Início » Aplicativos e Software » Google Chromecast e Nest Hub mudam relógio mesmo com fim do horário de verão

Google Chromecast e Nest Hub mudam relógio mesmo com fim do horário de verão

Google Chromecast e Nest Hub (Home Hub) entram no horário de verão e adiantam relógio; saiba resolver (mudar fuso horário)

Felipe Ventura Por

O Google avisou que dispositivos Android poderiam adiantar o relógio em uma hora neste domingo (3), por acharem que haveria horário de verão este ano. Você provavelmente já deve ter corrigido isso, mas há outro problema: o Chromecast e o alto-falante Nest Hub (antes Home Hub) mostram a hora errada e é difícil corrigi-la. Há uma solução paliativa enquanto esses dispositivos não recebem uma atualização.

Chromecast

O Chromecast exibe um relógio na TV quando está em modo standby. Eu tenho o dispositivo e notei na noite passada que ele estava com o horário errado. Meu aplicativo Google Home está atualizado (2.15.414 no iOS), e meu celular não se adiantou em uma hora.

O relógio do Chromecast segue uma configuração própria, independente do celular. Não é possível ajustar a data e hora em si, apenas o fuso horário — e ele está configurado por padrão para “Horário de Verão de Brasília (São Paulo)”. Por isso, a solução é escolher outro fuso, chamado “Horário Padrão de Brasília (Araguaína)”.

Para consertar o relógio do Chromecast, siga esses passos:

  • ligue sua TV com o Chromecast;
  • abra o app Google Home no iPhone ou Android;
  • toque no nome do seu Chromecast (o meu é chamado de “Sala de estar”);
  • toque na engrenagem, no canto superior direito da tela;
  • desça a lista e encontre a opção Fuso horário;
  • escolha o Horário Padrão de Brasília (Araguaína);
  • o relógio do Chromecast será corrigido imediatamente.

Uma solução paliativa para o Google Nest Hub (Home Hub)

Google Home Hub (Nest Hub)

E no caso do alto-falante Nest Hub, antes conhecido como Home Hub? O Google diz em vários artigos de suporte que, para mudar o fuso horário, é necessário alterar o endereço cadastrado no dispositivo. Claro, se você fizer isso, ele pode se confundir ao recomendar trajetos para seu trabalho ou para locais em sua Google Agenda.

Essa é uma solução paliativa para quem prefere exibir a hora certa na tela de 7 polegadas:

  • abra o app Google Home no iPhone ou Android;
  • toque no botão Home no canto inferior esquerdo da tela;
  • toque no nome do seu Nest Hub ou Home Hub;
  • toque na engrenagem, no canto superior direito da tela;
  • encontre a opção Endereço do dispositivo e toque nela;
  • insira um endereço de algum desses locais:
    • estado do Tocantins, que não adota o horário de verão desde 2013 — ele está no Horário Padrão de Brasília (Araguaína);
    • Argentina ou Uruguai, que permanecem sempre no padrão UTC-3 (assim como a maior parte do Brasil) e não adotam horário de verão.
  • toque em Definir endereço.

Esperamos que o Google libere uma atualização em breve para dispensar os passos acima. Isso deve ser questão de tempo: Priscila Queiroz, líder de Publicação da Riot Games no Brasil, conta no Twitter que o Nest Hub informa a hora correta se você pergunta para a assistente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fernando Riva

A solução paliativa é desconectar o relógio do celular (desligar o bluetooth do celular), aí o relógio permite definir a hora manualmente. Além de mudar a hora, mude também o fuso horário do relógio, para GMT -4h. Agora já pode reconectar o celular ao relógio.

marco aurelio stacul siqueira

Obrigadão!

HolmesT

Cara, a dificuldade aqui é grande, não tô afim de desenhar pra ti e nem continuar com esse assunto.

Mas vou fazer um único cenário pra você.

Eu não assisto TV aberta, então nunca sei quando é o horário de verão, portanto, não sei quando o ajustar. Passou o dia, mudou o horário de verão e eu não sabia (Como aconteceu na maioria dos anos, onde só me toquei do horário de verão quando o celular pulou uma hora).

Diante disso, como dizer que o meu "relógio burro" é confiável ou saber que tenho que ajusta-lo?

Será que agora consegue entender, ou ainda tá difícil? O resto não é balela, é que sua capacidade de pensar nos diferentes cenários é nula, você olha para uma única situação e toma como verdade absoluta, mostra-se incapaz de analisar situações e suas probabilidades.

Além disso, eu deixei bem claro, desde o começo, o cenário em que o horário de verão não foi cancelado, para mostrar que o "relógio burro" também está vulnerável a intervenção humana que cause um "erro" futuro. Infelizmente, novamente demonstrando sua incapacidade, você não conseguiu assimilar o que foi dito.

Portanto, passar bem, chega dessa conversa que não leva a lugar algum.

Diego

Lembrando que as respostas tem como base o comentário sobre o relógio burro do outro rapaz e também do conhecimento prévio que já tínhamos sobre o cancelamento do horário de verão.

"Se você não sabe que o relógio está adiantado ou não..."

A gente sabe sim, se eu dormi sem ajustar o relógio burro, ele está com a hora certa 🤷‍♂️, ou seja, seria o único local seguro pra confirmar a hora.

É simples, esse foi ponto que o rapaz apresentou desde o começo, todo resto é balela.

Diego

Sim, sabemos.

Diego

Ou seja, alguém daqui esqueceu de avisar o pessoal de lá.

Vinicius Machado

os aparelhos obtem a hora de servidores FORA DO NOSSO PAÍS

Henrique Picanço

Espero que venha outro presidente, mas não precisa voltar com o horário de verão, não! kkkk

Júlio Vasel

O Gear S3 mudou esse último sábado também e não to conseguindo voltar. dá de voltar mas só qundo o celular tá desconectado. voltou a conexão, volta pro horário de verão... alguém já conseguiu arrumar?

Lucas Carvalho

No terceiro erro (ocorrido em 03 de nov) você pode colocar parte da culpa no Governo atual dizendo que ele não deu tempo suficiente.
No segundo erro (ocorrido em 27 de out) você pode colocar um parte menor ainda de culpa no Governo anterior dizendo que ele não deu tempo suficiente (uma parte menor de culpa porque a mudança foi anunciada já no final de 2017, há quase 2 anos).
No primeiro erro (ocorrido em 29 de set) acredito que a culpa seja só das empresas de telefonia.

Lucas Carvalho

com certeza

Vagner Valim

Se atrasasse o relógio mas falasse Português, estava bom! Comprei o Google Nest Hub com a promessa de que disponibilizariam o idioma em Português em breve... Este "breve" já dura quase um ano. Incrível a passividade da Google, ver a Alexa dominar o mercado e nem ao menos disponibilizar o idioma para os que ainda teimam em acreditar que o Google Assistente é melhor... Lamentável, Google, LAMENTÁVEL!!!

HolmesT

PS: se com muito texto, explicando os detalhes você não consegue entender, imagina com pouco.

Não é falta de lógica, é falta de raciocínio de quem leu.

HolmesT

Pqp!

Pinta o cabelo de outra cor, por favor!

Raciocina jovem, se você não sabe que o relógio está adiantado ou não, não importa se ele é burro ou automático, sacou?

Percebe agora que a mudança de fusos horário mal programada como são as nossas, pode causar problema independente do tipo de atualização, manual ou automática?

Se precisar eu desenho.

Diego

Se aconteceu o problema, é pq um dos lados fez cagada, seja por não dar o tempo, por não fazer a mudança ou, por não checar se a mudança foi feita.

Exibir mais comentários