Início » Brasil » Justiça suspende GOfit, aplicativo de entrega de combustível

Justiça suspende GOfit, aplicativo de entrega de combustível

Lançada há poucos dias, GOfit precisará de uma autorização da ANP para voltar a operar

Victor Hugo Silva Por

O GOfit, app de entrega de combustível a domicílio, foi lançado há poucos dias, mas já está indisponível. Isso porque a Justiça do Rio de Janeiro determinou a suspensão do serviço enquanto não houver uma autorização de funcionamento.

GOfit, aplicativo de entrega de combustível

Em decisão tomada na quarta-feira (6), o juiz Marcio Alexandre Pacheco da Silva, da 45ª Vara Cível do Rio de Janeiro, afirmou que o GOfit poderá voltar a funcionar quando seu serviço for regulamentado e autorizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“Para a prática da atividade de revenda de combustíveis, é imprescindível a prévia autorização da ANP e o preenchimento de requisitos rigorosos, inclusive referentes às exigências dos órgãos ambientais”, afirmou o juiz.

A medida foi adotada depois do pedido de liminar do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes e de Lojas de Conveniência do Município do Rio de Janeiro. Caso ela não seja cumprida, a GOfit poderá receber multas diárias de R$ 100 mil.

Criado pela Fit Combustíveis, rede de abastecimento de postos de bandeira branca no Rio de Janeiro e em São Paulo, o GOfit realiza a entrega de gasolina e etanol em casa com a ajuda de um carro-pipa. Antes de suspensão, o aplicativo já era analisado pela ANP, que proíbe esse tipo de comércio.

Agora, o site do aplicativo passou a exibir uma mensagem para explicar a indisponibilidade do serviço. A empresa afirma que chegou a quase 20 mil downloads em menos de dez dias e garante ter tomado todos os cuidados, “principalmente no que diz respeito à segurança”.

“Por ser um serviço inédito no país, o processo de aprendizado é constante e estamos atentos a cada fator para evoluir sempre”, afirma a nota. “Com o objetivo de atender a algumas recomendações da ANP, o GOfit vai ficar indisponível por alguns dias”.

Com informações: Agência Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Trovalds

Não defendo nada, é o Estado quem disse que é assim. Eu sou totalmente contrário ao excesso de Estado na minha vida (inclusive ele já me atrapalhou em muita coisa) mas enquanto esse dia não chega eu não consigo viver à margem dele por mais que eu queira.

E de mais a mais, aqui no Brasil existe a cultura de "lidar com a consequência" e não "prevenir a causa", que é bem o que você expôs. Presunção de inocência não tem nada haver com prevenção. Por aqui é a cultura do "deus me protege". Quer exemplo prático? Experimente pegar a estrada, principalmente no interior do Brasil. Caminhões de 30 metros rodando sem a mínima condição de manutenção, com motoristas fazendo jornadas de 40, 50 horas seguidas sem dormir e por aí vai. E quando um motorista desses é flagrado pelas autoridades? Paga a propina e vai embora. O que mais se ouve é que eles sempre viajam com dinheiro separado pra isso.

Podia ir longe aqui sobre discrepâncias do "de fato" e do "correto". Por mais que a ideia do combustível delivery seja ótima, do que adianta se não vão fiscalizar? Ou pior, vão fiscalizar mas "molhando a mão" das pessoas certas fica tudo por isso mesmo. Você acha mesmo que as empresas não vão economizar o que dá pra lucrar ao máximo? E você acha de onde uma parte dessa "economia" vai vir? Segurança vai ser aquela coisa feita de qualquer jeito. Se der merda, não dá nada.

Marcelo do Nascimento

Quando vazar, a justiça, cumpre o papel dela de punir, até lá, todo aquele que defende proibir, é só um bando de filhote do estado querendo sempre pagar mais e que o estado decida por ela o que fazer.

Não se prende um motorista porque ele esta bebendo em um bar, mas sim por ele beber e entrar em um veiculo e sair dirigindo... da mesma forma não prendemos um bandido que ainda não assaltou, ou nem tentou.

