A Uber e a 99 foram acionadas na Justiça por supostamente oferecerem serviços que concorrem com os ônibus do transporte público. O processo, aberto em junho pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) pede o fim das modalidades compartilhadas das empresas: Uber Juntos e 99compartilha.
- Uber registra prejuízo de US$ 1,2 bilhão no terceiro trimestre
- Waze Carpool ganha pontos de carona em São Paulo
Segundo o Jota, a CNT afirma que o processo serve para “assegurar a manutenção da oferta do serviço público de transporte coletivo municipal”. A entidade representa as empresas de ônibus por meio de uma ação coletiva na 4ª Vara Cível de Curitiba.
A CNT entende que as corridas coletivas, mais baratas que as individuais, “de certa forma concorrem com as tarifas cobradas no transporte coletivo municipal”. Ainda de acordo com o Jota, uma decisão favorável às empresas de ônibus inviabilizaria as modalidades compartilhadas em todo o país.
Para acelerar a tramitação do processo, a confederação fez um epedido de tutela antecipada de urgência com o argumento de que as empresas de ônibus têm o risco de não conseguir “manter o cumprimento dos contratos de concessão”.
A promotora da 4ª Vara Cível de Curitiba, Ana Cristina Marins Brandão, não concordou com o pedido. Segundo ela, as modalidade compartilhadas de Uber e 99 não concorrem com os ônibus por contarem com abrangência reduzida nas cidades.
O juiz Eduardo de Mello Leitão Salmon concordou com a promotora e negou o pedido. Para ele, a CNT não demonstrou que a modalidade compartilhada de Uber e 99 “possa acarretar, num curto prazo, em prejuízos irreparáveis ou de difícil reparação ao transporte público coletivo”.
O pedido de urgência também foi negado em recurso movido pela CNT. O relator convocado Francisco Jorge concluiu que um serviço como Uber Juntos e 99compartilha é “atividade econômica privada de utilidade pública que se diferencia do serviço público de transporte coletivo”.
Ao Tecnoblog, a Uber afirmou que sua modalidade compartilhada complementa o transporte público. “O Uber Juntos contribui para reduzir o impacto dos congestionamentos, oferecendo preços mais acessíveis para os usuários ao mesmo tempo em que mantém os ganhos dos motoristas parceiros”.
A empresa também argumentou que estudos não apontam uma migração em massa de usuários de transporte público para os aplicativos. Disponível em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e Goiânia, o Uber Juntos é uma evolução do Uber Pool.
A 99 afirmou que o serviço de transporte privado de passageiros, individual ou compartilhado, está em acordo com a legislação e com o entendimento do Supremo Tribunal Federal. “A 99 irá apresentar seus argumentos nos autos e segue à disposição da Justiça para esclarecimentos pertinentes ao caso”, afirma a empresa. O 99compartilha está disponível em Belo Horizonte e Campinas.
As partes envolvidas no processo devem se reunir na quinta-feira (7) em uma audiência de conciliação.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
O número máximo de passageiros não é 3?
Luta pra conseguir um carro velho pra ficar preso em congestionamentos quilometricos.
Não é "ideinha" de andar de patinete, o negócio é andar de bike elétrica, muito mais barato que carro, foge dos congestionamentos, vai e volta do trabalho sem se cansar, só falta sair dessa "bolha" de andar de carro e já era.
A gente propôe métodos pra reduzir o problema da mobilidade urbana, e somos taxados de "burguês elitista".
aqui o buzão tá 5 bozos nem tem ar a vai todo mundo em pé kkkk
Mas o Bolsonaro não ia acabar com o viés ideológico e o comunismo? Como assim estão querendo acabar com a livre concorrência no governo do Bolsonaro? https://media2.giphy.com/me...
Pelo menos da pra andar enquanto tiver seco
Sempre vai ser melhor que o ônibus pois aqui na minha cidade redondando passagem pra 4.00 e 4 passageiros pagando 16 reais indo para o mesmo lugar ou próximo com a Uber dando 6.26, 10.50, 12.00 lógico que é melhor e de aplicativo e a 99 consegue ser mais barato só doido vai de ônibus
Eis as duas alternativas que a máfia do Estado, empresas de ônibus e taxistas no Brasil tem em relação aos meios de transporte no Brasil:
( ) baratear e melhorar o serviço para concorrer com aplicativos de transporte
(X) impedir ou atrapalhar a concorrência e assim nivelar tudo por baixo
interessante...todo mundo reclamando do transporte público, aí quando chega alguém que constroi corredores de ônibus (e ciclovias, que hoje também são usadas pelos patinetes) o cara é massacrado...
Porque não baixam o preço das passagens então? E a liberdade do cidadão de escolher o que é melhor pra ele? Se ele quer ir ape ou de uber a escolha é dele não? Ninguém é obrigado a ir de ônibus correto? Isso tá cheirando a mamata das passagens do ônibus e tão de choradeira que tão perdendo, transporte público é no mínimo obrigatório e deveriam baixar 200% o preço das passagens quem sabe o povo não volta a aderir mais os ônibus, quem diria uma empresa privada fazendo preço melhor que o ônibus e ainda pagando imposto
Para suprir as perdas é só as empresas de ônibus aumentar o valor da passagem, se o povo não gostar que vá de Uber ou pop, só não pode faltar carro.
Foi aqui mesmo. Aí quando chover e dar enchente, ele vai nadar com o patinete no lombo, ou vai ficar no ônibus super lotado.
A necessidade faz você aguentar qualquer coisa.
Eu levo 30min pra ir pro trabalho de manhã (e acho muito) e 10min pra voltar pra casa após a faculdade de noite (isso em SC). Como que essa galera aguenta levar 2h só pra ir?
Escola pública só dá "prejuízo" para o governo por isso não ligam para as escolas particulares, agora com transporte público o governo lucra muito e tendo o monopólio ganham ainda mais.
Em Goiânia tem o CityBus 2.0 que são vans que transportam igual o UberJuntos.. mas ainda não testei hehe
então os taxis também competem com o transporte público, se o uber e 99 fazem tanto sucesso é porque o transporte público é muito ineficiente.
Meus amigos do Rio gastam 2h no trem, pra irem trabalhar. 2h SÓ PRA IR. Ainda tem mais 2h de volta. Loucura.
Em Salvador, moro a 8km do meu trabalho. Na ida, saio de casa às 6h20 pra não pegar trânsito e levo 20 minutos. Na volta, passa fácil dos 40 minutos. E é de carro, viu?
Ridículo outro dia o motorista me levou de uber até Cumbica estava uma confusão porque queriam mudar a rota dos uber e 99 por lá governo não ajuda sistema privado apenas atrapalha e favorece mais do mesmo.
Empresa de ônibus nunca será de fato multada e sempre continuará está panelinha com dinheiro público.
Aqui já tá cincão e vem abarrotado.
Por isso que há MUITO tempo não pego ônibus.
Sem contar que em todos os ônibus tem escrito a lotação máxima de passageiros sentados e em pé... Alguma vez você viu algum ônibus ser multado por excesso de passageiros? Já viu alguma Blitz parar ônibus... Agora Enfia 8 pessoas dentro de um Uber pra você ver...
Nunca fui ao Egito, mas imagino que deva ser mais eficiente mesmo, pois querendo ou não no ônibus você tem que se deslocar até o ponto, que nem sempre é perto (principalmente na periferia), o destino de cada passageiro é incerto, não existe concorrência de empresas, o preço é tabelado, o ônibus ocupa um espaço enorme nas vias, travando o trânsito e como tem diversos pontos, trava mais ainda.
Sim, se isso foi barrado imagina onibus estilo uber.
Buser é de viagens intermunicipais, é bem diferente, mas no Egito tem uma modalidade de uber com micro-ônibus.
No tempo de faculdade, conheci um cara de SP, ele falou que 1 hora de trem era perto kkkk
20 mins de casa ao trabalho,em SP é para privilegiados, acredite no que estou dizendo
Aqui, o pessoal acha que é longe rsrs
Sou de Cuiabá tbm, levo 20 min até o trabalho, só pra voltar que o transito é mais pesado.
Passei 2 anos alocado no Nortão, a maior parte do tempo em Alta Floresta e Colíder, onde eu cuidava de 2 instituições, mas rodei muito pelo Pará também onde era também me virava com 2 unidades de Itaituba e Novo Progresso...e outra na região de Cáceres (MT) e Rolim de Moura (RO) isso tudo morando ainda em SP....
Era doideira ficar pra lá e pra cá.
Hj estou em Cuiabá...moramos a 400 m do emprego da minha esposa e a 5,5 kms do meu trabalho em uma linha reta, tanto que volto muitas vezes a pé para casa. Pego trânsito apenas para a faculdade (seg,qua e sex), levo uns 20-25 mins para rodar 11 kms no final da tarde.
