Início » Aplicativos e Software » Waze Carpool ganha pontos de carona em São Paulo

Waze Carpool ganha pontos de carona em São Paulo

Com 4,5 milhões de usuários em São Paulo, Waze Carpool adotou instalou pontos em algumas vias movimentadas

Victor Hugo Silva Por

O Waze anunciou nesta terça-feira (5) que o Carpool passará a contar com pontos físicos para ajudar os motoristas e os passageiros a se encontrarem. A empresa está testando a novidade em São Paulo, onde dois modelos já estão sendo utilizados.

Pontos de carona do Waze

Foto: Divulgação/Waze

Um deles é o de pontos de encontro, isto é, totens na calçada que servem para realizar paradas rápidas de embarque e desembarque. O Waze também utiliza parklets, espaços maiores em que os passageiros podem aguardar sentados pela carona.

Os primeiros pontos de carona atendem às rotas muito utilizadas pelos usuários e foram escolhidos com base em dados coletados pelo aplicativo. Segundo a empresa, eles estão presentes nos seguintes endereços:

  • Rua Raul Saddi, 70 – Butantã (parklet)
  • Avenia Hélio Pellegrino, 1341 – Vila Nova Conceição
  • Avenida Cidade Jardim, 125 – Jardim Paulistano
  • Praça Luís Carlos Paraná – Barra Funda
  • Viaduto Antártica (Avenida Francisco Matarazzo com Rua Pedro Machado) – Barra Funda

Lançado no Brasil em agosto de 2018, o Carpool já ajudou a realizar quase dois milhões de caronas. No país, a plataforma é mais popular em Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco. Em números globais, o serviço registrou cerca de 700 mil caronas em outubro.

“Não vemos outras empresas como nossa concorrência. Nossa competição está em dirigir sozinho”, diz o CEO do Waze, Noam Bardin. “Precisamos convencer as pessoas a não dirigirem sozinhas. Esse é o desafio mais difícil: mudar o que você faz todos os dias. Essa é a nossa competição”.

E, apesar dos números expressivos, o Waze ainda não lucra com o Carpool. Para o executivo, antes de ganhar dinheiro, a empresa precisa estimular a adoção de uma cultura de compartilhamento de carro entre pessoas que vão para destinos próximos.

“Estamos perdendo dinheiro na maioria das viagens”, diz. “Estamos pagando aos motoristas mais do que coletamos dos passageiros porque temos que fazer essa mudança de comportamento. A longo prazo, acreditamos que ficaremos com uma parte da transação”.

Como um serviço de mapas, o Waze conta com mais de 130 milhões de usuários mensais. No Brasil, o app tem mais de 10 milhões de usuários (4,5 milhões apenas em São Paulo) que ficam, em média, 1h56min por dia na plataforma.

A empresa espera que os pontos físicos em São Paulo sirvam não somente para melhorar a experiência dos usuários do Carpool, mas também para estimular outras pessoas a experimentarem se deslocar na cidade por meio de caronas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Rezende

Não deveriam liberar nem pra taxi com passageiro haha.

Zé das Covi

aqui em sp poderia liberar o uso dos corredores de ônibus, mas eu confesso que em menos de 3 meses vai ter um monte de anuncio no ML de bonecos pra botar no banco do carona

Thiago Calazans

Síndrome da microcefalia

Wellington Gabriel de Borba

O que faz do Carpool popular em Goiânia são as pessoas que vão a Brasília.

Doug
Agora é esperar a prefeitura cagar.
Doug

Agora é esperar a prefeitura cagar.

Joaobatistade

Boa :)

Daniel
Primeira coisa que deveriam fazer é investir na própria plataforma. Duvido que exista um serviço do Google com tantos bugs. O aplicativo vive suspendendo contas, desconectando motoristas e passageiros habituais, enfim... É ótimo e ajuda muito, mas tem um mundo pela frente para melhorar.
Daniel

Primeira coisa que deveriam fazer é investir na própria plataforma. Duvido que exista um serviço do Google com tantos bugs. O aplicativo vive suspendendo contas, desconectando motoristas e passageiros habituais, enfim... É ótimo e ajuda muito, mas tem um mundo pela frente para melhorar.

Diego F. Duarte

eu entro nessa conta... Combinei com um kra do meu antigo trampo pra pegar carona por ele pelo Carpool, mas acabou q os horarios nunca davam certo. No fim, desisti

Diogo

Ué, pessoas fazem corridas pagas todos os dias para estranhos, porque não fariam caronas pagas?

Cazalbé

Não pode dar a mão que nego quer o pé...kkkk
Mas tô contigo, curti também a faixa dedicada hehehe

Robson Bastos

Ideia muito bacana. Venho utilizando a algumas semanas e tem dado super certo.
Só é ruim os usuários que se cadastram e nunca mais abrem o app... 😅

Cazalbé

Acho que curti a ideia

Diego F. Duarte

Ah, os carpool spots, tipo tem nos EUA.

Se resolverem implementar faixas expressas pra carpooling aki, nao vou reclamar tb lol