Vivo lança franquia para pequenos provedores de internet

"Terra conectado por Vivo Fibra" é a marca que será utilizada pelos franqueados que atendem cidades pequenas e bairros afastados

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Os pequenos provedores locais de banda larga conseguem atender regiões onde as grandes operadoras não chegaram ainda, e isso chamou a atenção da Vivo. A operadora lançou um novo modelo de negócios baseado em franquia, no qual empreendedores podem criar e gerir um provedor de internet com a marca Terra conectado por Vivo Fibra, com direito a suporte de uma grande empresa.

img

Além da saída de internet com circuitos IP e ponto de conexão com a rede da Telefônica Brasil, a Vivo fornecerá todos os processos ágeis, treinamentos gerenciais e técnicos, acesso a fornecedores com preços diferenciados e call center. O franqueado será responsável por construir toda a infraestrutura de rede necessária, além de gerir a operação, vendas, atendimento e instalação.

A operadora espera que os franqueados consigam atender cidades pequenas, com população de 20 a 50 mil habitantes, além de municípios ou bairros periféricos de grandes centros urbanos. A previsão é de que 1 milhão de domicílios tenham cobertura por fibra óptica pelas franquias Terra conectado por Vivo Fibra até o ano de 2021, além dos 15 milhões previstos pela expansão própria.

O investimento mínimo do franqueado é de R$ 2,5 milhões, com retorno esperado para quatro anos. O contrato é de 10 anos renováveis e a operadora estima uma Taxa Interna de Retorno de aproximadamente 30%. A expansão com o novo modelo de negócio inicia a partir de 20 de novembro, na cidade de Águas Lindas de Goiás (GO), com cerca de 80% de cobertura do município.

Juntos, os pequenos provedores de internet já são maiores do que qualquer grande operadora e correspondem a 31,5% de mercado. A Claro/NET possui 31,5% de participação de mercado, seguido de Vivo (22,2%) e Oi (17,1%).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados