Início » Gadgets » Amazon Echo só funciona no Wi-Fi? [Alexa]

Amazon Echo só funciona no Wi-Fi? [Alexa]

Dispositivos Amazon Echo precisam de de uma conexão Wi-Fi para funcionar, exceto se a reprodução for pela entrada auxiliar

Lucas Lima Por
08/11/2019 às 08h15

Acabou de comprar um Amazon Echo e gostaria de levar ele para outros lugares para aproveitar os alto-falantes inteligentes e reproduzir música? Má notícia: os dispositivos com Alexa precisam de uma conexão com Wi-Fi para conseguir enviar as solicitações aos servidores da Amazon.

amazon echo

O Amazon Echo só funciona no Wi-Fi?

Em partes, sim!

Os alto-falantes da Amazon com Alexa precisam de uma conexão com a internet para enviar as solicitações do usuário aos servidores da empresa para, depois, devolver uma resposta ou ação.

Muitas das configurações do Amazon Echo também dependem da internet, tanto as feitas dentro do aplicativo instalado no smartphone do proprietário, quanto as que são feitas diretamente com a Alexa, a partir de comandos de voz.

A única configuração que pode ser feita sem internet é, claro, a conexão com uma rede Wi-Fi. Obviamente isso teria que funcionar sem internet mesmo.

Preciso do Wi-Fi para ouvir música?

Se o propósito do usuário é levar o Amazon Echo para outro lugar e ouvir música aproveitando os alto-falantes dele, há duas possibilidades para usar o aparelho sem uma conexão Wi-Fi:

  1. Conectar ao Amazon Echo via Bluetooth ao celular e reproduzir as músicas do telefone ou;
  2. Usar a entrada auxiliar para conectar o Amazon Echo ao telefone.

Entretanto, para usar o Amazon Echo via Bluetooth sem Wi-Fi, é preciso ter configurado o emparelhamento enquanto o Echo estivesse conectado ao Wi-Fi, solicitando via Alexa ou pelo aplicativo para smartphone.

Depois que o emparelhamento foi feito, já não é mais necessário o acesso à internet para conectar os dois dispositivos de novo, via Bluetooth.

Google Nest Mini funciona sem internet

Google Nest Mini

Diferente, o Google Nest Mini é um dos primeiros alto-falantes inteligentes que tem um chip para processar algumas solicitações localmente, sem depender dos servidores do Google.

Até agora, só o Amazon Echo Plus trouxe essa funcionalidade para os dispositivos da Amazon, mas funcionando exclusivamente com os comandos de casa conectada. Pelo menos dá para acender a luz se não tiver internet.

Mais sobre: , ,