Início » Aplicativos e Software » Apple corrige bug no iPhone e iPad que fecha apps em segundo plano

Apple corrige bug no iPhone e iPad que fecha apps em segundo plano

iOS 13.2.2 e iPadOS 13.2.2 resolvem problema na multitarefa: não era possível alternar entre apps sem recarregá-los

Felipe Ventura Por

O iPhone e o iPad passaram a ter problemas na multitarefa após uma atualização: você não conseguia alternar entre Safari, YouTube e outros apps sem que eles fossem recarregados na memória, mesmo em dispositivos com 4 GB de RAM. Por isso, a Apple liberou outro update: o iOS 13.2.2 e iPadOS 13.2.2 corrige esse comportamento irritante e outros bugs.

iPhone XS Max na mão

A atualização mais recente do iOS e iPadOS “corrige um problema que poderia fazer com que apps fossem encerrados inesperadamente quando executados em segundo plano”, explica a Apple nas notas de versão.

Usuários reclamaram nos últimos dias que não era possível deixar o YouTube em segundo plano sem que ele fosse recarregado, mesmo em um iPhone 11 Pro com 4 GB de RAM. Se você quisesse responder uma mensagem, acabava perdendo o momento do vídeo que estava assistindo.

O mesmo acontecia com o Safari, por exemplo: o navegador não conseguia manter uma aba aberta em segundo plano sem recarregá-la, algo frustrante na hora de preencher um formulário. O Mensagens também sofria esse problema.

Fabricantes de Android matam apps em segundo plano

Esse é um problema que também existe em celulares Android. Algumas fabricantes, como HMD Global (Nokia) e OnePlus, deixarão de matar aplicativos em segundo plano. O Google inclui o recurso Bateria Adaptativa desde o Android 9 Pie, que usa aprendizado de máquina para entender quais apps são mais utilizados e quais podem ser encerrados sem irritar o usuário.

O site Don’t kill my app! mostra, no entanto, que outras fabricantes continuam seguindo essa prática, incluindo a Huawei, a Samsung (especialmente desde a atualização para o Android Pie) e Xiaomi (exceto em dispositivos com Android One). Por um momento, parecia que a Apple também entraria nessa lista — mas não foi o caso.

As notas de versão do iOS 13.2.2 seguem abaixo.

Esta atualização:

    • Corrige um problema que poderia fazer com que apps fossem encerrados inesperadamente quando executados em segundo plano;
    • Resolve um problema onde o iPhone poderia perder temporariamente o serviço após uma ligação;
    • Aborda um problema onde os dados celulares poderiam não estar disponíveis temporariamente;
    • Corrige um problema que fazia com que respostas de mensagens de e-mail criptografadas com S/MIME entre contas do Exchange ficassem ilegíveis;
    • Aborda um problema onde o uso do serviço de início de sessão único Kerberos no Safari poderia apresentar um aviso de autenticação;
    • Resolve um problema onde o carregamento poderia ser interrompido em acessórios Lightning da YubiKey.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jessika Dias
É normal você abrir um app, bloquear a tela e a hora q desbloquear o app fechar? Ou ele deveria voltar na mesma página em que bloqueamos a tela? Tem acontecido mto disso no meu i11, no i8Plus não acontecia, ao desbloquear ele voltava na mesma tela que bloqueei.
Jessika Dias

É normal você abrir um app, bloquear a tela e a hora q desbloquear o app fechar? Ou ele deveria voltar na mesma página em que bloqueamos a tela? Tem acontecido mto disso no meu i11, no i8Plus não acontecia, ao desbloquear ele voltava na mesma tela que bloqueei.

farley ferreira silva

aki esta normal acho que vc nao esta utilizando seu aparelho corretamente

Amarildo

Eu tenho esse problema, uso o XR e se ficar 1 minuto com um vídeo do Youtube em background, quando retorno ao vídeo ele recarrega o app. Um saco. O mesmo acontece em vários outros apps.

Helio Almeida

Ah, bom. Agora entendi.

Fabio Santos

Não faz sentido tem post pela web o povo abria só exemplo o YouTube e depois ele não segurava no segundo plano, sendo que o 5s e 6 que não tem o iOS 13.2 segurava foi erro interno de otimização sem dúvidas.
Até porque o 6s um aparelho que digamos igual ao SE não estava sofrendo com o problema.

Helio Almeida

Também não tive o problema (i8 Plus). Quanto ao SE parece mais lógico pela quantidade reduzida de memória RAM em relação aos modelos atuais.

Fabio Santos

Aqui não tivemos este problema no multitarefa inclusive um amigo tem o SE que parece ter sido o mais afetado.
Mais pela rapidez da solução deve ter afetado muita gente, deve ter sido aparelhos que usam lotes específicos de memória ram já que temos mais de um fornecedor pra maçã.
Mais parabéns pra agilidade, quando a fabricante X ou Y corrige algo crônico temos que elogiar e não só criticar.