Início » Aplicativos e Software » Chrome e Firefox vão ocultar pedidos de sites para enviar notificações

Chrome e Firefox vão ocultar pedidos de sites para enviar notificações

Usuários do Chrome e Firefox terão que clicar em um botão discreto para ativar notificações

Paulo Higa Por

Notificações de sites são como pop-ups: eles até tiveram alguma utilidade no começo, mas rapidamente passaram a ser mal usados e se tornaram incômodos. Tanto é que o Google Chrome e o Mozilla Firefox planejam acabar com os pedidos de notificações: as janelas serão ocultadas por padrão e o usuário terá que ativamente clicar em um botão na barra de endereços para passar a receber os alertas no desktop.

Mozilla Firefox 70 com mudança nas notificações

O Firefox é o primeiro a fazer as alterações para mais usuários. A partir da versão 70, os pedidos de notificações ainda aparecem, mas com duas opções: “Permitir” e “Nunca” (antes, os botões eram “Permitir” e “Não agora”). Já no Firefox 72, haverá apenas um ícone de notificação discreto na barra de endereços: o usuário deverá clicar nele para que o pedido surja na tela.

A Mozilla explica que, durante um mês, usuários do Firefox 63 receberam 1,45 bilhão de pedidos de notificações e apenas 23,66 milhões foram aceitos — ou seja, quase 99% não tiveram sucesso. Além disso, em cerca de 500 milhões de pedidos, os usuários ativamente rejeitaram as notificações, gastando tempo para apertar o “Não agora”.

Google Chrome 78 com mudanças nas notificações

No Chrome, a mudança está em testes. Na atual versão 78, você pode acessar o chrome://flags/#quiet-notification-prompts e ativar a opção “Quieter notification permission prompts”. Dessa forma, quando um site tentar mostrar um pedido de notificação, o navegador exibirá a mensagem “Notificações bloqueadas”. Será necessário clicar no botão e depois em “Permitir para este site” para recebê-las.

Notificações mal usadas

O Bleeping Computer nota que redes de anúncios de baixa qualidade têm se aproveitado do recurso de notificações para disseminar spam. Em uma das propagandas de exemplo, o usuário é induzido a clicar no botão de ativar as notificações para conseguir assistir a um vídeo.

Como não é trivial desativar posteriormente as notificações, que são exibidas na área de trabalho mesmo se você estiver visitando outro site, ou em alguns casos até se o navegador estiver fechado, o recurso acaba direcionando as vítimas para malwares, softwares indesejados e sites adultos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ademir Filho

sério?!
não sabia disso.
vou pesquisar isso aí.

Credulos

Firefox é vida, nesse quesito ele não perde para ninguém, tudo é configurável.

zoiuduu .

lugar nenhum...foi so um comment offtopic msm

Zé Colmedia

Muito chatos as notificações pipocando.

doorspaulo
Primeira coisa que faço no FF é ir nas configs desativar isso, junto com o autoplay e a solicitação de localização. Povo abusa de recursos, pqp.
doorspaulo

Primeira coisa que faço no FF é ir nas configs desativar isso, junto com o autoplay e a solicitação de localização.

Povo abusa de recursos, pqp.

Gabriel P B

pelo menos não sera necessário negar 2 vezes

Gabriel P B

Primeira coisa que faço é ir nas configs desativar o recebimento de qq notificação. Isso até deveria salvar nas informações da conta do google

Denis

sem dúvida! Esse é um jogo eterno de batalha entre navegadores e programadores sacanas...quase igual batalha vírus/anti-vírus!

Wellington Gabriel de Borba

Finalmente... É impressionante como eles gostam de saturar tudo.

MagicCarpetDriver

Tb desligo. No Firefox tem como desligar

Lucas Carvalho

apesar do LekyChan não ter falado em cookies ele falou em medidas que alguns sites obrigam você a fazer antes de acessá-lo, o zoluduu fez meio que um off-topic, mas não tanto

RODRIGO

Pior a isso é o autoplay, ô coisa ruim do inferno, do nada lendo um site lá vem no susto, tá doido!!!

Felipe Liʍa

A maioria dos sites do mundo todo estao com essas mensagens de cookies, porém vem no rodape e nao atrapalha a navegação. No caso da matéria do post é referente a outra coisa, receber notificações de atualizações do site/notícias no seu desktop/barra de status do celular

Jonas Rafael Rossatto
Pena que vários fizeram merda pq a ideia era ser uma mão na roda para PWA's
Exibir mais comentários