Início » Aplicativos e Software » WhatsApp: todo mundo agora pode exigir convite para ser adicionado a grupos

WhatsApp: todo mundo agora pode exigir convite para ser adicionado a grupos

Todos os usuários do WhatsApp no iPhone e no Android podem impedir que contatos o adicionem automaticamente a um grupo

Felipe Ventura Por
06/11/2019 às 10h45

O WhatsApp confirmou em seu blog oficial que todos os usuários, tanto no iPhone como no Android, podem evitar serem adicionados automaticamente a um grupo: o recurso está disponível nas configurações da versão mais recente do aplicativo. Dessa forma, você poderá aceitar ou recusar o convite.

WhatsApp e grupos

Esse recurso chegou à Índia no final de outubro, e foi liberado globalmente a partir desta terça-feira (5), inclusive no Brasil. "Essa atualização está sendo lançada para todos os usuários que utilizam a última versão do WhatsApp", diz o blog da empresa.

Dessa forma, quem não tiver autorização de adicionar você a um grupo precisará enviar um convite, que você terá a liberdade de aceitar ou não. Isso está disponível na versão 2.19.308 para Android, e na versão 2.19.112 para iPhone; não é necessário participar do programa beta.

Como exigir convites de grupo no WhatsApp

Funciona assim: no WhatsApp para iPhone ou Android, abra a tela de configurações e siga o caminho Conta > Privacidade. Toque na opção Grupos e você verá três opções de quem pode adicionar você automaticamente:

  • Todos: é o padrão do aplicativo
  • Meus contatos: só quem você adicionou
  • Meus contatos, exceto...: permite barrar pessoas específicas ou todos os seus contatos

WhatsApp e grupos no Android

Se você escolher a opção "Meus contatos, exceto...", o WhatsApp vai abrir uma lista com todos os seus contatos para você escolher quais deles não poderão adicionar você a grupos. Caso você nunca queira ser adicionado a grupos, há um botão "Selecionar todos" para barrar todo mundo de fazer isso.

Em abril, o WhatsApp ganhou um bloqueio semelhante com as opções "Todos", "Meus contatos" e "Ninguém". No entanto, a empresa explica em seu blog oficial que trocou a última opção " de acordo com as reações dos usuários durante o lançamento inicial".

Agora só falta um bloqueio para que apenas meus contatos possam fazer ligações VoIP para mim; é algo que existe no Telegram desde que essa funcionalidade estreou no aplicativo em 2017.

WhatsApp e grupos no iPhone

Com informações: WhatsApp, VentureBeat.