comparar né?
Natan Facchin
Só regra arbitrária e absurda pra arrecadar mais kkkkkk
Fabio Santos
A notícia deveria ser governo cobra empresa que está deve com o tempo repassar pro cliente final sempre assim.
Fabio Santos
A notícia deveria ser governo cobra empresa que está deve com o tempo repassar pro cliente final sempre assim.
andrezosa
Mas o que ele falou não tem nada de esquerda, é exatamente o contrário.
andrezosa
Desculpe mas não tem muito a ver. o IPVA foi criado como uma tarifa pra expansão da malha rodoviária brasileira, ou seja ora fazer mais estradas. O problema é que, como bons rebanhos que somos, pagamos esses impostos há tanto tempo que não questionamos mais se eles fazem sentido ou nao. curiosidade: não há regras para utilização da receita do IPVA. no último report que li, a prefeitura de sp destinou menos de 2% desse imposto pra conservação de vias públicas.
andrezosa
Oi eu sou o Estado. Como eu posso te fuder hoje?
Luigi Lambri
Tão legal vcs compararem Brasil com paises civilizados.
zoiuduu .
supostamente nao era para o ipva pagar por esses gastos de asfalto,lombadas,placas,semáforos e afins?
Guilherme Borges Cunha
Tô torcendo para o câncer extinguir a vida do Bruno Covas. O Dória podia não ser muito bom, mas acertava algumas coisas, já o Bruno Covas só fez merda. Conseguiu superar o Malddad
ばか
Oh fera, você parou pra analisar o tamanho que é SP antes de soltar uma asneira dessa?
Caleb Enyawbruce
Cambada de ladrão!!!
Caleb Enyawbruce
Cambada de ladrão!!!
Fabio Santos
Aonde está bosta de prefeitura coloca estes ganhos? Outro dia gastei 680 reais em amortecedor por causa de um buraco enorme aonde quase capotei, na entrada da Dutra região de SP.
Fabio Santos
Aonde está bosta de prefeitura coloca estes ganhos? Outro dia gastei 680 reais em amortecedor por causa de um buraco enorme aonde quase capotei, na entrada da Dutra região de SP.
Luigi Lambri
Estranho reclamar da eleição dos reacionarios, quando a esquerda tava no poder não fez nada para melhorar o pais, só piorou.Engraçado ver a esquerda pedindo reformas quando ela mesma não fez.
SmokingSnake
Regulamentação = cobrar mais impostos do povo.E apenas isso já que todos sabem que nada do Estado funciona no Brasil.
Arthur Soares
Já ouviu falar de IPVA? É a mesma coisa
zephyr1an
deve ser coisa desses comunistas do PeTê
Wellington Gabriel de Borba
É, a única dificultando o transporte individual motorizado e claro, isso é uma iniciativa unilateral do prefeito, nesses cidades, sem tradição democrática, nem foram eles os europeus que inventaram o liberalismo, as pessoas nem deve ter opinado e pressionado por isso.Prefiro bacon.
Jailson
Nossa, uma cidade tomou providêcias, então deve ser bom!!Vá tomar seu suquinho de soja.
Wellington Gabriel de Borba
Seria este o caso se as facilitações sobre os modais alternativos ao carro fosse um política pública exclusiva de gestões de "direita", não só não é, são empreendidas pela esquerda, como na maioria dos exemplos bem sucedidos no mundo são políticas de Estado que atravessam gestão de diferentes espectros políticos.
Wellington Gabriel de Borba
Claro, assim como os HDs e o 4G são as tecnologias do futuro.Com a palavra os noruegueses:https://oglobo.globo.com/ec...
Love
Eu chuto que são uns caras que estão numa bolha enorme de esquerda, que só vê notícias ruim de um lado, e só vê notícias otimistas(nem boa é ein) do outro...Pois criticam algo bom, mas veio de alguém que eles não gostam, e elogia algo ruim, pois aquilo sim é pensado para o bem coletivo! Kk
Wellington Gabriel de Borba
A maneira como li seu texto parece estar você irritado. Reconheço que a sua intenção pode não ser esta. A minha intenção também não é parecer irritado. Porém, dado ao contexto envolvendo umas figuras aqui dando senso comum como verdade intransigente, fica difícil se policiar para o tom ficar mais assertivo.Peço desculpas se pareci e se fui rude.
Wellington Gabriel de Borba
Vão pegar tudo isso que você falou e reduzir para te chamar de comunista, amigo.Obs: concordo com tudo o que escreveu!
Luigi Lambri
Em que país é isso? Pq no Brasil com certeza não é.
Love
Vish... Eu até iria conversar com vc, discutir tranquilamente o assunto e até poderia tirar algum proveito disso na conclusão, mas já deixou a entender que sou fake e ainda me chama de menino, me menosprezando mano...Pode discutir com o pessoal aí, quem te der atenção, agradeça essa pessoa pois estara fazendo um favor para vc.
Luigi Lambri
Bem mais atrasado que esquerda não tem, são anti mercado, defendem mais estado, mais burocracia e dizem que é pro bem do pobre, só ver o querido Freixo indo contra abertura do mercado de avião pra empresas estrangeiras
Jailson
Carro é coisa do passadoMenos, soyboy.
Wellington Gabriel de Borba
Sim, urbanização só existe em São Paulo e eu que não conheço o Brasil? Filho, eu acho que das duas uma, você mora em São Paulo, não conhece nada do Brasil e tá querendo dar uma de desconstruidão, ou você mora no meio de um rincão qualquer, tá usando sinais de fumaça para ler essa mensagem e pensa que todo mundo vive na desgraceira que você vive. Você nem deve saber, por exemplo, quantos por cento da população de um estado como Goiás vive nas cidades e nem quanto da economia de um estado como este depende da agricultura e da pecuária.
johndoe1981
Vish, tá por fora, sempre tem um comentarista aqui no Tecnoblog pra defender mais burocracia e criticar redução de impostos, sabe-se Deus por que razão.
Wellington Gabriel de Borba
Pelo nível da sua pergunta dá pra ver qual é o seu pressuposto para dar uma de sabichão.
Wellington Gabriel de Borba
A única bolha e ignorância é a sua por pensar que pode reduzir a frase feitas (senso comum) assuntos que pessoas passam anos estudando e desenvolvendo soluções. Saneamento básico é assunto tão importante quanto mobilidade urbana porque ambos fazem parte do planejamento urbano, assim como a questão da segurança pública. Você deveria gastar o seu tempo e ir ao Google Acadêmico pesquisar alguns papers sobre o assunto. Inclusive, já ir dar uma olhada no Estatuto das cidades, que você nem deve conhecer, pra achar que sou ignorante e vivo numa bolha.
Wellington Gabriel de Borba
Todas as grandes cidades tem problemas reais de espaço, ou você acha que congestionamento as 18hs estão relacionados às pessoas quererem trafegar 12 Km/h para matar o tempo num via que pode ser 60 ou 80 Km/h? E você acha que a prefeitura de Tókio manda o dinheiro das sobretaxas ao transporte individual para onde? Acha que o metrô deles é um dos melhores do mundo por quê?Esquece o supercomunista, até mesmo porque parece que vc não entendeu que isso foi uma ironia, e pensa nas lógicas de todos essas localidades citadas com a crítica por trás da lógica empregada em São Paulo. É impressionante que algumas palavras chaves, como comunista, esquerda, ou ao que alguns entendem como conservadorismo (que é algo sério e que portanto de nada tem nessa política brasileira) faz com que fakes brotem do chão para discutir irritado moinhos de ventos.Relaxa, menino!
Bil
O Brasil não é São Paulo! O Brasil real é o lugar onde nem tem sinal de telefonia, onde o Uber nem chegou! Saia da bolha, pelo amor de Deus!!!
Bil
Você vive numa bolha, meu amigo ignorante. Fora da sua realidade de uber black, existe todo um Brasil em que tem cocô passando na porta de casa e o sonho do cabra é fugir do assaltante de ônibus que quer o seu moto g2, comprando um uno 95.
Bil
Peraê, se decidam: rico deve pagar mais ou menos impostos?
Love
Eu não conseguia imaginar ninguém defendendo essa ação ridícula... Até ler os comentários xD
Love & Peace
Eu não conseguia imaginar ninguém defendendo essa ação ridícula... Até ler os comentários xD
🇧🇷 Imperialista Brasileiro 🇧🇷
Piada de mau gosto!
🇧🇷 Imperialista Brasileiro 🇧🇷
Piada de mau gosto!
Love
Japão, "supercomunista", tem problemas reais de espaço, por isso o cuidado extremo para a venda de carros, lá você precisa de um documento comprovando que tem o espaço necessário para guardar seu veículo.Isso não é feito para "conscientizar a população a andar por meios alternativos", isso é para frear aqueles que tem dinheiro a não comprar um carro para cada membro da família, isso é um problema bem comunista não é? xD
Valter
Sinceramente eu não entendi essa de cobrar por "uso de via pública", a única coisa nisso que eu consigo enxergar é querer arrecadação, só isso!, daqui a pouco vão querer cobrar até de bicicleta, skate, patins, eu hein, para ser justo isso, deveria cobrar também de particulares que tem os mesmos equipamentos, o que também não faz o menor sentido, já pensou, todo mundo ter que pagar para usar uma bicicleta na rua?!. Regulamentar eu até concordo, para não virar bagunça e garantir um pouco de segurança.
fan
Fazia sentido ter carro quando esse era o único meio de transporte da época.Fazia sentido pegar ônibus quando esse era o meio de transporte mais barato.Hoje, caminhamos pra 2020 e ainda tem gente que quer viver em 2001. Não! Para.A sociedade precisa se moldar a novos tempos, hoje ter um carro se tornou extremamente caro e indeficiente do ponto de logística pra certas pessoas. E ao mesmo passo, o transporte público estagnou e se torna cada vez mais ineficiente e caro.Em alternativa a isso existem soluções modernas, advindas de um anseio da população por serviços melhores com preços mais em conta.E vem uma turminha, independente de que partido são, se meter no livre mercado. Querer regular quantos Uber tem na cidade pra que sempre esteja abaixo do número de táxis ou que a corrida mais barata seja sempre mais cara que a passagem de ônibus, chega a ser uma afronta.Bicicletas, patinetes, deveriam receber inventivos fiscais, por poluírem menos que um carro ou ônibus. Além de estimular o turismo, empreendedorismo, esse serviço dinamiza o meio de transporte e abre concorrência. Mas aparentemente essas pessoas não são a favor de livre mercado e concorrência.Acho sim que esses serviços tenham que ser regulados, mas para o bem e não para o mal do consumidor. Alguns políticos precisam entender que regular não é a mesma coisa que favorecer outras categorias, como conglomerados de transporte público e taxistas.Deveriam incentivar mais essa economia coletiva; bicicletas, patinetes, Ubers, porque o futuro é mobile. Podemos escolher ser um exemplo mundial de implementação amigável de meios de transporte coadjuvantes ou se fechar nesse mundinho tosco de conceitos antigos.
johndoe1981
Achei que São Paulo não teria um prefeito pior do que o Raddard, mas pelo visto estava enganado.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Ah o estado...