Deveríamos sempre fazer o certo, presumir a inocência até que se aconteça algum crime.

Thiago

A questão é que as empresas nem sempre se preocupam com segurança, principalmente se afetar o lucro dela.

Tem casos onde empresas automotivas fizeram análises pra ver se compensava fazer recall ou pagar futuros processos contra ela.

É burrice deixar segurança 100% na mal de uma empresa com o discurso do colega de cima

Eu nem acho o bloqueio legal, mas sou a favor de uma regulamentação que traga segurança a todos os envolvidos.

Thiago

A Mano vai pesquisar um pouco antes de falar merda.

https://autopapo.com.br/not...

https://olhardigital.com.br...

http://g1.globo.com/carros/...

https://pt.wikipedia.org/wi...

Esqueceu também de Brumadinho e de Marina??

Frederico Martins

Viu? Facim, facim.

Dayman Novaes

> Tire a bitola e veja o mundo com mais cores
> Nem lembro qual foi tua pergunta

Ouça seu próprio conselho.

Mas enfim, obrigado pela sua sabedoria e finalmente ter respondido minha pergunta, não era tão difícil quanto parecia.

Frederico Martins

Kkkkkk Então me perdi. Realmente não vi. Fico respondendo só pelo painel do Disqus, não volto à matéria. Acabo perdendo essas imagens que são soltadas. Kkkk Mas tá valendo. Se for de plástico mesmo então não dá.

Frederico Martins

Nem lembro qual foi tua pergunta, só não entendi pq a raiva. Existem pessoas que discordam de vc, no mundo. 😂 Vai se acostumando que dói menos em seu coração. E a demanda é a mais lógica possível: alguém que fique sem combustível no meio da rua; uma empresa que tenha sua pequena frota e queira abastecer in loco; alguém que tenha geradores de energia a gasolina; enfim, são tantas utilidades que o difícil mesmo é ver como alguém não pensa em pelo menos numa delas. Tire a bitola e veja o mundo com mais cores. Bj no core.

Luigi Lambri

Militonto? pq o cara falou que a empresa vai tentar o minimo correr riscos?

Existe muito lobby mesmo, não é pra proteger as pessoas é pra proteger a industria, vc se contradiz, primeiro fala que regulação é pra proteger as pessoas agora já fala que é da industria, não ter autosserviço é coisa do querido ex-ministro da ciencia e tecnologia Aldo Rabelo, que é contra inovação.

Ser gado do Estado nada tem a ver viver sob o Estado, e o que tem a ver conforto,

Luigi Lambri

Só respondi ao seu nivel, poderia ser um humano normal e pesquisar no google imagens go fit mas fiz isso pra vc, já que pediu.

https://canaltech.com.br/apps/delivery-combustivel-brasil-gofit-154061/

Keaton

Ao invez de ter piti como uma pessoa anormal, tu pode tentar ser um ser humano decente e exemplificar os veiculos usados no BRASIL com fotos.

Luigi Lambri

Eu sei como são esses galões e não, não será feito com aquilo, só ver o camionete modificada que usam, para de falar merda cara, pqp....

Eles ja atuam só vc procurar no lugar de falar merda.

Dayman Novaes

Nunca ouvi maior besteira. Empresas vão à falência à todo momento, justamente porque não ter quem comprar o que elas vendem.

Não entendi porque vocês complicaram tanto a minha pergunta, só estava tentando entender qual tipo de demandas pode existir para justificar a criação desse negócio, e aparentemente também ninguém sabe (com exceção do Rafael F. Silva), só souberam dizer que "se a empresa existe, deve existir demanda".

Keaton

Espera pra ver se aparecer no Brasil... é um tipo de plástico, não pet, o negócio é próprio para transporte de combustivel. Porém, se capotar ou bater, a chance daquilo arrebentar é enorme.

Keaton

Não criatura, na resposta... a menos que o outro tenha removido/mudado a imagem.

Exibir mais comentários