Em SP, morava na Mooca (ainda tenho casa lá) e levava 1h pelo menos até a Paulista. Ia mais rápido de manhã para a fábrica de SJC (93kms) (ter,qua e quin) do que no escritório da Paulista (5-6kms), onde tinha reunião ás segundas e sextas.
Vc veio pra onde em MT?
Querem ter conforto pq o transporte publico é uma merda.
Tá de boa! Outra coisa que complica também é o cartão de transporte que a empresa dá, com ele "você não tá pagando nada". Já com essas opções é um gasto a mais, porém dia ou outro dá pra utilizar pra chegar mais rápido, etc...
A questão de diminuição da frota de automóveis é mundial, visto que os problemas com congestionamento, emissão de gases e outros, inclusive de saúde, podem ser mitigados com essa medida. Em SP todos querem carro pra ter conforto, mas são milhões de carros nas ruas com apenas uma pessoa dentro, e não tem como a cidade suportar.
Câncer é ter serviços ruins sem concorrência, como era o caso do táxi (principalmente no Rio, onde chegavam a ser criminoso o tratamento e golpes) e do ônibus
Pô cara, valeu o bizu, mas meu trampo é no contra fluxo da cidade e absolutamente ninguém vem pra essa direção.
Mas tô de boa, já que venho quase sempre sentado, num buzo limpo e de ar condicionado geladinho.
Caso você more perto de mais 3 colegas do trabalho, vale a pena simular uma corrida com paradas. Pode ser que dê algo entre 4 e 6 reais para cada um. Levando em conta o tempo economizado do busão capaz de valer a pena.
Meu caso: se eu pegar um busão pro tampo pago 3,80 bozos. Se eu for de 99/Uber, dá entre 14-18 gilmares. Compartilhando dá uns 10-12 pixulecos.
Óbvio que vou de buzum.
E as empresas reclamam de concorrência...
Esse "perfil" nao bate nem mesmo com a população normal de SP. Se saíssem da bolha , saberiam que um morador de Itaquera leva 2 horas para chegar na Berrini esmagado em metrô e ônibus....e luta para conseguir um carro velho para ao menos chegar no trabalho sem risco de assalto, sem feder suor ou evitar ser assediado no transporte público. Aì vem a galera da bolha querendo taxar ele e chamando ele de burguês elitista e com ideinha de andar de patinete, que é impraticável na maioria dos bairros de SP. Bairros de classe média alta vizinhos, como a Mooca e o ipiranga tem uma única linha de ônibus que os interliga com intervalo de 40 mins.
Uma das melhores coisas q fiz na vida, foi sair de SP para o MT, aqui essas ideinhas de jerico não são nem cogitadas, pq não tem tanta gente vivendo no fantástico mundo de BOB, apesar de ter uns alguns perdidos na vida como o digníssimo q vc citou
Que absurdo né, ter concorrência...
Foi exatamente isso! Aquele dia eu fiquei em fúria.
Não lembro se foi aqui ou em outro portal, sobre a regulamentação e taxação dos patinetes, um cara falando que deveria taxar transporte individual e patinete pra bancar o transporte publico....
É por isso que eu fico revoltado quando aparece um paulista falando que carro deveria ser abolido. Não é todo mundo que mora em cidade com metrô e transporte público decente. Aqui no nordeste, 1/3 dos carros rodando são Uber, porque, além do calor insuportável, ônibus velhos e cheios, ainda existe o risco de assalto no ponto, dentro do ônibus ou no complemento do trajeto a pé.
Fodase
Pelo que sei com a MP da liberdade não poderão mais impor limites, e tem que prender quem usa perfil falso msm, risco a população.
A mas de 4 anos atrás a fetranspor do RIO foi procurada pelos taxistas e suas entidades representativas a respeito da chegada dos apps de caronas e a resposta deles foi simples esse tipo de coisa não e problema nosso....bom o câncer chegou e com o aval do judiciário vendido da 17°setima vara de fazenda publica do Rio de Janeiro ganharam uma liminar e está ai ate hoje uma bagunça completa territorio livre para todos os tipos de crimes ....mas como tudo no RIO enquan não bater na porto de algum poderoso ( filha ou filhos ) o judiciario nao tomara uma atitude e enquanto isso todos os dias vemos isso estampado....https://g1.globo.com/rj/rio-de-jane...
Frota defasada, vc parece uma sardinha dentro dos onibus, tem horario que nem passa, e ainda tão reclamando? PQP
Daqui a pouco aparece um pra defender transporte publico....
da uma lida sobre o Buser....
Já tá na hora de ter um micro ônibus da Uber, os passageiros com o app com QR code . Pensa nisso
Quando você pensa que já viu de tudo.
Façam então um transporte público digno, não fiquem só nas promessas e no final uma frota que não atende à demanda, demora em passar, valor que não condiz realmente, gente se espremendo.
A juíza discorda da concorrência, mas ela está errada. O passageiro paga quase o preço do transporte público e é transportado junto com outros passageiros. Lotação é lotação, independente do modelo do veículo. Agora, processar se mostra oportuno, ao que poderia ser regulamentado ou vetado, deixando somente as outras modalidades não compartilhadas.
Essas empresas que cuidam de concessão privada tão virando uma verdadeira putaria, tem que liberar o transporte público pra concorrência ainda mais, sem ter uma empresa só por município, brincadeira isso viu.
Estado é uma gangue e imposto é roubo.
Ridículo... O serviço de transporte público nunca deu conta da demanda de Estado nenhum, cidade nenhuma e município algum, agora vão chorar sobre a incompetência de anos de cartel malacomunado com nossos governos vendidos?! Vão trabalhar, raça de vampiros, chega de sugar o sangue do trabalhador, chega de combater novas formas de trabalho, aplicativos de mobilidade vieram para somar emprego e ajudar na mobilidade das pessoas à qualquer horário e em qualquer local, ônibus são limitados, precários e insuficientes para a quantidade de passageiros que existem pelo Brasil. Digo mais, se o transporte público prestasse, não abriria competição! Aplicativos só saem na frente porquê o transporte público no Brasil inteiro sempre foi um Lixooo!
O Brasil fez uma escolha muito errada ao colocar o ônibus como a maior ferramenta de transporte público. Eu sempre menciono minha viagem ao Egito nessas matérias pra mostrar que no país africano se tem um transporte urbano muito mais eficiente do que aqui, e sabe qual foi a escolha deles? PERUAS. Empreendedores individuais. Lá as vans são legalizadas e tem milhares circulando dia e noite. Vc pode pegar onde estiver, só fazer sinal pro motorista, ele te deixa na porta de casa, e o preço é muito barato (menos de 1 real convertendo o valor). Muito mais confortável que o ônibus e está disponível o tempo todo. Essa era a escolha que deveríamos ter feito.
O Uber meio que veio trazer isso pra nós, né? Só que em vez de vans, são os carros particulares. Os perueiros são a nossa salvação, mas aqui são tratados como criminosos, pq são mais eficientes e ameaçam o monopólio desse sistema porco de ônibus que temos.
Que absurdo alguém vir querer me levar de madrugada na rua e deixar seguro em casa ameaçando o transporte precário do governo que mal passa de madrugada e que corre vários riscos de assalto, é barulhento, sem qualidade e não me deixa na porta.
Deve ter dedinho daquela mafia conhecida como URBS...
Simples, no Paraná ao menos, é só a URBS parar de inflar virtualmente as tarifas e deixar de cobrar dos usuários coisa que é de responsabilidade dela ...
Que linda nossa democracia, vamos processar a concorrência, é inadmissível que outros prestem o mesmo serviço que nós, afinal que tipo de cartel é esse que temos aqui?
Se não fosse no Brasil, pareceria cômico!
Mas são uns palhaços.....
Esse país é uma piada pronta.
Uber e empresas de patinetes elétricos ainda vão ter muita resistência pela frente. Já estão incomodando o cartel poderoso das empresas de ônibus que tem estreitas relações com políticos.
Ta no lixo pq o serviço publico é uma bosta e não por causa da iniciativa privada.
Só lembrando que a CNT recebe 2,5% que são obrigatoriamente descontados de cada trabalhador do setor de transportes. Como Uber/99 não "contribuem" tai o motivo do processo.
Concorrência é o caminho, o resto o usuário é quem decide.
Pra estes porcos o que vale é colocar milhares dentro de uma caixa e não ter competição descente como uber e 99.
Só empresarial, pq o povo mesmo tá no lixo.
Mas gente, como assim o Uber está fornecendo um serviço competitivo nos obrigando a rever a qualidade e precificação dos nossos? Assim fica difícil.
É de se gargalhar de uma palhaçada dessa. É basicamente a CNT dando chilique porque está sendo obrigada a CONCORRER por clientes. Pura síntese do estado de bem-estar empresarial do Brasil.