O que é upload?

Upload é o envio de arquivos de um terminal local para um sistema remoto; veja como funciona esse processo e a sua diferença para o download

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é upload? (Imagem Vitor Pádua / Tecnoblog)

O upload é o contrário de download, ambos dois lados de uma mesma moeda. Eles são os termos que descrevem processos de transferência de arquivos entre o usuário e serviços na internet, que usam o modelo cliente/servidor. Saiba abaixo, em mais detalhes, o que é upload.

Basicamente, upload significa enviar arquivos (sejam fotos, documentos em texto, sons e vídeos, por exemplo) do seu terminal local (computador, celular ou outro dispositivo) para um sistema externo remoto.

Sabe quando você envia um arquivo por e-mail? Ou quando publica uma foto no Instagram ou Facebook? Isso é o upload. Você está transferindo um arquivo do seu dispositivo local para um sistema online.

Como funciona o upload

Todas as tarefas que realizamos através da internet, em qualquer dispositivo inteligente, dependem da comunicação entre, no mínimo, duas partes, sendo elas as que armazenam os dados e as que solicitam o acesso aos mesmos.

O terminal que guarda os dados e informações é chamado de “servidor”, enquanto o requerente, que solicita o acesso aos dados (seja entrar em um site ou fazer o download de um arquivo) é chamado “cliente”. A esse modelo de comunicação é dado o nome de cliente/servidor.

Quando visitamos um site ou iniciamos a conexão a um serviço, informações são trocadas entre o seu dispositivo (cliente) e o site ou serviço (servidor).

Sendo assim, os dados enviados no sentido cliente-servidor, são as operações de “upload”, ou de carregamento de dados para serviços externos online, como já comentado acima.

Qual a diferença entre download e upload?

O modelo cliente/servidor também é usado em downloads, no entando, no serntido inverso.

Se para o upload os dados são enviados no sentido cliente-servidor, no download o sentido é o sentido inverso, servidor-cliente, ou de salvamento de dados, como quando baixamos uma imagem do Google Imagens, por exemplo.

Assim, a diferença básica entre download e upload é apenas o sentido na troca de arquivos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Download e upload na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados