Início » Aplicativos e Software » Windows Mobile não venceu Android devido a caso antitruste, diz Bill Gates

Windows Mobile não venceu Android devido a caso antitruste, diz Bill Gates

Bill Gates lamenta derrota para Android; ex-CEO ficou "distraído" com disputa judicial entre Microsoft e governo dos EUA

Felipe Ventura Por

Bill Gates acredita que você provavelmente estaria usando um celular com Windows Mobile se não fosse pelo processo antitruste contra a Microsoft. Ele diz que ficou distraído com a disputa judicial envolvendo o governo dos EUA, e que perdeu um importante lançamento de smartphone da Motorola. Para o ex-CEO, seu maior erro foi a derrota para o Android.

Palm Treo Pro com Windows Mobile 6.1

Palm Treo Pro com Windows Mobile 6.1 (foto por Long Zheng/Flickr)

"Não há dúvida de que o processo antitruste foi ruim para a Microsoft, e estaríamos mais focados em criar o sistema operacional para celulares", disse Gates em uma conferência realizada pelo New York Times nesta quarta-feira (6).

"Assim, em vez de usar o Android hoje, você usaria o Windows Mobile", ele continuou. "Se não fosse o caso antitruste... chegamos tão perto. Eu fiquei muito distraído, estraguei tudo por causa da distração."

O governo dos EUA abriu um processo contra a Microsoft em 1998, acusando-a de abusar de seu poder de monopólio do Windows para crescer em outro mercado — navegadores web — e prejudicar concorrentes como a Netscape.

Em 2000, uma decisão judicial obrigou a empresa a ser dividida em duas: uma parte faria o sistema operacional, e a outra faria outros tipos de software. A Microsoft recorreu, e a Suprema Corte reverteu essa decisão. Em 2001, o Departamento de Justiça dos EUA fez um acordo extrajudicial, encerrando o caso.

Gates disse no evento que não teria deixado o cargo de CEO tão cedo se não fosse pelo processo antitruste. Steve Ballmer assumiu o comando em 2000; no mesmo ano, foi inaugurada a Bill & Melinda Gates Foundation.

Windows Mobile 6.5 e iPhone 3G

Toshiba TG01 com Windows Mobile 6.5 e iPhone 3G (Long Zheng/Flickr)

Motorola podia ter usado Windows Mobile, não Android

Segundo Gates, a Microsoft também perdeu a chance de lançar o Windows Mobile em um dispositivo importante da Motorola: "chegamos três meses atrasados para um lançamento que a Motorola teria usado em um celular, então sim, este é um jogo no qual o vencedor leva tudo".

O cofundador da Microsoft não entrou em detalhes, mas ele poderia estar falando do Motorola Droid, lançado fora dos EUA como Milestone. A Motorola e a operadora Verizon fizeram uma enorme campanha de marketing para divulgar o aparelho e concorrer com o iPhone — na época exclusivo da AT&T. Ele teve boas vendas e abriu caminho para a popularização do Android.

Motorola Droid Milestone

Motorola Droid ou Milestone (Flickr)

O Motorola Droid foi lançado no final de 2009. Na época, a Microsoft havia lançado o Windows Mobile 6.5 com uma interface mais adequada para interação com dedos, em vez de caneta stylus. Mas, inicialmente, esse sistema mal tinha suporte a multitoque: por exemplo, não era possível ampliar uma página no Internet Explorer Mobile com o gesto de pinça. (O iPhone já estava no mercado por dois anos.)

A Microsoft preparava uma versão melhorada, chamada Windows Mobile 7, mas acabou desistindo e migrou o desenvolvimento para o Windows Phone 7, lançado no final de 2010. Celulares com Windows Mobile 6.5 não podiam atualizar para o Windows Phone 7; estes, por sua vez, não receberam o Windows Phone 8.

Se a Microsoft não estivesse "distraída" com o processo antitruste, será que ela teria uma chance contra o iPhone e o Android? Bem, é impossível saber, já que não vivemos nessa realidade alternativa. "Agora ninguém aqui nunca ouviu falar do Windows Mobile, mas tudo bem", disse Gates.

Interface do Windows Mobile 6.5, lançado em 2009:

Windows Mobile 6.5

Com informações: The Verge, CNBC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luizão
eu só queria saber o que aconteceu entre o ano 2000 até 2009 dentro da microsoft quando o assunto é desenvolvimento de S.O mobile?a matéria da um salto de 2001 pra 2009.
Celso
Arquitetura talvez no sentido que o Windows Phone 7 ainda era baseado no Windows CE, enquanto do Windows Phone 8 em diante, ela já passou a utilizar o Windows NT (a mesma base da versão para PCs).
Felipe Fernandes
Mas não tinha compatibilidade entre si, os devs precisavam fazer um app pra cada versão
Maikie França
A MS mandou o dedo do meio pra todo mundo, para dev, pra usuário, para o mercado... PRA TUDO. Só isso.
Felipe Liʍa
E hoje ele e mais um label d chrome
Mateus B. Cassiano
No caso do navegador a Microsoft conseguiu um market share quase absoluto com o Internet Explorer ente o final dos anos 90 e o início dos anos 2000. Concorrentes como o Firefox, Opera, Google Chrome, entre outros, travaram uma guerra intensa ali entre 2006 a 2012 até finalmente conseguirem quebrar o monopólio do IE e reduzir o market share dele para os insignificantes 7% de hoje...
Mateus B. Cassiano
Com certeza não foi o único fator que levou ao fracasso do Windows Phone, mas o boicote do Google também teve sua influência...
Denis
A verdade é que hoje temos, consolidados, Android e IOS...Hoje! Isso não quer dizer que as opções serão apenas essas duas pra sempre, quem acompanha informática (eu desdo início dos anos 90) sabe que nada é pra sempre...não acho que vai demorar pra aparecer uma terceira opção.
Luciano Alonso
Falhou porque abandonou a interface e seus milhões de clientes que investiram seu dinheiro e tempo numa plataforma que nem mesmo a desenvolvedora acreditava.
Comentário Mil Grau℗
Perderam a chance pq na vdd não confiaram neste mercado! O próprio Ballmer já confirmou isso, subestimando o mercado mobile pq achava que os desktops e portáteis eram a geração do futuro. Fico puto só de imaginar que a MS lançava smartphones com WM 6 focado em Style enquanto a Apple já mirava pro capacitivo e o Android seguia essa tendência. Se tivessem focado nisso seriam a terceira força mobile, pois na época o Android era mto ruim.
Pereira
Não sei cara, Alguém ainda desenvolve em 32bits pra Android?
André G
Lembro que quando eu comprei meu Motorola Razr i eu queria pegar um Lumia 800, mas não peguei pq era bem mais caro(acho que custava 1600 reais, preço bem alto pra época). Felizmente eu peguei o Razr i, pq o Lumia 800 era um aparelho caro e que morreu no WP7.Se você acha que o WP8 tinha poucos apps, imagina pra quem ficou com o WP7.
Luís Felipe
Ofendido? kkkkkk "Ahhhh, agora entendi, você é um usuário do Lumia 925 e que quer se convencer de que fez um bom negócio." Como vai indo o suporte dos desenvolvedores para Android 32 bits? Curioso pra saber! kkkk
Luís Felipe
"Matou celulares recém-lançados com WP7, mudou a arquitetura, ou seja, apps do WP7 ñ eram compatíveis com o WP8" Então antes a arquitetura utilizada no Windows Phone 7 não era ARM? Só pode ser brincadeira isso kkkkk! "apps do WP7 ñ eram compatíveis com o WP8" Ué, Eram em Silverlight apps então isso já descarta sua afirmação de "incompatíveis".
Pereira
Você tá invertendo a situação pq ficou ofendido, e acha que os outros são os ofendidos por acharem (com razão) que a MS fez caca com o Windows Phone. Além de começar tarde, mudou completamente do 6.5 pro 7, e do 7 pro 8.Ahhhh, agora entendi, você é um usuário do Lumia 925 e que quer se convencer de que fez um bom negócio.
Luís Felipe
Então por ter mencionado todas as atualizações que o Windows Phone 8 (Apollo) recebeu.. estou invertendo a situação? kkkk, Só poder ter Alzheimer pra vir falar uma besteira dessa! Esperai ai que vou pegar o Lumia 925 pra realizar downgrade para o Windows Phone 8 Apollo (versão original que vinha instalada de fábrica no aparelho) com intuito de fazer todo o processo de atualização para ultima versão do sistema (1° Lumia Amber, 2° Lumia Black, 3° Lumia Cyan, 4° Lumia Denim e etc.) kkkkk
Pereira
Os minions adoram inverter a situação. Seja feliz usando teu sistema operacional obsoleto então, amigo, se gosta tanto. Eu to é obrando. Felizmente, quando tive a oportunidade entre escolher o Windows Phone ou Android, escolhi o Android. Hoje to de iPhone, e não sigo religião de software não. Se for acionista, faz bem em defender o seu patrimônio. Se for empregado, faz bem em defendr o seu empregador. Se não for nenhum dos dois, é só um fãdiota mesmo.
Luís Felipe
Ué, se sentiu ofendido? Só citei todas as atualizações que os aparelhos com Windows Phone 8 receberam. Deve ser mais uma daqueles que gosta de fazer mimimi pra passar vergonha!
zoiuduu .
mas rpaaz,,, fez igual a danaerys, simplesmente esqueceu do concorrente kkkk
johndoe1981
Conversa fiada, apunhalaram os usuários do Windows Phone quando não atualizaram os dispositivos do WP7 pro WP8 e depois pro Windiws 10 Mobile, falta de apps, modelo de licenciamento engessado, a Microsoft só fez trapalhada.
Eric Viana
Se fossem apenas pelas patentes porque lançar aparelhos e reforçar o "Motorola by Google" em todos os lugares? Sabe quando a resposta tem aparência diplomática? Para mim, foi isso.
Burnerman_X
Até para devs o Windows Phone era um pesadelo. As apis do Windows Phone 7, 8, 8.1 e 10 não eram compatíveis umas com as outras. Então para dar suporte ao WP7, eu teria que me limitar as apis do WP7, mesma coisa com WP8 e por aí vai.E só isso não fosse o suficiente, a base do Windows Phone ainda conseguiu fragmentar, pra deixar tudo ainda mais cagado. Então era escolher entre usar apis e recursos das novas versões do WP ou dar compatibilidade as versões antigas.E isso porque nem entrei no mérito que as apis mudavam de um jeito que você tinha que reaprender a SDK do sistema.
Daniel_F
Penso que quem fez o Windows melhorar e ser excelente hoje em dia não foi a Apple e sim o Android e o espaço que o PC perdeu pra dispositivos móveis.
Buldego
O próprio Bill Gates dizendo que foi culpa da própria MS e ainda tem um bando de zé ruela que diz que foi boicote do Google pq não lançou app pro sistema.
wuhkuh
A MS nunca quis realmente ganhar esse mercado, trocou de sistema como quem troca de roupa!
Peralta
Humm Tio Bill, ATA!Ia escrever um textão destacando os principais motivos que levaram ao fracasso do sistema.Mas posso resumir em apenas em um, MÁ ADMINISTRAÇÃO!
Lui Spin
Da hora ver quando os tubarões erram assim.
Lui Spin
Eu acho que não. Eu acho que o Android iria dominar de qualquer maneira.
Gustavo Al-Kurdi
Bem que eu queria mesmo continuar no Windows né... mas agora é meio tarde.
Pereira
És acionista ou empregado da Microsoft? Ou só defende uma empresa que lucra em cima de ti de graça?
Pereira
Ou quando o Steve Jobs insistiu que não era defeito o tal do antenagate do iPhone4.
Luís Felipe
"aí logo depois matar o WP7 e mudar pro WP8 sem nenhuma retrocompatibilidade de app" Ambas as duas versões trabalhavam com Silverlight Apps
Luís Felipe
Tipo quando o Tim Cook fez piada a linha Surface ? kkkk Também teve o caso dele ter passado vergonha quando postou uma foto toda borrada de um estádio de futebol (Foto capturada por um Iphone)
Luís Felipe
Povo reclamando querendo que a Microsoft desse continuidade em OS based ARM 32bits? kkkkkkk
Luís Felipe
"Lançou o WP8 prometendo atualizações."Lumia Amber, Lumia Black, Lumia Cyan, Lumia Denim, Windows 10 Mobile (10240), Windows 10 Mobile (10586), Windows 10 Mobile (14393) e Windows 10 Mobile (15063). Prometeu é cumpriu! Isso pq não mencionei as Atualizações de Cumulativas (Atualização de Revisão).
Ainda acho que desistiram muito cedoIa ser difícil alcançar mas desistiram mto cedo.
小岩井
A verdade é que a Microsoft nunca deu muita importância pra projetos tidos como secundários por eles, se eles tivessem investido de verdade na plataforma poderia vingar
Pereira
Que vídeo delicioso! É sempre bom quando um CEO arrogante se dá mal. Não importa qual.
Felipe Fernandes
Pureview+Carl Zeiss fazia um trabalho muito bom.
Benício Pereira
A H A M Windows Vista
Felipe Fernandes
Nem só os de terceiros, os da Microsoft também.
Felipe Fernandes
A arrogância pode ser um mal muito grande, a Microsoft acabou perdendo mercado pra Apple tanto no iPhone quanto no iPod. E sim, a Apple com o celular mais caro do mundo, mas com um marketshare que a Microsoft sonha.
Felipe Fernandes
De fato quem usou WP (eu incluso) sente uma pontinha de satisfação com o fracasso da MS pela traição/abandono dela com o público que ja teve kkkkk
Felipe Fernandes
Reza a lenda que a Google queria patentes que a Motorola possuía, mas pode realmente ter rolado um pescotapa da Samsung que mais de uma vez fez uma chantagem passiva com Bada e Tizen.
Julian Leno
Graças a Deus não estamos vivendo essa distopia... Fui fã e fomentador do WP e me senti muito traído com as lambanças da MS e Nokia. Melhor como está.
Felipe Fernandes
Pior é que nem a própria Microsoft lançava app decente pro Windows Phone, lançava apps mais bonitos e completos pra Android e iOS, depois pensava se lançava igual pro WP. Isso sem falar nos apps atrelados ao OS (email e Office, estou olhando pra vocês), não fazia sentido, não tinha como atualizar os apps sem atualizar o OS (o que acontecia a cada era glacial). Chegou num ponto em que o Office pra Android era muito superior ao do WP, se nem no ecossistema do próprio desenvolvedor eu tenho uma experiência boa, por que continuar?
Eric Viana
Não é tão difícil assim entender o que aconteceu. Se perderam.Ao invés de assumirem uma postura de desenvolvimento do sistema e liberar para as fabricantes de smarts para que pudessem criar produtos preferiram a visão de licenciamento que sempre dominou as vendas do Windows.Vamos incluir nessa conta a compra da Nokia.Eles compraram aquela que foi a maior empresa de celulares do mundo e se perderam tanto que fizeram a própria Nokia se perder. Depois da compra, qual seria o fabricante que investiria no sistema da MS uma vez que os mais bem integrados seriam os Nokia?Lembrem-se: a Google comprou a Motorola e lançou as linhas G e X para logo em seguida vender a empresa... Nada me tira da cabeça que houve (nos bastidores) um "pescotapa" da Samsung que publicamente se mostrou no lançamento do BadaOS. Com o risco de perder boa parte do share de sistema operacional e consequentemente a renda com os serviços, a Google vendeu a Moto para a Lenovo e com isso a Samsung deu uma apagada no Bada.E o que essa história tem a ver com a MS?A situação é a mesma mas o final foi radicalmente diferente... A MS continuou com Nokia e os fabricantes não aceitaram. Some a isso o custo de licenciamento e a baixa adesão e apoio aos desenvolvedores para entregar os "killer" apps e fica pronta a fórmula do fim do Windows Phone.
tuneman
chegou o fanboy da Microsoft!aqui o vídeo pra refrescar sua memória!https://www.youtube.com/wat...
Breno
Não esqueça do duopólio formado entre a Apple e a Alphabet.
Breno
Era para mim estar usando um Galaxy S8 com Windows Mobile. Enfim....
tuneman
Steve Ballmer riu do iPhone!! O verdadeiro 'culpado' é ele! Má gestão!
Diego
Pois é. Todo app de terceiros era (na época) lindo no iPhone, arrumado no Android e convertido para o Windows Phone quando o estagiário tinha tempo.
Felipe Fernandes
Três anos de atraso é muito tempo de desenvolvimento perdido, Android e iOS já tinham sua base de apps/devs, e aí logo depois matar o WP7 e mudar pro WP8 sem nenhuma retrocompatibilidade de app. Quem em sã consciência compraria outro aparelho com sistema que a qualquer momento pode atualizar e te deixar na mão de novo? (Spoiler: deixou).
Felipe Fernandes
Três anos de atraso é muito tempo de desenvolvimento perdido, Android e iOS já tinham sua base de apps/devs, e aí logo depois matar o WP7 e mudar pro WP8 sem nenhuma retrocompatibilidade de app. Quem em sã consciência compraria outro aparelho com sistema que a qualquer momento pode atualizar e te deixar na mão de novo? (Spoiler: deixou).
P. Herrera
Em 2012-14, celulares de 300 com WP dava pau em muitos Androids de 1000 nesse quesito. Fora que nesse período, os Lumias high end tinham as melhores câmeras. Um amigo tinha o Lumia 930 e lembro o quão ótimo ele era no quesito foto e gravação de áudio. Acho que era um dos melhores nisso naquela época.
Wendel Schelhan
Difícil apontar exatamente a causa do fracasso do sistema, mas lembro que até certo momento era até mais maduro que o Android no aspecto de otimização e de fluidez do sistema. O problema sempre foram os aplicativos que nunca acompanharam a qualidade de concorrentes e ainda por cima foram boicotados por gigantes como o Google. Agora, como sair disso eu não sei.
Wendel Schelhan
Difícil apontar exatamente a causa do fracasso do sistema, mas lembro que até certo momento era até mais maduro que o Android no aspecto de otimização e de fluidez do sistema. O problema sempre foram os aplicativos que nunca acompanharam a qualidade de concorrentes e ainda por cima foram boicotados por gigantes como o Google. Agora, como sair disso eu não sei.
P. Herrera
Exatamente. Só presepada... 😑
M3M
Processo antitruste que alegava a Microsoft de se beneficiar do monopólio de seu SO para alavancar seu navegador. Vinte anos atrás esse processo e até hoje ela não conseguiu consolidar um navegador. E o Windows Phone nasceu e já morreu nesse meio tempo também. Histórias da tecnologia...
Felipe Fernandes
Matar os recém lançados com WP7 criou uma má fama muito forte pra algo que tinha acabado de chegar, daí pra frente foi só Landeira abaixo.
Trovalds
Se o Bill Gates tivesse focado estaríamos usando celular com botão Iniciar até hoje. E o Windows Phone que chegou ao mercado e sumiu não era ruim, o problema foram as trapalhadas da MS prometendo o que não puderam cumprir e não dando suporte devido aos desenvolvedores de aplicativos, que é o que de fato atrai o consumidor ao SO. Se o Satya tivesse chegado alguns anos antes na MS, de repente as coisas seriam bem diferentes nesse sentido.
Trovalds
Se o Bill Gates tivesse focado estaríamos usando celular com botão Iniciar até hoje. E o Windows Phone que chegou ao mercado e sumiu não era ruim, o problema foram as trapalhadas da MS prometendo o que não puderam cumprir e não dando suporte devido aos desenvolvedores de aplicativos, que é o que de fato atrai o consumidor ao SO. Se o Satya tivesse chegado alguns anos antes na MS, de repente as coisas seriam bem diferentes nesse sentido.
José Vieira
Bill, deixa de mimimi e engole o choro... rs
P. Herrera
Tudo isso foi mais uma de tantas das oportunidades perdidas da MS.No entanto, a incompetência por parte deles já é sabida por muitos. Tinha esse Windows Mobile há tempos patinando e eles insistindo, ñ deu certo. Depois veio o "reboot" deles no mobile com o Windows Phone, só que era tarde demais. 2010, três anos após o iPhone e dois após o Android.E ainda por cima, mais trapalhadas estavam por vir: Matou celulares recém-lançados com WP7, mudou a arquitetura, ou seja, apps do WP7 ñ eram compatíveis com o WP8. Lançou o WP8 prometendo atualizações. Depois veio o problemático Windows 10 Mobile...PS: Como se ñ bastasse, eles ainda cobravam licença das empresas que decidissem investir no WP. 🤦‍♂️
Racer
Desculpa de quem não teve competência....
Leandro Amaral
O melhor dessa matéria foi entrar nos links de 10 anos atrás.