Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » Como usar o WARM e recuperar mensagens apagadas do WhatsApp

Como usar o WARM e recuperar mensagens apagadas do WhatsApp

Saiba como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp usando o WARM, um app polêmico mas bastante funcional

O quão irritante pode ser quando seus amigos excluem as mensagens antes que você possa vê-las? A curiosidade toma conta, mas parece que existe uma solução: o WAMR.

O WARM é um aplicativo para Android — o iOS não permitiria tal afronte — que deixa você recuperar mensagens apagadas do WhatsApp (que foram enviadas a você e ops!).

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa italiana Drilens Apps e tudo que ele faz é um backup de mensagens e também das suas notificações de vários aplicativos compatíveis como o próprio WhatsApp, o Facebook Messenger, o Instagram, o Telegram e outros mensageiros ou redes sociais com inbox. Além das mensagens no formato de texto, o WAMR é capaz de recuperar fotos, áudios, links e vídeos "excluídos para todos" no app.

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp 

  1. Baixe o WARM no Android;
  2. Siga o guia introdutório do app;
  3. Autorize o WARM a acessar suas mídias e as notificações;
  4. Escolha quais mensageiros você quer fazer um backup com o WARM;
  5. Leia, abaixo, a seção de avisos sobre problemas de funcionamento.

Qual é a bruxaria?

Quando alguém faz contato com você no WhatsApp, o WARM faz automaticamente o backup do que foi enviado seja uma mensagem em texto, uma foto/vídeo, um link ou uma gravação de áudio. Isso significa que, por ventura, caso alguma dessas mensagens tenha sido "apagada para todos" no WhatsApp, elas ainda estarão no backup do WARM. O aplicativo também faz backup de Status do WhatsApp mesmo que não tenha visto.

Contudo, para isso acontecer é preciso respeitar algumas limitações. Como, por exemplo, dar ao aplicativo acesso às notificações do Android — é de lá que ele tira o conteúdo para armazenar a cópia em backup. Sendo assim, as mensagens são recuperadas a partir das notificações do Android usando a API e não do aplicativo.

Violando termos de uso?

As mensagens são criptografadas pelo WhatsApp no seu dispositivo e o WAMR não possa acessá-las diretamente. A única solução disponível é lê-las nas notificações que você recebe e criar um backup de mensagens com base no histórico de notificações.

Isso também significa que, em tese, o WARM não quebra a segurança dos mensageiros. Contudo, ao abrir o aplicativo pela primeira vez, um enorme aviso aparece na sua tela.

"WARM é um aplicativo de backup. Ele foi projetado para fornecer serviços de backup para suas notificações e para os locais específicos do seu armazenamento. O WARM usa APIs Android comuns para conseguir isso e não foi projeto para interferir em outros aplicativos ou serviços no seu dispositivo. No entanto, o uso do WARM pode ser incompatível com os Termos de Uso de outros aplicativos no seu dispositivo. Se esse tipo de incompatibilidade ocorre, você não deve usar este aplicativo", diz a Drilens Apps.

O termo de uso do WhatsApp, porém, afirma que não tolera "prejuízo ao WhatsApp ou aos nossos usuários". Em determinado trecho, diz que "(c) obter ou tentar obter acesso não autorizado aos nossos Serviços ou sistemas" e "(f) coletar informações de ou sobre os nossos usuários de maneira não permitida ou autorizada", entre as proibições.

O WARM exibe anúncios e cabe a interpretação do WhatsApp sobre o que é tolerável ou não. Como dito, o WARM vive de dados obtidos pela API do Android e não do WhatsApp.

O WhatsApp desaconselha o uso de aplicativos de terceiros para a troca de mensagens na sua rede e já bloqueou contas de usuários que operam o WhatsApp usando outros clientes. A justificativa é a de que eles podem vir a violar sua privacidade. O WARM nega.

Porém, tem vários outros poréns!

De primeira, comigo não funcionou. Mas eu explico como fazer funcionar.

Alguns avisos ??

Portanto, em resumo:

  1. Aceite fazer download das mídias no Wi-Fi e com dados móveis;
  2. Mantenha suas notificações do Android para o WhatsApp ativadas;
  3. Mantenha pessoas e grupos de interesse "não silenciados" no aplicativo;

Outros avisos! ?? ??

A desenvolvedora pede que os usuários estejam cientes de que não existe uma maneira oficial e suportada pelo WhatsApp de recuperar mensagens excluídas. Esta é uma solução alternativa e pode encontrar limitações no WhatsApp ou no próprio Android.

Ajustado tudo isso, funciona! E você vai consumir mais espaço no seu celular, é claro.

Leia mais: