Início » Aplicativos e Software » Google Chromecast e Nest Hub mudam relógio mesmo com fim do horário de verão

Google Chromecast e Nest Hub mudam relógio mesmo com fim do horário de verão

Google Chromecast e Nest Hub (Home Hub) entram no horário de verão e adiantam relógio; saiba resolver (mudar fuso horário)

Felipe Ventura Por

O Google avisou que dispositivos Android poderiam adiantar o relógio em uma hora neste domingo (3), por acharem que haveria horário de verão este ano. Você provavelmente já deve ter corrigido isso, mas há outro problema: o Chromecast e o alto-falante Nest Hub (antes Home Hub) mostram a hora errada e é difícil corrigi-la. Há uma solução paliativa enquanto esses dispositivos não recebem uma atualização.

Chromecast

O Chromecast exibe um relógio na TV quando está em modo standby. Eu tenho o dispositivo e notei na noite passada que ele estava com o horário errado. Meu aplicativo Google Home está atualizado (2.15.414 no iOS), e meu celular não se adiantou em uma hora.

O relógio do Chromecast segue uma configuração própria, independente do celular. Não é possível ajustar a data e hora em si, apenas o fuso horário — e ele está configurado por padrão para "Horário de Verão de Brasília (São Paulo)". Por isso, a solução é escolher outro fuso, chamado "Horário Padrão de Brasília (Araguaína)".

Para consertar o relógio do Chromecast, siga esses passos:

  • ligue sua TV com o Chromecast;
  • abra o app Google Home no iPhone ou Android;
  • toque no nome do seu Chromecast (o meu é chamado de "Sala de estar");
  • toque na engrenagem, no canto superior direito da tela;
  • desça a lista e encontre a opção Fuso horário;
  • escolha o Horário Padrão de Brasília (Araguaína);
  • o relógio do Chromecast será corrigido imediatamente.

Uma solução paliativa para o Google Nest Hub (Home Hub)

Google Home Hub (Nest Hub)

E no caso do alto-falante Nest Hub, antes conhecido como Home Hub? O Google diz em vários artigos de suporte que, para mudar o fuso horário, é necessário alterar o endereço cadastrado no dispositivo. Claro, se você fizer isso, ele pode se confundir ao recomendar trajetos para seu trabalho ou para locais em sua Google Agenda.

Essa é uma solução paliativa para quem prefere exibir a hora certa na tela de 7 polegadas:

  • abra o app Google Home no iPhone ou Android;
  • toque no botão Home no canto inferior esquerdo da tela;
  • toque no nome do seu Nest Hub ou Home Hub;
  • toque na engrenagem, no canto superior direito da tela;
  • encontre a opção Endereço do dispositivo e toque nela;
  • insira um endereço de algum desses locais:
    • estado do Tocantins, que não adota o horário de verão desde 2013 — ele está no Horário Padrão de Brasília (Araguaína);
    • Argentina ou Uruguai, que permanecem sempre no padrão UTC-3 (assim como a maior parte do Brasil) e não adotam horário de verão.
  • toque em Definir endereço.

Esperamos que o Google libere uma atualização em breve para dispensar os passos acima. Isso deve ser questão de tempo: Priscila Queiroz, líder de Publicação da Riot Games no Brasil, conta no Twitter que o Nest Hub informa a hora correta se você pergunta para a assistente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fernando Riva
A solução paliativa é desconectar o relógio do celular (desligar o bluetooth do celular), aí o relógio permite definir a hora manualmente. Além de mudar a hora, mude também o fuso horário do relógio, para GMT -4h. Agora já pode reconectar o celular ao relógio.
marco aurelio stacul siqueira
Obrigadão!
HolmesT
Cara, a dificuldade aqui é grande, não tô afim de desenhar pra ti e nem continuar com esse assunto.Mas vou fazer um único cenário pra você.Eu não assisto TV aberta, então nunca sei quando é o horário de verão, portanto, não sei quando o ajustar. Passou o dia, mudou o horário de verão e eu não sabia (Como aconteceu na maioria dos anos, onde só me toquei do horário de verão quando o celular pulou uma hora).Diante disso, como dizer que o meu "relógio burro" é confiável ou saber que tenho que ajusta-lo?Será que agora consegue entender, ou ainda tá difícil? O resto não é balela, é que sua capacidade de pensar nos diferentes cenários é nula, você olha para uma única situação e toma como verdade absoluta, mostra-se incapaz de analisar situações e suas probabilidades.Além disso, eu deixei bem claro, desde o começo, o cenário em que o horário de verão não foi cancelado, para mostrar que o "relógio burro" também está vulnerável a intervenção humana que cause um "erro" futuro. Infelizmente, novamente demonstrando sua incapacidade, você não conseguiu assimilar o que foi dito.Portanto, passar bem, chega dessa conversa que não leva a lugar algum.
Diego
Lembrando que as respostas tem como base o comentário sobre o relógio burro do outro rapaz e também do conhecimento prévio que já tínhamos sobre o cancelamento do horário de verão."Se você não sabe que o relógio está adiantado ou não..."A gente sabe sim, se eu dormi sem ajustar o relógio burro, ele está com a hora certa 🤷‍♂️, ou seja, seria o único local seguro pra confirmar a hora.É simples, esse foi ponto que o rapaz apresentou desde o começo, todo resto é balela.
Diego
Sim, sabemos.
Diego
Ou seja, alguém daqui esqueceu de avisar o pessoal de lá.
Vinicius Machado
os aparelhos obtem a hora de servidores FORA DO NOSSO PAÍS
Henrique Picanço
Espero que venha outro presidente, mas não precisa voltar com o horário de verão, não! kkkk
Júlio Vasel
O Gear S3 mudou esse último sábado também e não to conseguindo voltar. dá de voltar mas só qundo o celular tá desconectado. voltou a conexão, volta pro horário de verão... alguém já conseguiu arrumar?
Lucas Carvalho
No terceiro erro (ocorrido em 03 de nov) você pode colocar parte da culpa no Governo atual dizendo que ele não deu tempo suficiente.No segundo erro (ocorrido em 27 de out) você pode colocar um parte menor ainda de culpa no Governo anterior dizendo que ele não deu tempo suficiente (uma parte menor de culpa porque a mudança foi anunciada já no final de 2017, há quase 2 anos).No primeiro erro (ocorrido em 29 de set) acredito que a culpa seja só das empresas de telefonia.
Lucas Carvalho
com certeza
Vagner Valim
Se atrasasse o relógio mas falasse Português, estava bom! Comprei o Google Nest Hub com a promessa de que disponibilizariam o idioma em Português em breve... Este "breve" já dura quase um ano. Incrível a passividade da Google, ver a Alexa dominar o mercado e nem ao menos disponibilizar o idioma para os que ainda teimam em acreditar que o Google Assistente é melhor... Lamentável, Google, LAMENTÁVEL!!!
HolmesT
PS: se com muito texto, explicando os detalhes você não consegue entender, imagina com pouco.Não é falta de lógica, é falta de raciocínio de quem leu.
HolmesT
Pqp!Pinta o cabelo de outra cor, por favor!Raciocina jovem, se você não sabe que o relógio está adiantado ou não, não importa se ele é burro ou automático, sacou?Percebe agora que a mudança de fusos horário mal programada como são as nossas, pode causar problema independente do tipo de atualização, manual ou automática?Se precisar eu desenho.
Diego
Se aconteceu o problema, é pq um dos lados fez cagada, seja por não dar o tempo, por não fazer a mudança ou, por não checar se a mudança foi feita.
Diego
Muito texto e pouca lógica. Ao acordar, como saber se o relógio está ou não adiantado ou atrasado? Esse é o ponto.Você está partindo do princípio de que alguém acorda já sabendo que a hora está certa ou errada, e isso não faz sentido.
Zé das Covi
um monte de coisa ficou bagunçada, aqui na firma tivemos problema com servidores da aws, com slack e alguns outros serviços como slack
Anakin
Saudades horário de verão, que em 2022 outro presidente entre e volte com ele 😁😁
johndoe1981
Olha aí o lado bom rs
HolmesT
Como disse, devido a uma manipulação do ser humano. O horário de verão foi cancelado de ultima hora e "quebrou" as regras. Talvez uma I.A cuidando dos fusos horários pudesse resolver isso? Talvez, mas talvez ela também se perdesse em algum momento.Enquanto houver interferência humana, sempre haverá alguma possibilidade de erro e com isso trabalho para o ser humano.
Andre Kittler
Verdade, muito tempo perdido aqui mesmo (apesar que hoje está tranquilo o serviço, estou com o tempo :)Mas sabe, estou cansando de tecnologia devido a isso. Estamos chegando em 2020 e ainda temos problemas bestas, repetidos sempre. Agora é isso, amanha será alguma outra bobagem.Cara, isso não era para ser assim mais. Vivemos já no futuro que sonhávamos, estamos começando a conversar com computadores e deixar eles dirigirem por nós, mas ainda assim conseguimos fazer as falhas mais bestas....
HolmesT
Deixa de ser burro, cara! Se você sabe que o horário de verão foi cancelado e vai corrigir o "relógio burro", também pode fazer o mesmo no do sistema.Parece que a burrice está em quem não consegue viver sem a atualização automática...Para e pensa um pouquinho antes de ficar repetindo o que os amiguinhos falaram. Horário de verão não foi cancelado, você acorda e seu rádio relógio está uma hora atrasado. O que você faz? Corrige ;)Sistema operacional atualizou o horário de verão, mas o horário de verão foi cancelado, o que você faz? Corrige!Eu não disse que não é uma falha, disse que não é nada para tanto barulho. Mas parece que a automatização de algumas coisas tirou a capacidade de raciocínio tua.
Lucas Carvalho
as mudanças não aplicadas no Google e em outros Sistemas e nas empresas de telefonia foram culpa do Governo? A opção do Governo seria ter deixado o horário de verão como estava, mesmo assim o problema teria ocorrido 2 vezes (já que ele ocorreu 3 vezes: 29 de set, 27 de out, 03 de nov).Se você me disser que o Governo tem PARTE da culpa por não dar um prazo maior como foi dito que foi feito na Europa eu até poderia concordar contigo, mas isso não resolveria os outros 2 casos que aconteceram.
HolmesT
Amigo, também sou de T.I a diferença é que não problematizo uma falha de fuso horário de um dispositivo que o impacto é nulo.Além do mais, se você é de T.I deveria ao menos saber que não é assim que funciona, a Google/Microsoft/Apple e assim por diante possuem presença em todo o mundo e a menor das atualizações, requer uma pipeline a ser seguida. Além do mais, tenho certeza que a empresa não está tão preocupada assim se o fuso horário de determinada região do Brasil terá ou não o horário de verão.O erro fora reportado e em breve deve ter uma atualização. É uma falha, sim, mas nada para tantos textos e matérias dedicadas. Cai nesta matéria por acaso e já me arrependo do tempo perdido nela, apenas fiquei indignado com tanta polemica com algo que não mudou a vida de ninguém. O erro de suporte ao fuso horário não é diferente da falta de suporte a determinado idioma. Como disse, se falássemos de sistemas vitais que causaram impacto financeiro, tudo bem, mas porque o Chromecast de alguem está com uma hora adiantada é muito barulho a toa, praticamente falta do que reclamar.Eu aposto qualquer coisa que um sistema qualquer de sua empresa, já teve que receber um paleativo manual enquanto uma correção não era aplicada pela área de sustain de sua companhia. São coisas da vida, esperemos apenas que não tenham feito tanta tempestade contigo, como você fez por aqui.Bem, seja feliz com sua revolta contra as vilânicas empresas que não se atentaram para o cancelamento do horário de verão.Abraços e encerro por aqui.
Diego
Deixa de ser burro cara, se ele e todos nós, sabemos que o horário de verão foi cancelado, ao olhar pro relógio burro, o rapaz faria o ajusta na hora pq ele sabe que o relógio não sofreu alteração, já quem acordou e só tinha disponível sistemas automáticos para hora, estaria perdido.
Diego
Sim, a culpa é do Governo, que não sabe se preparar para as mudanças que o próprio se propõe, ano passado foi uma vergonha, esse ano tempo.
Highlander
Errou duas vezes o Google, porque o calendário do horário de verão foi há 2 semanas!
Isaquiel
Não consegui mudar aqui. Fiz todos os passos.
Andre Kittler
