Início » Aplicativos e Software » WhatsApp Business vai substituir aba Câmera por tela de atalhos para empresas

WhatsApp Business vai substituir aba Câmera por tela de atalhos para empresas

WhatsApp Business substitui aba Câmera de stories por atalhos para perfil da empresa, mensagens automáticas e estatísticas

Felipe Ventura Por

O WhatsApp sofreu poucas mudanças na interface ao longo dos últimos anos: uma delas foi o fim da aba Contatos para dar espaço ao Status, um clone do Snapchat. Isso veio junto a uma aba Câmera para estimular os usuários a postarem fotos e vídeos que duram 24 horas; no WhatsApp Business, ela será substituída por uma tela de atalhos.

WhatsApp Business

O WABetaInfo mexeu no código do WhatsApp Business para Android (2.19.117 beta) e descobriu algo escondido: uma aba "Home" que substitui a aba Câmera. A tela exibe atalhos para o perfil da empresa, mensagens automáticas, etiquetas e estatísticas.

É uma mudança bem-vinda: uma câmera dedicada faz mais sentido para usuários comuns, não para empresas. As abas Conversas, Status e Chamadas continuam na versão Business, na mesma ordem.

WhatsApp Business

Mas se você estava torcendo pelo fim da aba Câmera no WhatsApp, má notícia: ela será retirada apenas da versão Business, e seguirá presente no app principal. "No futuro, o WhatsApp removerá completamente a aba Câmera na versão Business, mas o WhatsApp Messenger continuará com ela", explica o WABetaInfo.

WhatsApp Business terá contas conectadas e modo escuro

O WhatsApp Business tem vários recursos exclusivos. Você pode usar etiquetas para marcar conversas: por exemplo, para indicar que determinado cliente está com "pagamento pendente". Há também as respostas automáticas de boas-vindas e de ausência.

WhatsApp Business

O aplicativo ganhará, no futuro, a funcionalidade "Contas conectadas". Dessa forma, uma empresa poderá linkar sua página do Facebook ou perfil do Instagram à conta do WhatsApp Business, já que os serviços pertencem à mesma empresa.

"Tá, mas e o modo escuro?", você me pergunta impacientemente. Claro que o WhatsApp Business ainda não ganhou um dark mode, mas há indícios de que isso acontecerá em algum momento: a tela de abertura traz um fundo cinza-escuro e o logotipo preto se você ativar o modo noturno do Android 9 Pie ou superior. Isso também está presente no WhatsApp Messenger.

WhatsApp no modo escuro

Com informações: WABetaInfo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Arthur Soares
Tive que ir no meu whatsapp pra ver se a Ana de câmera estava lá porque eu nunca tinha notado hahahaha
Rod
Bacana. Sucesso pra vc.
Natthan Fruche Terzi
Nossa que ótimo, não sabia dessa, vendo alguns produtos instalados, e sempre que os clientes pedem exemplos tenho que ficar caçando na galeria...
Natthan Fruche Terzi
Confesso que nunca tinha reparado na existência dessa aba...
Jansen Bispo
No meu caso em específico geralmente quando entram em contato pelo WhatsApp podem até conhecer o trabalho, mas o valor do serviço ainda não. Eu tenho PDFs de apresentação para cada tipo de evento. Se a pessoa me procura para fotografar um aniversário infantil por exemplo, além de explicar como trabalho, detalhes e tudo mais, eu envio o PDF ref. à cobertura de aniversário, que contem uma apresentação da minha empresa, fotos de portfólio e o valor dos pacotes. Esse catálogo meio que agiliza essa parte do PDF por ser mais prático, embora eu ainda prefira mandar o PDF por ser mais apresentável e melhor diagramado. Mas tem pessoas que dizem não conseguir o PDF no smartphone, dai eu preciso mandar ele em formato JPG. Alias, eu posso criar o catálogo com essas páginas do meu PDF. Enfim, no meu caso, ajudou bastante.
Marina C Silva
Talvez eles tenham medo que os grupos fiquem eternamente esquecidos se forem separados e aí diminuam o engajamento na plataforma. Mas concordo que é um dos melhores recursos que o whatsapp nunca teve
Rod
Eu imaginava que o Business seria mais oportuno pra usando a pessoa já conhece a empresa e quer deixar o contato mais prático. Por exemplo, pra ver teu portfólio, a pessoa tem que ter seu número. Se ela já tem, provavelmente já conhece teu trabalho e iria contratar de qualquer forma, não?
Jansen Bispo
Eu atualizei faz uns dias, criei dois pra teste, mas já estou separando as fotos para montar os demais. Pelo que vi ficou bem legal.
Felipe Liʍa
E vc usa bastante esse recurso d catálogo?
Lucas Eduardo
o que falta no Whatsapp é uma aba só para Grupos, Poha, negocio tão simples e não fazem.... VTNC ....
Jansen Bispo
Tudo que eu queria era uma aba só para grupos.Uma novidade que veio na última atualização do Business e que quase ninguém comentou: a possibilidade de criar catálogos. Eu trabalho com fotografia, então posso montar catálogos com fotos dos serviços que presto, como aniversário, casamento, ensaios, etc.. cada um com suas devidas fotos e até mesmo o valor de cada trabalho. A pessoa pode olhar no meu perfil ou posso enviar como um "anexo". Achei isso muito bom pro meu uso.No caso dos grupos eu geralmente crio um grupo com cada casal que fecho contrato, então seria ótimo ter uma aba só para os grupos. Quem sabe essa opção de atalhos permita isso.