Lord Cheetos
"Ah, mas a prefeitura tem que arrecadar mais para investir em transporte/estradas"Vou deixar isso aqui e sair de fininho:Covas sanciona lei na surdina e turbina salários de secretários de São Paulo
Antony
Se o transporte público for de qualidade, é melhor pra todos que todo s o utilizem. Pelo teu raciocínio, o subsídio para quem instala placas solares, por exemplo, não deveria existir
Lord Cheetos
Será que vai dar para arrecadar o suficiente para pagar os R$ 44 mi de benefícios dos políticos? Ou pelo menos os R$ 14 mi em planos de saúde privado? Sera que vai sobra também para pagar o vale-alimentação mensal de R$570 mais o auxílios-refeição diário de $50? Pelo menos tenho certeza que vai dar pra pagar o Sálario-Esposa dos 12 mil funcionários da prefeitura :)
Wellington Gabriel de Borba
Londres e Paris devem estar cheias de políticos de esquerda cobrando caro para estacionar no centro depois que cobra caro no pedágio para acessar o mesmo centro. Tókio, supercomunista limitando o número de garagem por imóvel e cobrando caríssimo por uma concessão de garagem.
Wellington Gabriel de Borba
Sim, fora que a propriedade do carro já é algo do passado. Os aplicativos, as locação e a sobretaxação desse em favor de subsídios ao transporte coletivo ou cicloviário são provas disso.
Ricardo - Vaz Lobo
PERAÌ! Você está OFENDENDO o lugar onde moro???E quer saber de uma coisa??? Tá coberto de razão...O Rio tá uma quebrada com vista pro mar.
Wellington Gabriel de Borba
Só na sua cabeça. As políticas de mobilidade urbana de cidades como Londres, Paris, Amsterdã, Compenhague envolvem sobretaxar ao máximo o transporte individual e repassar os valores em forma de subsídios, tornando as passagens mais baratas, no financiamento de material rodante (trem e ônibus novos), isenções de passagens e obras como a construção de abrigos e faixas exclusivas. Aliás, pensar que o transporte coletivo é ineficiente e que o transporte individual deve ser voltado ao publico de maior renda só prova que você não leu nada sobre o assunto a não ser reportagem a toque de frase feita e faz parte do mesmo imaginário rodoviarista do século passado!
Codorna
engraçado que quem geralmente quer barrar as inovações são justamente políticos de esquerda.... para defender taxistas, empresas de onibus, etc.
Wellington Gabriel de Borba
Eu não falei que a culpa é do conservadorismo, falei que as ideias mais reacionárias e atrasadas estão usando esse rótulo para ficar menos feio. Espero que tenha entendido agora.
brunocabral
Bruno Covas, um poste que faz a Dilma parecer amadora na estupidez.
Bil
É, o certo seria forçar a pobraiada toda a andar num metrô/ônibus sucateado, correndo risco de assaltos dentro do transporte e no percurso que fará à pé do ponto até chegar a sua casa. Só ricos deveriam ter acesso a esse privilégio de segurança e mobilidade.Percebeu como sua ideia é absolutamente estúpida? Ditadorzinho!
Wendel Schelhan
Jogaram cobrança de imposto no conservadorismo. E eu achando que já tinha visto de tudo.
Wendel Schelhan
Existe algum plano obscuro pra reduzir São Paulo a um Rio de Janeiro?
Barzarch
O proprietário de veículo automotor ou mesmo as montadoras não se responsabilizam por um centavo com relação ao dano ambiental causado. Nada do que se paga pelo IPVA é destina à reparação de danos ambientais ou indenização às pessoas pelos problemas de saúde causados.
Wellington Gabriel de Borba
O certo seria a prefeitura sobretaxar o transporte individual motorizado para subsidiar o transporte coletivo e o individual não motorizado, bicicleta e patinetes. Mas nunca antes na história desse país o Brasil elegeu tanta gente velha, reacionária, com a cabeça no século passado e com o nome lustroso de conservadores. Carro é coisa do passado.
Ricardo - Vaz Lobo
Seria resultado da diminuição de veículos pagadores de multas/ipvas nas ruas?
Andre Souza
Parabéns. Acabaram de inviabilizar um serviço útil e ecológico, espantando empregos. Burrocratas. ¬¬