Ta tanta coisa errada nesse comentário...É besteira um relógio do chromecast, não precisa funcionar? Isso é o que? faz parte da reunião de marketing do google? "E vamos incluir, entre as 3 coisas que o device fornece na tela o tempo inteiro, o relógio. Besteira, as vezes pode não estar certo, mas não tem problema.... numa dessas o pessoal do software arruma mais tarde daí...."Cara, eu trabalho com TI. Sabe porque dezenas de clientes não tiveram problema? Porque trabalhando em TI e vivendo no brasil eu meio que sei a muito, muito, muito tempo, que isso iria ocorrer... sejamos honestos, falhei em alguns clientes. Mas por favor, culpa minha de burrice minha. Atrapalhou? Não, dei sorte. Mas pensa, gerencio dezenas de pequenos clientes, tipo umas 20 pessoas cada rede.Se eu tenho como o google o que, uns 6 sistemas amplamente utilizados... POR MILHARES DE PESSOAS CADA, como pode isso passar batido? Serio?!!! Ninguém controla, apenas vendem?Sou "bom demais" por pensar em meus clientes pequenos? Pois apenas me achei não-irresponsável, fazendo exatamente o que me pagam para fazer. É básico, é simples, é inadmissível que isso seja uma surpresa, que "é normal faz parte". Expectativa zero hein, tu deve ser uma ótima pessoa para ter como cliente.PS: e foi verdade a historia, me perdi no horário domingo. Tecnologia era para facilitar sempre, e ainda mais em coisas básicas. Mas temos falhas de relógio desde a década de 90 em celular (e afins). Basta né, puxa....
HolmesT
Então o fato de o relógio atualizar o fuso horário automaticamente o torna incapaz de saber quando ele está errado, mas quando você ajusta manualmente, você é a prova de falhas?Sorry, mas você está problematizando um problema ridículo. Se estivéssemos falando de um problema de fuso horário nos sistemas de servidores de bancos, bolsa de valores e assim por diante, concordaria que houve um problema gigantesco.Agora no celular e no Chromecast é enfadonho, como você mesmo disse, é só um relógio. No celular você ajusta manualmente em um minuto.A atualização deve sair em breve, mas na boa, isso não é um bug do milênio para tanto foco no assunto, é apenas um relógio adiantado. Nunca vi noticiarem na época que meu relógio de corda, adiantava ou atrasava...
Lucas Carvalho
parece que o erro "só" aconteceu 2 vezes e foi devido ao fato do horário de verão brasileiro ter sido alterado a partir de 2018. Alguns Sistemas ainda estariam usando o modelo anterior a 2018 (3º domingo de outubro) e outros estariam usando o modelo de 2018 (1º domingo de novembro)
Lucas Carvalho
é isso que eu acho interessante, os Sistemas mudaram o horário sozinho, mas esses casos aconteceram 3 vezes, aí vem as perguntas: qual era a data correta? tem uma data correta? se não, como podemos implementar isso de forma automaticamente de forma bem adiantada se não tem uma data correta.
Lucas Carvalho
o pior é que aconteceu 3 vezes esse ano, se fosse só 1 vez bastava avisar todo mundo e pronto, 99% dos problemas estavam resolvidos, algum ou outro desavisado iria se lascar, mas é da vida
Lucas Carvalho
o pior é que aconteceu 3 vezes esse ano, se fosse só 1 vez bastava avisar todo mundo e pronto, 99% dos problemas estavam resolvidos, algum ou outro desavisado iria se lascar, mas é da vida
Andre Kittler
Eu saberia, pois nesse relógio eu não espero que uma empresa ajuste: EU ajusto, sempre, sem falhar, como fiz durante toda a vida. Google: tenho experiencia nisso, vocês evidentemente não. Me contrata?Na realidade parte da culpa é do governo, e por isso que a Europa não vai terminar amanha o horário de verão, e sim apenas em 2021:"The Internet Assigned Numbers Authority, which coordinates changes to the time zone database used by most computers and smartphones, notes that "With less than a year's notice there is a good chance that some computer-based clocks will operate incorrectly after the change, due to delays in propagating updates to software and data."Mas parte apenas.Hoje é segunda feira! Após meio dia!!Ninguém que trabalha no google brasil usa o chromecast?!! Pois não foi bug pontual, foi uma falhe evidente desde domingo pela manhã que atinge TODOS! Ou isso, ou a empresa está envolta em um caos burocrático para ajustar isso, e sejamos franco é uma solução horrivelmente simples. E ambas respostas são intoleráveis!Não apenas não devia ter ocorrido, como já que ocorreu meu deus, é só um relógio!
Ed. Blake
Este ano os atrasados do Enem chegaram no horário graças à incompetência do Google.
Ed. Blake
Este ano os atrasados do Enem chegaram no horário graças à incompetência do Google.
HolmesT
Se o horário de verão não tivesse sido cancelado, você olharia para seu "relógio burro" e ficaria sem saber que horas tem.Isso não é culpa do sistema ser confiável ou não, mas sim da interferência humana como sempre. Aqui motivada pelo fato de manipularmos o fuso horário.
Andre Kittler
Domingo pela manhã: chromecast e um android em 1 horário, windows e outro android em outro horário. Me viro para o microondas, e agradeço ainda ter um relógio burro para saber coisas como "mas que hora é??".Parabéns a todos envolvidos. Finalmente, nem no relógio nossos sistemas conseguem ser confiáveis.
Yago G. Oliveira
Aqui também aconteceu